10/06/2026
Escoural celebrou os 110 anos da sua elevação a Vila
No passado dia 5 de junho, Santiago do Escoural assinalou os 110 anos da sua elevação a Vila, numa jornada marcada pela participação da comunidade, pela evocação da história local e pela celebração da identidade escouralense.
As comemorações tiveram início com a cerimónia do hastear das bandeiras junto ao edifício da Junta de Freguesia, assinalando simbolicamente o início de um dia muito especial para todos os Escouralenses.
Ao final da tarde, o Pavilhão Multiusos acolheu a receção institucional e a Sessão Solene Comemorativa, conduzida pela Secretária do Executivo da Junta de Freguesia, Verónica Lavado, que desempenhou as funções de mestre de cerimónias ao longo de todo o evento.
A componente cultural esteve presente desde o primeiro momento, com a atuação das crianças do Jardim de Infância e da Escola Básica de Santiago do Escoural, preparadas pela Professora Fernanda Matias, proporcionando um momento de grande simbolismo e emoção.
Seguiu-se a atuação do Grupo Coral e Instrumental Flores do Monfurado, que trouxe ao palco a música e as tradições que fazem parte da identidade cultural da nossa terra.
Um dos momentos mais significativos da cerimónia foi a homenagem prestada ao Professor Rufino, figura amplamente reconhecida na comunidade pelo seu percurso humano, educativo e cívico, numa justa manifestação de gratidão e reconhecimento por parte da freguesia.
A evocação histórica da data esteve a cargo da Professora Teresa Fonseca, que contextualizou o processo de elevação de Santiago do Escoural a Vila nos primeiros anos da República. Seguiu-se a intervenção do escritor Miguel Rabino, que partilhou reflexões sobre a identidade das nossas terras e das suas gentes.
Usaram ainda da palavra a Presidente da Assembleia de Freguesia, Cristina Marques, o Presidente da Assembleia Municipal de Montemor-o-Novo, António Danado, o Presidente da Junta de Freguesia de Santiago do Escoural, José Manuel Geraldo, e o Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Carlos Pinto de Sá, que encerrou a Sessão Solene.
Entre as individualidades presentes destacaram-se ainda o Padre Ademir, o Chefe Fale da Silva, em representação da Guarda Nacional Republicana, os Vereadores da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo Olimpio Galvão, Paula Martins e Francisco Martins, bem como representantes de várias freguesias do concelho e de diversas associações e instituições locais.
Após a Sessão Solene, as comemorações prosseguiram com um momento de convívio aberto à população, reunindo dezenas de participantes num ambiente de partilha, amizade e celebração.
A animação esteve a cargo do grupo Cantarolando e do animador Marcos Dias, que ajudaram a prolongar a festa pela noite dentro.
As comemorações culminaram pelas 23h00 com um espetáculo de fogo de artifício evocativo dos 110 anos da Vila, encerrando de forma simbólica um dia que ficará certamente na memória da comunidade.
A Junta de Freguesia agradece igualmente ao nosso freguês Paulo Abelho pela disponibilidade e colaboração demonstradas na cedência e acompanhamento do sistema de som das comemorações, contributo importante para o sucesso desta celebração.
A Junta de Freguesia de Santiago do Escoural agradece ainda a todas as entidades, associações, colaboradores, voluntários e população que contribuíram para o sucesso desta iniciativa.
Os 110 anos da nossa Vila foram celebrados com orgulho, participação e espírito comunitário, honrando o passado e reforçando a confiança no futuro de Santiago do Escoural.
110 anos de história. 110 anos de comunidade. 110 anos de Escoural.