23/09/2025
Em 2021 subi a este púlpito em campanha, cheio de motivação para servir a freguesia. Ontem, quatro anos depois, encerrei esse ciclo na última Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Vilar e Mosteiró, que marcou também a despedida dos eleitos do PS.
Na intervenção que fiz no Período Antes da Ordem do Dia, em tom de balanço e despedida, recordei os últimos quatro anos:
🔹 Procurámos sempre fazer uma oposição responsável, sem barulhos nem tricas, focada no essencial para a freguesia.
🔹 Discutimos ideias e nunca atacámos pessoas.
🔹 Tentámos, sem sucesso, trazer a debate a desagregação de Vilar e Mosteiró, como aconteceu noutras freguesias.
🔹 Saudámos a requalificação da Rua do Campo e o apoio ao Grupo Desportivo de Vilar na aquisição do complexo desportivo, compromissos que faziam parte do nosso programa.
🔹 Lamentámos a ausência de intervenções de fundo nas principais ruas e estradas da freguesia.
🔹 E lamentámos, sobretudo, a estratégia da Concelhia do PS de Vila do Conde, que optou por não apresentar lista para estas eleições autárquicas e manteve quase total ausência de comunicação nos últimos 2/3 anos, tornando ainda mais difícil a tarefa de oposição em minoria.
O que mais me custa, do ponto de vista humano, é não ter havido sequer uma chamada para informar que não iriam contar com os elementos que ajudaram a eleger o atual presidente da Câmara Municipal em 2021. Soube-se tudo por terceiros ou pelas redes sociais. A mesma estratégia repetiu-se noutras freguesias onde o PS não era poder, mas falo apenas da nossa realidade, que merecia mais respeito.
A ausência total de comunicação foi um verdadeiro 𝘨𝘩𝘰𝘴𝘵𝘪𝘯𝘨 político. A título de exemplo, nem sequer fomos contactados para indicar representantes para as mesas de voto nas próximas eleições.
Dificilmente seria eu o candidato em 2025, pois quem me acompanha sabe que tenho projetos pessoais prioritários que consomem o meu tempo. Ainda assim, partilhei apenas em círculo restrito a hipótese de uma lista independente — nunca passou disso, porque rapidamente percebi que não havia condições nem tempo.
Quero agradecer às 526 pessoas que confiaram em nós em 2021, e ao meu sempre leal nº 2, Altino Maia, que foi inabalável mesmo com as suas limitações motoras, alvo até de comentários injustos. Mais do que um aliado, foi um amigo. A minha gratidão estende-se também ao Carlos Moreira, Manuel Ramos, Carlos Maia e Hugo Maia, que estiveram sempre ao meu lado.
Apesar de tudo, também quero agradecer ao Prof. Dr. Vítor Costa. Sinto que os eleitos em Vilar e Mosteiró foram injustiçados pela forma como tudo foi conduzido, mas não esqueço a confiança que me demonstrou em 2021 e que me permitiu servir a minha freguesia. Reconheço-lhe potencial e acredito que tem competências, mas até agora não as mostrou. Comparado com o que prometeu, ainda falta muito para cumprir. Espero sinceramente que consiga demonstrar isso caso venha a ser novamente eleito.
Conforme referi ontem, farei agora um hiato na vida política partidária por tempo indeterminado. Mas estarei sempre disponível para ajudar a nossa comunidade no que for necessário.
Um abraço a todos, vemo-nos por aí!
𝗙𝗹𝗮́𝘃𝗶𝗼 𝗠𝗮𝗶𝗮