23/05/2026
A Junta de Freguesia congratula-se com a nomeação do Santuário de Nossa Senhora do Pilar para o concurso “7 Novas Maravilhas de Portugal”, na categoria Religião.
Uma distinção que reconhece o valor patrimonial, religioso e cultural deste espaço tão emblemático da nossa terra, bem como o trabalho, dedicação e empenho de todos aqueles que têm contribuído para a sua valorização e preservação.
Parabéns à Confraria de Nossa Senhora do Pilar e a todos os envolvidos por esta importante conquista. ❤️
ALEGRIA EM VÉSPERA DE PEREGRINAÇÃO
O Santuário de Nossa Senhora do Pilar acabou de receber, através do correio eletrónico da Confraria, a confirmação e o selo de nomeação para o concurso "7 Novas Maravilhas de Portugal" (que aqui se deixa reproduzido), candidatura conduzida pela mesária Maria Sá, a quem agradecemos a dedicação.
Fomos nomeados na secção Religião.
Vamos assim, com os meios de que dispomos, garantindo a divulgação do espaço, como pretendíamos, o que trará mais gente a todo o monte, à igreja e às capelas e ao restaurante magnífico que ali existe.
A notícia, que chegou ontem à tarde, encheu-nos de alegria, apanhando-nos no Pilar a ultimar os preparativos para a Peregrinação de amanhã, domingo, 24 de maio. E não havia melhor dia, pois vamos chegar a domingo (amanhã) orgulhosos do legado de recebemos dos nossos antepassados e com a certeza de que o trabalho que temos feito na igreja, nos calvários, com as limpezas de todo o monte, do alto do Pilar até ao Parque do Horto, com o restauro de imagens, merchandising, automatização dos sinos, encomenda de um novo estrado para servir de base ao altar das cerimónias de amanhã, lavagem de muros de suporte, melhoramentos da iluminação, etc., etc., etc., obras e melhoramentos que só têm sido possíveis com o apoio de tantos devotos, uns dando o seu trabalho graciosamente, outros apoiando com meios financeiros, tem sido possível.
Ante-ontem, quando vários membros dos órgãos da Irmandade estavam na igreja a tratar das limpezas, entrou no espaço uma peregrina ja idosa. Tendo subido o monte, a pé, como os romeiros antigos, entrou na igreja, rezou, observou o trabalho que estamos a fazer e ao sair, disse a alguns de nós: "Também rezei à Mãe para dar saúde a todos vocês, que estão a fazer aqui um trabalho maravilhoso..."
Nada mais esperamos. Queremos apenas que a Senhora do Pilar nos dê saúde e nos ajude a continuar este trabalho que fazemos de graça e com gosto.