Agrupamento de Escolas Gonçalo Mendes da Maia

Agrupamento de Escolas Gonçalo Mendes da Maia Divulgação dos acontecimentos/eventos do nosso agrupamento EB, 2,3 da Maia; EBJI da Maia; EBJI 1 da Maia; EBJI Currais; EBJI D. Manuel; EBJI Cidade Jardim

EBGMMPara assinalar o encerramento das atividades deste ano, os alunos do Clube de Francês participaram numa animada tar...
11/06/2026

EBGMM
Para assinalar o encerramento das atividades deste ano, os alunos do Clube de Francês participaram numa animada tarde dedicada a jogos tradicionais, que fizeram as delícias de todos os participantes.

Entre desafios, gargalhadas, espírito de equipa e muita diversão, os alunos tiveram oportunidade de conviver e celebrar mais um ano repleto de aprendizagens, descobertas e momentos inesquecíveis. A atividade terminou com um agradável lanche, que proporcionou mais um momento de partilha e boa disposição.

A todos os alunos que participaram nas atividades do clube ao longo do ano, o nosso muito obrigada pelo entusiasmo, empenho e alegria com que abraçaram cada desafio.

Desejamos a todos umas excelentes férias e esperamos reencontrar-vos no próximo ano letivo, com muitas novidades, surpresas e, claro, muito francês!

Bonnes vacances et à bientôt !

EB EstaçãoNo âmbito do projeto “Comunica +”, as professoras de Educação Especial, em articulação com a equipa terapêutic...
10/06/2026

EB Estação
No âmbito do projeto “Comunica +”, as professoras de Educação Especial, em articulação com a equipa terapêutica da Escola Básica da Estação, continuam a desenvolver práticas inovadoras que tornam os contextos educativos mais acessíveis, participativos e inclusivos.

Recentemente, foi instalada no parque infantil uma prancha de Comunicação Aumentativa (CA), um recurso que facilita a interação, a participação e a expressão de todas as crianças durante os momentos de recreio e brincadeira. Esta ferramenta permite comunicar necessidades, interesses, emoções e escolhas, promovendo a autonomia, as competências sociais e o sentimento de pertença ao grupo.

A presença desta prancha no espaço exterior reforça o compromisso da escola com a criação de ambientes inclusivos, onde cada criança encontra oportunidades para participar de forma ativa e significativa. Acreditamos que a inclusão se constrói diariamente através de pequenos gestos com grande impacto, e que garantir o acesso à comunicação é assegurar que todas as crianças podem fazer-se ouvir, compreender os outros e estabelecer relações positivas.

A equipa do projeto Comunica + expressa o seu mais sincero agradecimento à Associação de Pais, pela colaboração incansável demonstrada ao longo de todo o processo de produção e instalação da prancha comunicativa.

Porque comunicar é um direito fundamental e uma condição essencial para a participação plena de todos.

04/06/2026

EBGMM

🌿✨ Um dia ESPECIAL na Quinta das Manas ✨🌿

No dia 2 de junho, os alunos das Salas de Apoio Estruturado da EBGMM viveram um dia verdadeiramente especial na Quinta das Manas, numa atividade dinamizada pela nossa Equipa Técnico‑Pedagógica e pensada para promover a inclusão, o contacto com a natureza e experiências significativas fora do contexto escolar.

Ao longo do dia, os nossos alunos exploraram novos ambientes, interagiram com os animais, descobriram diferentes estímulos sensoriais e, acima de tudo, viveram momentos de pura alegria. Os sorrisos, a curiosidade e o entusiasmo foram o melhor reflexo do sucesso desta iniciativa.

Acreditamos profundamente que experiências como esta contribuem para o desenvolvimento pessoal, social e emocional dos nossos alunos, proporcionando aprendizagens que vão muito além da sala de aula e reforçando o compromisso de sermos uma escola verdadeiramente inclusiva.

Um agradecimento muito especial à equipa da Quinta das Manas https://www.facebook.com/quintadasmanas pela forma calorosa como nos recebeu. A hospitalidade, o carinho e a sensibilidade demonstrados fizeram toda a diferença e tornaram este dia ainda mais memorável.
Gratidão também a todos os que tornaram esta experiência possível. Juntos, continuamos a construir caminhos de inclusão.

O Centro de Inovação Carlos Fiolhais foi o palco de um evento memorável: a 1ª Edição dos Prémios, que reuniu mais de uma...
03/06/2026

O Centro de Inovação Carlos Fiolhais foi o palco de um evento memorável: a 1ª Edição dos Prémios, que reuniu mais de uma centena de pessoas numa tarde inteiramente dedicada à Inovação Social com Tecnologia. O encontro, marcado por um forte espírito de partilha, uniu a comunidade, famílias e parceiros para celebrar o impacto social e as ideias que prometem transformar o futuro.

A atmosfera vibrante do evento combinou música, cultura, consciência social e natureza, refletindo na perfeição o trabalho conjunto desenvolvido ao longo deste primeiro ano com a Câmara Municipal da Maia e o programa Norte 2030.

O evento contou com o apoio e a presença de figuras de grande relevo a nível nacional e local, que fizeram questão de demonstrar o seu compromisso com as iniciativas de inovação e juventude da nossa região:

Carla Rodrigues – Secretária de Estado Adjunta e da Juventude e da Igualdade;

António Silva Tiago – Presidente da Câmara Municipal da Maia;

Emília Santos – Vice-Presidente da Câmara Municipal da Maia;

Professor Carlos Fiolhais – Cientista, divulgador e patrono do centro;

João Baracho – Diretor-Executivo do CDI Portugal.

Mais do que uma entrega de prémios, a tarde foi um espaço de encontros e de afetos. A organização fez questão de deixar um agradecimento caloroso a todos os que estiveram presentes e que ajudam a escrever esta história de sucesso.

O nosso Agrupamento foi distinguido com o Prémio "Escola" e a nossa Professora Manuela Silva, foi distinguida com o Prémio "Professor/a".

O balanço final não podia ser mais positivo: foi, sem dúvida, como tanto gosta desta palavra o Professor Carlos Fiolhais, "espetacular!".

EB D. Manuel IINa passada quarta-feira, dia 27 de maio, teve lugar na EB/JI D. Manuel II uma ACD para docentes de 1.º Ci...
01/06/2026

EB D. Manuel II
Na passada quarta-feira, dia 27 de maio, teve lugar na EB/JI D. Manuel II uma ACD para docentes de 1.º Ciclo e docentes da Educação Especial, com o tema : "Desenho Universal para a Aprendizagem: uma Escola para Todos."
Cada turma é única e cada aluno aprende de forma diferente. Esta Ação de Curta Duração foi concebida para apoiar os professores na aplicação prática do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), uma abordagem essencial para garantir que todos os alunos têm oportunidades reais de aprender, participar e alcançar o sucesso. Ao planear o ensino de forma flexível, diversificando estratégias, recursos e formas de avaliação, os docentes conseguem responder de forma mais eficaz à diversidade presente em cada sala de aula. Mais do que reagir às dificuldades, o DUA permite antecipar barreiras à aprendizagem, aumentar o envolvimento dos alunos e promover uma participação mais ativa e significativa.

EB Maia No âmbito do “Dia do Mar”, decorreu um momento de sensibilização para a importância do respeito e cuidado com es...
29/05/2026

EB Maia

No âmbito do “Dia do Mar”, decorreu um momento de sensibilização para a importância do respeito e cuidado com este recurso natural, em risco no planeta.
Cantamos o hino da Escola Azul e iniciamos a construção de um mural: “Se eu vivesse no mar…”

EB D. Manuel IIComemoração do Dia da Escola Azul
28/05/2026

EB D. Manuel II
Comemoração do Dia da Escola Azul

Endereço

Avenida Luís De Camões
Maia
4470-194

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Agrupamento de Escolas Gonçalo Mendes da Maia publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar

Categoria