29/05/2026
⚠️ 𝗖𝗢𝗠𝗨𝗡𝗜𝗖𝗔𝗗𝗢 𝐀̀ 𝗣𝗢𝗣𝗨𝗟𝗔𝐂̧𝐀̃𝗢 - 𝐒𝐚̃𝐨 𝐌𝐚𝐧𝐜̧𝐨𝐬 ⚠️
Há vários anos que à saída da nossa localidade em direção à Torre dos Coelheiros, existem três contentores de RSU destinados a servir a população e também os moradores que residem fora da Vila.
Infelizmente, o que se tem verificado, é uma utilização abusiva daquele espaço. Para além da deposição de resíduos fora dos contentores, têm sido colocados diversos resíduos impróprios (nomeadamente big bags, mangueiras de rega gota-a-gota, embalagens de produtos químicos, sacas e outros materiais provenientes, em muitos casos, de atividades agrícolas ou exploração animal), criando um verdadeiro corredor de lixo.
Esta situação tem provocado maus cheiros, um ambiente desagradável e uma imagem muito negativa numa das entradas da nossa Vila, prejudicando a qualidade do espaço público e o bem-estar de todos.
Importa ainda referir que a Junta de Freguesia, antes de tomar esta decisão, já por duas vezes procedeu à limpeza completa do espaço envolvente aos contentores, removendo todos os resíduos depositados no chão. No entanto, poucos dias depois, o lixo voltava a acumular-se novamente no local.
Assim, após análise, reflexão e perante a repetição constante destas situações, foi iniciada ontem uma operação coordenada entre a Junta de Freguesia, o Município de Évora, uma empresa de recolha e transporte e com o apoio da GESAMB, com o objetivo de proceder à limpeza integral do espaço e à retirada dos contentores do local.
Importa esclarecer que esta decisão surge para combater os abusos constantes praticados por quem aproveita a localização mais afastada destes equipamentos para depositar resíduos de forma indevida e irresponsável.
Os contentores serão recolocados dentro da Vila, em locais mais adequados e controlados.
Queremos também deixar a garantia de que aquele espaço, a seu tempo, ficará mais verde, mais limpo e mais embelezado, devolvendo dignidade à entrada da nossa terra.
Sabemos igualmente que existem outros constrangimentos relacionados com os contentores de RSU na Freguesia. Nesse sentido, o Executivo da Junta de Freguesia já efetuou um levantamento e mapeamento de todos os pontos de deposição existentes, tendo solicitado ao Município de Évora o reforço do número de contentores nas zonas identificadas como necessárias.
Agradecemos a compreensão e colaboração de todos.
Pedimos ainda o apoio de toda a população para que, sempre que presenciem situações abusivas de deposição de resíduos fora dos locais apropriados, informem a Junta de Freguesia.
Só com a colaboração de todos conseguimos manter a nossa freguesia mais limpa, cuidada e respeitada.
Juntos, continuaremos a trabalhar por uma freguesia mais digna para todos.