14/06/2026
No dia 11 de junho, os alunos do 10.º B e do 10.º K participaram numa visita de estudo, apelidada de “Coimbra, cidade de Camões” e organizada pelo professor António Pessoa, no âmbito da articulação entre a disciplina de Português e a área curricular de Cidadania e Desenvolvimento, e que contou com a colaboração dos professores Sérgio Angélico, Palmira Doellinger e Catarina Cabral. Nos encantos e recantos da cidade dos estudantes, o itinerário deambulatório contemplou a visita à Universidade de Coimbra (jardim botânico, laboratório chimico, museu académico, gabinete de curiosidades, galeria de minerais, palácio real, biblioteca joanina e capela de S. Miguel); o caminhar pelas ruelas típicas, que antecedeu a visita à Sé Velha, assim como a passagem pela Quinta das Lágrimas, onde se evocou a história de amor lusitana mais famosa. O roteiro incluiu, ainda, uma visita ao Penedo da Saudade, um espaço incontornável da história da vida académica, e uma ida, no final do dia, ao Fórum Coimbra, para revigorar os ânimos, antes do regresso à Póvoa de Varzim. Não obstante a intensa sensação tátil de calor sentida durante a jornada, foi um dia enriquecedor para todos, que ficará, certamente, guardado no recôndito da memória de todos os intervenientes. Num exercício intelectual de rememoração da história, da cultura de Coimbra, em particular da sua universidade, assim como de enaltecimento da proeminência de Camões, sob alguma nostalgia e algum saudosismo, inspirado pelos sapientes guias, criaram-se laços com a cidade e de proximidade entre todos, que poderiam inspirar, naturalmente, uma ode de exaltação à cidade ou um fado melancólico conimbricense, de despedida.