Movimento Pelas Motos nas Serras

Movimento Pelas Motos nas Serras Informações para nos contactar, mapa e direções, formulário para nos contactar, horário de funcionamento, serviços, classificações, fotos, vídeos e anúncios de Movimento Pelas Motos nas Serras, Porto.

29/10/2023

Destruição meio ambiente

Desde 27 de setembro passado que em terrenos privados e camarários localizados na Lousã numa área protegida da Reserva Ecológica Nacional parte integrante da Rede Natura 2000 que se procede ao corte/abate de pinheiros bravos....
Como se pode ver no vídeo a área em causa por aquilo que sabemos é só uma amostra.
Este abate foi denunciado e participado às autoridades que pelos vistos nada podem fazer,nem uma providência cautelar foi suficiente para parar o abate.
Num santuário natural como as Serras da Lousã este acto é um verdadeiro atentado.
Todos os motociclistas enduristas devem estar indignados com este caso num local onde muitos de nós já tiveram o privilégio de percorrer os trilhos e caminhos destas belas serras.
Também importa escrever que a todos que nos acusam de destruir os locais por onde passamos que vejam estas imagens e tirem as vossas conclusões....Quem é o verdadeiro destruidor das serras nacionais??Quem destrói o seu meio ambiente??Onde estão os pseudo ambientalistas que se sentem incomodados quando vêem motociclistas a passar no seu caminho??Sim onde estão neste caso bem grave de atentado ambiental??
Antes de nós apelidarem de marginais ou irresponsáveis lembrem-se destas imagens....Lembrem-se dos fogos florestais criminais....
O motociclista endurista é aquele que respeita o meio ambiente que o rodeia,respeita as suas gentes,respeita que usa as serras....Somos amantes da natureza,somos responsáveis!!
E tu endurista lembra-te sempre usa as serras com responsabilidade,respeita o seu meio ambiente,respeita a sua fauna,respeita as suas gentes....Com essa tua atitude o enduro irá prevalecer!!
Pelo enduro
Pelo motociclismo
Partilha,age,divulga

07/10/2023

Motociclismo

Hoje em dia é preciso ter coragem política para promover um município e a sua cultura desportiva através do motociclismo sem ceder a demagogias bacocas pseudo ambientais...
Famalicão dá-nos esse belo exemplo juntamente com o nosso grande Paulo Marques....
O enduro praticado com ética e responsabilidade é sem dúvida um veículo de conhecimento e de promoção local onde desempenha um importante papel cultural e econômico por anda ou passa....
Parabéns Famalicão
Pelo enduro
Pelo motociclismo
Partilha,age,divulga

TestemunhoMotociclistas enduristasHoje publicamos aqui o relato do endurista Joaquim Sousa Sousa que testemunhou um caso...
29/08/2023

Testemunho

Motociclistas enduristas

Hoje publicamos aqui o relato do endurista Joaquim Sousa Sousa que testemunhou um caso que infelizmente não é inédito nas serras do porto.
Vários ou alguns que usam as serras usaram o passadiço da Serra de Santa Justa como trilho.
É um acto absolutamente irresponsável numa zona serrana onde mais criticam os enduristas.
Mais grave ainda foi o facto de esse acto ter sido registado e publicado nas redes sociais num vídeo promovendo passeios de enduro nas serras do porto entretanto já apagado.... Incompreensível!!
Todos que acompanharam o processo da criação do Parque das Serras do Porto sabem que um dos principais objectivos era banir todo e qualquer desporto motorizado,leia-se enduro,dos seus trilhos e caminhos.
Este nosso Movimento e muitos dos que aqui estão nesta página combateram para que esse processo fosse revertido....E foi conseguido graças a muito debate e insistência.
Portanto temos o direito de dizer BASTA a pessoas que usam as serras de forma irresponsável....OS PASSADIÇOS NAO SAO TRILHOS NEM CAMINHOS!!!!Estes e qualquer outros!!RESPEITEM!!!!
PARTILHEM PARA CHEGAR A TODOS OS ENDURISTAS RESPONSÁVEIS!!
O futuro da nossa prática está em jogo....
As serras são de todos e para todos.
Pelo enduro
Pelo motociclismo
Partilha,age,divulga

Pegada ambientalMotociclistas enduristas esta foto recente da autoria do fotógrafo naturalista Paulo Ferreira documenta ...
01/07/2023

Pegada ambiental

Motociclistas enduristas esta foto recente da autoria do fotógrafo naturalista Paulo Ferreira documenta a serra localizada logo acima da Sra. do Salto.
Publicamos esta foto por considerar um importante documento que demonstra a todos a diferença entre dois tipos de utilização.Sobretudo a quem critica a nossa actividade.
Como podem ver uma vasta área da encosta desta serra foi modificada ou alterada para a exploração florestal relativa ao encalipto.Devemos dizer que a área que se vê está dentro do limite do Parque das Serras do Porto....
No canto inferior esquerdo da mesma quase invisíveis em mato rasteiro podemos ver trilhos usados por muitos motociclistas enduristas que percorrem estás serras....
Perante este importante documento testemunha-se que o impacto que criamos quando praticamos a nossa modalidade é quase nulo!!É absolutamente inegável e indiscutível....
Muitos ambientalistas tem apontado o desporto motorizado recreativo TT,preferimos designa-lo como motociclismo natural, nesta área como um dos principais problemas na degradação da fauna e flora....Nada mais errado e desfasado da veracidade.
Mas o que se passa nestas serras não é caso singular,mais existem.
A exploração florestal é uma actividade legítima e por isso este movimento nada tem ou pode ter contra.Mais entendemos que esta actividade representa uma importante fonte de rendimento e criação de empregos directos e indirectos para muitas famílias,facto importante e de elevada consideração.
Agora nos motociclistas amantes da natureza não admitimos ser constantemente marginalizados, nem muito menos ser o bode expiatório de muitos ambientalistas,ecologistas,instituições ou associações ligadas á preservação do meio ambiente .De modo algum....
Somos também amantes da natureza que nos rodeia,sabemos respeita-la....Ser endurista é ser responsável.
A nossa actividade pode e tem factores positivos nas serras....Por isso devemos ser ouvidos,devemos ter voz temos uma palavra a dizer.
E tu lembra-te sempre ser endurista é ser responsável....Usa as serras com respeito e responsabilidade....Respeita todos que as usam.
As serras são de todos e para todos!!
Pelo enduro
Pelo motociclismo
Partilha,age, divulga

24/06/2023

Ambientalistas

Motociclistas enduristas

Faz pouco tempo foi publicado um vídeo não oficial sobre o Parque das Serras do Porto onde foi apontado por vários entrevistados ligados a associações ou organizações ambientais,dizem,um dos seus principais pontos negativos na sua área era....A prática do desporto motorizado.
Todos que conhecem as serras sabem qual o seu problema principal,que diga-se é executado de forma perfeitamente legal.
Esse documentário foi publicitado como independente....Mas nem todas as partes foram ouvidas,por isso consideramos a sua independência absolutamente parcial.
Contudo deixo aqui as palavras do Pol,que são mais do que eloquentes e muito bem argumentadas em relação a todos os autodenominados ambientalistas.
Pelo enduro
Pelo motociclismo
Partilha,age,divulga

Peneda GerêsEm pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês desde Cousso e Lamas de Mouro até o Subparque Eólico de Picos (Lama...
31/03/2023

Peneda Gerês

Em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês desde Cousso e Lamas de Mouro até o Subparque Eólico de Picos (Lamas de Mouro - Cubalhão) foram cortadas árvores para abrir caminho a dois novos aerogeradores que vão ser instalados nesse parque.(Fonte Voz de Melgaço)
Agora imaginem vocês todos se fosse algo causado por praticantes de enduro/TT??
Como seria??
Onde estão agora os pseudo defensores do meio ambiente que sempre que vêem uma moto a importunar o seu sossego nos escrevem raios e coriscos??
As serras são de todos e para todos!!
Respeitem todos que as usam!!
Lembra-te sempre que tua boa conduta, responsabilidade e respeito é fundamental para o futuro da prática da nossa modalidade
Pelo enduro
Pelo motociclismo
Partilha,age,divulga

Prova TrailDurante o dia de amanhã 19 Março irá realizar-se a mítica prova Trilhos do Paleozóico.Esta prova irá decorrer...
18/03/2023

Prova Trail

Durante o dia de amanhã 19 Março irá realizar-se a mítica prova Trilhos do Paleozóico.
Esta prova irá decorrer pelos trilhos e caminhos das Serras do Porto.
Por isso pede-se a todos os motociclistas enduristas que RESPEITEM todos os trilhos marcados para a prova e também todos os participantes.
Devemos respeitar todos que usam as serras,são de todos e para todos.
Tu motociclista endurista lembra-te sempre que a tua conduta e boa atitude é determinante para o futuro da nossa modalidade.
Pelo enduro
Pelo motociclismo
Partilha,age,divulga

05/12/2022

Estados Unidos da América

O que vemos neste vídeo é um motociclista endurista park ranger a tratar da manutenção de um trilho num dos parques naturais sob a responsabilidade do United States Forest Service.
Os park Rangers são enduristas locais contratados em vários estados para tratar da manutenção dos trilhos e caminhos nos parques nacionais e também estatais.
Os norte americanos reconheceram a importância destes elementos pelo seu conhecimento do terreno.De salientar que as motos São fornecidas pelas autoridades.
Um modelo a seguir....
Mas este trabalho por aqui também é efectuado de forma voluntária por todos os clubes e associações que organizam provas ou passeios e limpam trilhos e muitas vezes lixo e entulho, portanto podemos dizer que efectuam serviço público.Mas não só para servir o motociclismo,serve também para outras modalidades que usam as serras na forma recreativa ou em competição.
O problema é que por vezes este serviço não é reconhecido pelas autoridades competentes, desvalorizado.
Devemos trabalhar para que seja devidamente reconhecido.
E tu lembra-te sempre que o futuro da nossa modalidade depende da tua boa conduta nas serras, respeita todos que as usam,respeita as suas gentes,respeita o meio ambiente....Cada dia que passa esta conduta é determinante.
🎥USFS
Pelo enduro
Pelo motociclismo
Partilha, age,divulga

Período risco máximo fogos florestais Face as condições climáticas actuais em Portugal o governo decretou situação de al...
09/07/2022

Período risco máximo fogos florestais

Face as condições climáticas actuais em Portugal o governo decretou situação de alerta em todo o território nacional para o perigo de incêndio florestal
O decreto de lei nos casos extremos implica a proibição do acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem.
Lembrem-se sempre que o enduro é vigilante....Em caso de emergência liga imediatamente para o número de emergência nacional das florestas 117.
Em qualquer caso ti motociclista endurista ajuda sempre as autoridades,pois o teu conhecimento do terreno é uma ajuda preciosa para quem luta contra as chamas.
Ser endurista é ser vigilante,ser responsável.

Pelo enduro
Pelo motociclismo
Partilha,age,divulga

06/07/2022

Motociclistas enduristas

- Os enduristas defendem a proteção e conservação da natureza e da biodiversidade bem como a manutenção ou recuperação da paisagem e dos processos ecológicos que lhe estão subjacentes.

- Os enduristas acreditam e incentivam a conservação e valorização dos valores culturais presentes e o fomento de iniciativas que promovam a geração de benefícios para as comunidades locais, a partir de produtos ou da prestação de serviços.

- Os enduristas aceitam de bom grado as suas responsabilidades sociais, defendendo o usufruto sustentável do território, ao nível turístico, desportivo e de lazer, tal como a promoção de práticas científicas e educativas que conduzam a uma maior literacia ambiental e a participação ativa da comunidade na conservação do território

- A defesa, proteção e recuperação dos ecossistemas das serras pode e deve ser feita sem afastar a intervenção e interação humana. A interdição da presença humana criaria um santuário selvagem e não uma área que promova a interação com a natureza de forma controlada e regulamentada.

- Um passeio com 200 motos de todo-o-terreno tem menor impacto ecológico do que um passeio de BTT com 1000 bicicletas e é menos perturbador para o meio-ambiente do que uma caminhada ou trail com 3000 participantes.

- Os motociclistas devem ter os mesmos direitos e obrigações na utilização das serras que os praticantes do BTT ou os adeptos das caminhadas.

- Os utilizadores de motos de todo o terreno, querem ver a sua atividade regulamentada, e pretendem pratica-la com responsabilidade, cumprindo e respeitando regras claras.

- As inúmeras empresas dedicadas ao turismo na região apresentam como importante argumento a promoção de passeios pelas serras, em veículos motorizados. Devidamente regulamentada, esta actividade será, com certeza, uma mais-valia social e económica para a região.

- A atividade desportiva, turística ou de lazer com recurso a moto de todo-o-terreno, não deve ser considerada como atividade interdita, mas sim uma atividade condicionada, desde que com regulamentação adequada e em pé de igualdade com as demais atividades.

- Os enduristas não podem tolerar os preconceitos argumentados para excluir a possibilidade de utilização das serras, quando é sabido que outras atividades, autorizadas ou condicionadas, causam igualmente impacto na natureza e nos ecossistemas.

- A inclusão, origina diálogo e potencia a criação de regras e sentido de responsabilidade, enquanto a exclusão impede o diálogo e resulta, invariavelmente, em revolta.

- Os enduristas utilizam os caminhos das serranias pelo prazer de andar de moto em contacto com a natureza, promovendo, de forma natural e óbvia, a sua defesa e preservação.

- Enquanto cidadãos, os praticantes de todo-o-terreno em moto respeitam as regras e legislação existentes bem como promovem o salutar convívio entre todos os utentes das serras, independentemente do meio de mobilidade.

Pelo enduro
Pelo motociclismo
Partilha,age, divulga

Endereço

Porto

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Movimento Pelas Motos nas Serras publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar