02/06/2023
"Entre Marvila e Beato, em meados do Séc. XX representamos preciosas memórias daqueles que as partilharam. Hoje meninos, interpretamos uma realidade díspar da que vivemos, para mais tarde também passarmos o testemunho das histórias insubstituíveis dos nossos antepassados.
Pessoas que experienciaram importantes mudanças urbanísticas, sociais, económicas e culturais, e que tanto nos ensinam através da história que define a identidade destas freguesias.
“Trabalho de Menino” é uma peça criada no âmbito do Projeto Educativo “Uma viagem pela história de Marvila e Beato no Séc. XX” que aborda o dia-a-dia da classe operária da época - de ‘menino’ a adulto.
Neste processo artístico em particular, fomos privilegiados pela oportunidade de conhecer, ouvir, questionar e entender uma realidade do passado. Experiências que nos foram contadas na primeira pessoa eternizam as memórias destes bairros, tão importantes na história de Lisboa e de Portugal. Porque apesar de não haver uma grande distância temporal, a mudança social, económica e cultural faz com que esse passado aparente ser ainda mais longínquo do que efetivamente é.
Trazemo-lo para o presente. Encurtamos a distância para nunca ser esquecido, materializamos no movimento essas memórias. Deixamos o registo no nosso corpo e no espaço perpetuando assim a nossa história.
A história de todos nós. A história da vida de um bairro desde menino. "
CONCEÇÃO E CRIAÇÃO: Ana Delgado e Sara Schürmann
ELENCO: Alunos a Escola de Ensino Artístico Especializado de Dança Luís António Verney (6º ano, 8º ano e da Companhia Jovem LAV)