01/06/2026
Caro Simão Velez,
A culpa é nossa. Fomos nós que deixámos que a tua competência crescesse sem limites, que deixámos que o teu brilho se tornasse impossível de esconder. Fomos nós que permitimos que os decisores te vissem exatamente como és: um líder como poucos.
Se tivéssemos sido mais cautelosos, talvez hoje ainda fosses o Comandante dos Bombeiros de Ponte de Sor. ...não fomos 🥲.
𝗛𝗼𝗷𝗲, 𝟭 𝗱𝗲 𝗷𝘂𝗻𝗵𝗼 𝗱𝗲 𝟮𝟬𝟮𝟲, 𝗶𝗻𝗶𝗰𝗶𝗮𝘀𝘁𝗲 𝗻𝗼𝘃𝗮𝘀 𝗳𝘂𝗻𝗰̧𝗼̃𝗲𝘀 no Comando Regional de Emergência e Proteção Civil. 𝗢𝗻𝘁𝗲𝗺, 𝟯𝟭 𝗱𝗲 𝗺𝗮𝗶𝗼 𝗱𝗲 𝟮𝟬𝟮𝟲, 𝗳𝗲𝗰𝗵𝗮𝘀𝘁𝗲 𝘂𝗺 𝗰𝗶𝗰𝗹𝗼 𝗰𝗼𝗺𝗼 𝗖𝗼𝗺𝗮𝗻𝗱𝗮𝗻𝘁𝗲 do Corpo de Bombeiros da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ponte de Sor — e até no último dia foste distinguido, como se o próprio tempo quisesse sublinhar o que deixas para trás.
A culpa continua a ser nossa, aqueles que contigo partilharam o balneário, que te seguiram nas batalhas, que te ajudaram a iluminar os dias mais escuros. É culpa dos bombeiros de Ponte de Sor, nunca deviam ter deixado o Farol à vista.
A culpa também é minha (e do Hugo e do Fernando), nestes onze anos vivemos um início turbulento, enfrentámos desafios que nos testaram, celebrámos conquistas que nos marcaram. Perdemos algumas batalhas, sim… mas o saldo, esse, só não o vê quem não quer.
Simão, não vou aqui enumerar as tuas vitórias, nem destrinçar os teus desafios — isso ficará para outros momentos, com outras palavras e outro rigor. O que importa é o resultado e desse não interessa se jogaste com quatro defesas ou quatro avançados, importa a vitória e essa é que foi reconhecida.
A tua nomeação é a consequência natural da visibilidade dos resultados, de quem lidera com coragem, de quem transforma.
A tua nomeação é o reconhecimento público de um percurso que honra quem o trilha e quem o testemunha. Sendo todos nós culpados, somos também todos orgulhosos.
És um dos nossos. Serás sempre um dos nossos.
𝑬, 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒒𝒖𝒆 𝒂 𝒄𝒖𝒍𝒑𝒂 𝒏𝒂̃𝒐 𝒎𝒐𝒓𝒓𝒂 𝒔𝒐𝒍𝒕𝒆𝒊𝒓𝒂…
𝑮𝒂𝒏𝒉𝒂 𝒕𝒂𝒎𝒃𝒆́𝒎 𝒆𝒔𝒕𝒂 𝒃𝒂𝒕𝒂𝒍𝒉𝒂. 𝑷𝒐𝒓 𝒕𝒊. 𝑷𝒐𝒓 𝒏𝒐́𝒔. 𝑷𝒐𝒓 𝒕𝒐𝒅𝒐𝒔.
𝐎𝐛𝐫𝐢𝐠𝐚𝐝𝐨. 𝐒𝐚𝐮́𝐝𝐞 𝐞 𝐬𝐨𝐫𝐭𝐞.