30/07/2025
PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL DOS ALUNOS DO CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE GESTÃO E PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS INFORMÁTICOS
No dia 24 de julho, pelas 10 horas, na Sala 8 do Agrupamento de Escolas Escalada, Pampilhosa da Serra, teve lugar a Prova de Aptidão Profissional (PAP) dos três alunos do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos.
A Prova de Aptidão Profissional consiste na apresentação e defesa de um projeto e representa o culminar do Curso Profissional, implementado no Agrupamento, no âmbito do Plano de Inovação, iniciado no ano letivo 2022/2023 e que terminou no presente ano letivo.
Perante o júri da Prova de Aptidão Profissional, constituído pela Diretora do Agrupamento, Marta Gonçalves, pelo Diretor de Curso e Professor Orientador dos Projetos, João Almeida, pela Diretora de Turma, Guida Fernandes, pelos Representantes das associações empresariais ou das empresas de setores afins ao curso, Ricardo Marques e Sérgio da Fonseca, e por uma Personalidade de reconhecido mérito na área da formação profissional ou dos setores de atividades afins ao curso, Jorge Alves Custódio, os três alunos defenderam as suas Provas de Aptidão Profissional com clareza e rigor.
Antes de iniciarem a apresentação dos seus projetos, os alunos começaram por agradecer à Direção do Agrupamento por ter implementado este Curso Profissional, no Agrupamento, com a criação do Plano de Inovação, pois, assim, puderam frequentar um curso da sua área de preferência, permanecendo na escola do seu concelho de residência. Agradeceram, ainda, aos vários professores que os acompanharam, aos seus orientadores da Formação em Contexto de Trabalho, à Santa Casa da Misericórdia de Pampilhosa da Serra, à Rádio Sénior, à Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra e a todas as pessoas que os acompanharam, ensinaram e contribuíram para o seu sucesso.
Seguidamente, deram a conhecer os seus projetos/produtos, o porquê da escolha, os objetivos e as ferramentas utilizadas na criação dos mesmos, explicitando a sua natureza “responsiva”. Responderam, ainda, a algumas questões colocadas por elementos do júri e aceitaram algumas sugestões apresentadas.
Por fim, os alunos foram elogiados pelos trabalhos realizados, ao longo deste último ano do Curso Profissional, e pela apresentação dos mesmos, fruto do trabalho e das aprendizagens adquiridas ao longo dos três anos do Curso Profissional.
Os três alunos, que agora chegaram ao fim do seu Curso Profissional, foram os pioneiros de um Projeto implementado a nível nacional, através de Plano de Inovação (2022/2025), o que permitiu que frequentassem um curso da sua área de preferência e na escola do seu concelho.
Neste momento, no Ensino Secundário, está também implementado o Curso Profissional de Técnico/a de Desporto, no âmbito do Plano de Inovação (2023/2026 e 2024/2027), e também, no próximo ano letivo, irá iniciar o mesmo Curso Profissional (2025/2028).
A todos os que contribuíram para a implementação, concretização e conclusão do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, para o sucesso do mesmo e dos três alunos em causa, deixamos um sincero agradecimento.
“Tudo parece impossível, até que seja feito.”
Nelson Mandela