15/03/2026
TEIMO, LOGO EXISTO
(Cordel inspirado na sabedoria da maturidade)
Quem passou dos setentas, oitentas
Sabe bem como é viver
Já viu muita novidade
E também muito esquecer.
Se a cabeça f**a teimosa…
É a vida querendo aprender.
Lá na França um pensador,
Descartes, homem famoso,
Disse um dia refletindo
Num raciocínio rigoroso:
“Penso, logo existo”,
Num pensamento engenhoso.
Mas na prosa da vida
Que o tempo nos ensinou,
Eu arrisco outra frase
Que o povo logo aprovou:
— Teimo, logo existo,
Quem viveu muito, teimou.
Teimo porque já vivi
Muito chão desta jornada,
Vi moda virar costume
E costume virar nada.
Vi promessa virar vento
E verdade ser negada.
Teimo porque aprendi
Com tropeço e cicatriz,
Com conselho de mais velho
E tropeço de aprendiz.
Quem já caiu muitas vezes
Sabe onde o passo diz.
Mas também chega uma hora
De escutar com atenção:
O corpo manda recado
Na linguagem do coração.
O que ontem era simples
Hoje pede precaução.
Subir numa velha cadeira
Pra trocar uma lâmpada acesa
Pode ser pequena coisa
Mas já exige destreza.
A prudência nessa idade
Também é forma de nobreza.
O mundo gira ligeiro
Com celular e inovação,
Aplicativo, senha e código
Mudando toda estação.
Quem viveu outro compasso
Olha tudo com atenção.
Não é fácil aceitar
Que o tempo fez alteração:
A vista pede mais luz,
O joelho pede atenção.
Mas a alma continua
Com a mesma pulsação.
Ser teimoso não é defeito
Quando vem da experiência,
Mas também é sabedoria
Dar espaço à paciência.
Aprender coisa nova
Também é forma de ciência.
Respeite quem já viveu
Muito mais que você pensa,
Pois a idade não é peso
É biblioteca imensa.
Cada ruga é um capítulo
De uma história bem extensa.
Então se alguém comenta
Num tom meio curioso:
— “Esse povo mais vivido
F**a mesmo é teimoso!”
Responda com bom humor:
— Não é teima, meu amigo,
É experiência falando
Com o tempo como abrigo.
Pois no fim dessa jornada
Que a vida nos conduziu,
A teimosia é só prova
Do quanto alguém resistiu.