03/11/2025
𝗖𝗲𝗿𝗶𝗺ó𝗻𝗶𝗮 𝗱𝗲 𝗧𝗼𝗺𝗮𝗱𝗮 𝗱𝗲 𝗣𝗼𝘀𝘀𝗲 𝗱𝗼𝘀 Ó𝗿𝗴ã𝗼𝘀 𝗔𝘂𝘁á𝗿𝗾𝘂𝗶𝗰𝗼𝘀 𝗱𝗮 𝗔𝘀𝘀𝗲𝗺𝗯𝗹𝗲𝗶𝗮 𝗱𝗲 𝗙𝗿𝗲𝗴𝘂𝗲𝘀𝗶𝗮 𝗱𝗲 𝗟𝗲ç𝗮 𝗱𝗮 𝗣𝗮𝗹𝗺𝗲𝗶𝗿𝗮
Realizou-se no passado dia 31 de outubro, pelas 21h30, a cerimónia de tomada de posse dos eleitos da Assembleia de Freguesia de Leça da Palmeira para o mandato 2025–2029.
Na sequência do processo de desagregação que deu origem às freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, Plácido Santos tomou posse como Presidente da Junta de Freguesia de Leça da Palmeira, na sequência das eleições autárquicas de 12 de outubro.
A cerimónia decorreu no Salão Paroquial de Leça da Palmeira, perante uma plateia composta por eleitos, convidados e cidadãos da freguesia.
𝗗𝗶𝘀𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼 𝗱𝗲 𝗣𝗼𝘀𝘀𝗲
Plácido Santos iniciou o seu discurso destacando o caráter histórico da cerimónia, que assinala o regresso da freguesia de Leça da Palmeira à autonomia administrativa, após o processo de desagregação. Sublinhou que esta reposição representa uma vitória da democracia participativa e uma afirmação da identidade e história local.
Agradeceu a confiança dos cidadãos e reforçou o compromisso com uma governação humilde, responsável e determinada, assente em valores de proximidade, escuta e ação.
Principais Áreas de Intervenção
Ação Social: apoio a famílias, idosos e pessoas vulneráveis.
Juventude: incentivo à criatividade, participação e empreendedorismo.
Cultura: valorização da memória e da criação artística.
Desporto: promoção da inclusão e do convívio intergeracional.
Educação: aposta na literacia histórica e política e apoio escolar.
Ambiente: compromisso com sustentabilidade e espaços verdes.
Comércio Local: apoio à formação digital e promoção da economia local.
Plácido Santos destacou ainda projetos estruturantes em articulação com a Câmara Municipal, como:
Requalificação da marginal
Construção da piscina coberta
Requalificação da Quinta da Conceição
Construção do lar de idosos
Implementação da linha de Metrobus
Encerrou com uma mensagem de cooperação, respeito institucional e participação cívica, afirmando:
“Hoje é o tempo das palavras, amanhã começa o tempo da ação. Vamos todos juntos, por Leça da Palmeira!”
Presidente da Assembleia de Freguesia
Manuela Galante tomou posse como Presidente da Assembleia de Freguesia.
𝗘𝘅𝗲𝗰𝘂𝘁𝗶𝘃𝗼 𝗱𝗮 𝗝𝘂𝗻𝘁𝗮 𝗱𝗲 𝗙𝗿𝗲𝗴𝘂𝗲𝘀𝗶𝗮 (𝗣𝗦)
Plácido Santos
Fernando Monteiro
João Madureira
Francisca Mendes Catarino
Margarida Ferreira de Carvalho
𝗠𝗲𝗺𝗯𝗿𝗼𝘀 𝗱𝗮 𝗔𝘀𝘀𝗲𝗺𝗯𝗹𝗲𝗶𝗮 𝗱𝗲 𝗙𝗿𝗲𝗴𝘂𝗲𝘀𝗶𝗮
Partido Socialista (PS)
Maria Manuela Borges Galante
Paulo Jorge Catarino
Ana Isabel Soares Faria
Ivan Teixeira Araújo
Amílcar Joaquim Rocha
Joana Filipa Martins
Aliança Democrática (AD)
João Miguel Magalhães
Abel Almeida Soares
Joana Maria Coutinho
José Maria Cameira
João Pedro Dias
CHEGA (CH)
Adelino de Abreu
Iniciativa Liberal (IL)
Miguel Oliveira Maia