26/03/2026
O CONGRESSO NACIONAL DE ENFERMAGEM terminou hoje. Foram dois dias de intenso e muito produtivo trabalho com todos aqueles que quiseram participar neste contributo para a profissão.
No dia de hoje, a APE prestou uma breve mas muito sentida homenagem a quatro das figuras que marcaram a enfermagem portuguesa: Enfª Maria Emília Franco Henriques, Enfª Nídia Salgueiro, Enfª Lurdes Sales Luís e Enfª Margarida Vieira, através de um video. Esta homenagem mereceu da parte de todos os participantes uma demorada ovação de pé.
Também houve a oportunidade de ser feita uma apresentação do livro: O Dever de Cuidar: Compromisso e Liberdade, uma homenagem a Marta Lima Basto.
Deu-se também inicio à atribuição dos prémios Enfª Maria Teresa Forjaz (Mérito Científico) Enfª Emilia Maria da Costa Macedo (Interdisciplinaridade e Sustentabilidade) e Enfº Mário Sarmento Rebelo (Inovação), homenageando-se, desta forma, os presidentes das organizações que levaram a efeito o 1º Congresso Nacional de Enfermagem em 1973.
Todos os aqui nomeados deixaram a profissão melhor do que a encontraram e, para isso, deram contributos muito relevantes. A enfermagem deve-lhes esse reconhecimento, a APE prestou-o!