18/05/2026
Hoje dia 18 de maio de 2026, os alunos do 9.º ano do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova participaram na Reunião Ordinária do Município de Proença-a-Nova, onde apresentaram uma proposta dedicada à melhoria das condições de transporte público na localidade das Atalaias.
Durante a sessão, os alunos Guilherme Soares, Maria Beatriz Silva e Carolina Correia do 9ºB explicaram à assembleia a importância da criação de uma nova paragem de autocarro na Rua da Escola, junto à passadeira, num local mais acessível e seguro para toda a população.
Na apresentação, os estudantes destacaram as dificuldades sentidas pelos habitantes devido à paragem (uma) se encontrar fora da aldeia e a outra sem condições à saída da aldeia, situação que afeta sobretudo pessoas idosas e cidadãos com mobilidade reduzida. Referiram ainda a falta de abrigo contra a chuva, o frio e o vento, especialmente durante o inverno, o que provoca desconforto e exposição ao mau tempo.
Como solução, os alunos propuseram a instalação de uma nova paragem com abrigo de proteção, defendendo que esta melhoria poderá aumentar o conforto, a segurança e a acessibilidade da população, tornando o transporte público mais próximo e funcional para todos.
A participação dos alunos foi bastante positiva e demonstrou o seu espírito de cidadania, responsabilidade e preocupação com o bem-estar da comunidade local. A iniciativa revelou também a importância de envolver os jovens na vida cívica e nas decisões que contribuem para melhorar o dia a dia da população.
Em nome do povo de Atalaias agradecemos a participação e a preocupação dos jovens pela aldeia.