27/05/2026
*INFORME*!
*EPASB-EP Reforça Acções no Combate à Cólera*
Benguela, 27 de Maio de 2026, o Grupo Técnico Multissetorial para o Tratamento, Abastecimento e Monitorização da Qualidade da Água Potável, Coordenado pelo Ministério da Energia e Águas (MINEA), em parceria com o Ministério da Saúde (MINSA), Empresa Provincial de Águas e Saneamento de Benguela *(EPASB-EP)* e as Administrações Locais, realizou as acções de resposta ao surto de cólera na Província de Benguela.
*INTERVENÇÕES DE DESTAQUES*
* Monitorização e preparação de solução, nos Reservatórios n° 3, 4, 5 e 7 da parte Sul de Benguela.
* CTC - Hospital Municipal da Baía Farta;
* Processo de desinfecção da água com comprimidos da Aguatabs para garantir a qualidade da água.
*MUNICÍPIO DO CAIMBAMBO*
Distribuição de Água potável. Capacidade de meios. Total = 2x20m³.
Bairro Vila 4 de Abril
Desinfecção de tanques subterrâneos
Total = 5
*MUNICÍPIO DO BOCOIO*
Desinfecção de 12 Cacimbas e sensibilização de 12 famílias, no Bairro Alto Henriques.
*MUNICÍPIO DO BALOMBO*
Desinfecção de 04 Cacimbas e sensibilização de 55 famílias, no Bairro 04 de Abril.
50 Laminas de Aquataco Distribuídas e 20 litros de tratamento com Aquataco.
*MUNICÍPIO DO CUBAL*
Volume distribuído : 160 m³
N°s de Camiões: 02
Capacidades: 25 e 20 m³
* Foram também realizados trabalhos de canalização nos flotcks de 5000L, no Bairro do Alto Liro e na Povoação da Capital, junto a Pescaria Galianus, no Município da Baía Farta.
Estas acções integram a Estratégia Nacional de Contenção da Cólera, que visa garantir o acesso seguro à água potável, reduzir os riscos de contaminação e fomentar o envolvimento activo das comunidades.
O Governo reafirma o seu compromisso com a saúde pública e continuará a desenvolver acções coordenadas nas zonas mais afectadas.
*Grupo Técnico Multissectorial de Resposta à Cólera*
*Ministério da Energia e Águas*
*Ministério da Saúde*
*Empresa Provincial de Águas e Saneamento de Benguela (EPASB-EP), 27 de Maio 2026.*