23/06/2026
👉MOÇÃO
Na Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de São Miguel, Santa Eufémia e Rabaçal, realizada no dia 24 de abril de 2026, foi apresentada uma moção dirigida ao Senhor Ministro das Infraestruturas e da Habitação, ao Senhor Secretário de Estado das Infraestruturas e ao Senhor Presidente da Infraestruturas de Portugal, com o objetivo de alertar para os graves constrangimentos que o encerramento da Estrada Nacional 347 (antigo IC3) tem provocado às populações do concelho de Penela.
A referida moção, apresentada pelo Senhor Presidente da Assembleia de Freguesia, foi aprovada por unanimidade pelos membros das bancadas do Partido Socialista (PS) e do Partido Social Democrata (PPD/PSD), demonstrando a convergência de preocupações e o compromisso comum na defesa dos interesses das populações afetadas.
Desde fevereiro de 2026, o encerramento desta importante via de comunicação tem gerado sérias dificuldades na mobilidade dos cidadãos, no desenvolvimento da atividade económica local, empresas e restauração e na prestação de serviços essenciais. As empresas da região enfrentam diariamente constrangimentos acrescidos nos transportes e no acesso aos seus mercados, enquanto os habitantes são obrigados a percorrer trajetos alternativos mais longos e dispendiosos.
Particular preocupação merece ainda o impacto desta situação na capacidade de resposta dos serviços de emergência e socorro, cuja eficácia depende da rapidez de intervenção. O prolongamento do encerramento da EN347 compromete a segurança das populações e agrava o sentimento de isolamento das comunidades afetadas.
Com esta moção, a Assembleia de Freguesia pretende sensibilizar as entidades competentes para a urgência de encontrar soluções que permitam restabelecer a normalidade e minimizar os prejuízos que têm vindo a ser suportados pelas populações, pelas instituições e pelo tecido empresarial local.
A União das Freguesias de São Miguel, Santa Eufémia e Rabaçal reafirma o seu compromisso permanente com a defesa dos interesses dos seus cidadãos e continuará a desenvolver todos os esforços e em conjunto com o Município de Penela para que sejam adotadas medidas céleres e eficazes, garantindo melhores condições de mobilidade, segurança e qualidade de vida para toda a população e para quem nos visita.🙏