Images of a passerby

Images of a passerby ☽ ◯ Free soul on a journey
◬ all things nature // explorer

❋ 31 countries
↡in Portugal

Domingo, 26 de Setembro - dia de eleições autárquicas em Portugal.Por aqui vota-se nos novos líderes de um concelho que ...
26/09/2021

Domingo, 26 de Setembro - dia de eleições autárquicas em Portugal.

Por aqui vota-se nos novos líderes de um concelho que está em auto-destruição há anos.
Vota-se naquele que será responsável pelo futuro daquele que era o Trecho mais bem preservado do litoral português e num exemplo de preservação ecológica a nível Europeu.
O Estado Português decidiu destruí-lo, com o apoio de todas as entidades que por norma defenderiam o ambiente - APA, ICNF, QUERCUS.

Quem conhece a Costa Alentejana conhece a sua beleza e também a sua fragilidade. Entre arribas fósseis e dunas primárias, esta é habitat de milhares de espécies que vão desaparecer. Estudos de impacto ambiental provaram que a maioria dos projectos seriam ilegais, visto terem um impacto negativo irreversível no habitat dunar - ainda assim, foram aprovados.

Em 2013, a Câmara Municipal de Grândola acabou com 76% da reserva ecológica nacional do concelho com objectivo a permitir a construção.

Neste momento, onde se via floresta vêm-se gruas. Surgem estradas onde havia pinhal. Surgem muros, vedações e portões fechados a cadeado. Secam as barragens e os furos. Fecham-se praias. Lotes aqui, lotes ali. Abate de árvores como se não houvesse amanhã. Plantam-se oliveiras centenárias e sobreiros bonsai. Pela estrada fora sobem e descem camiões carregados de materiais de construção. Nascem empresas de construção, arquitectos e engenheiros, fiscais e carpinteiros, agências imobiliárias e jardineiros, pop ups, food trucks e mais as lojas que só abrem 4h por dia e vendem todas as mesmas peças com preços diferentes e uma inflação de 200%.
Nas ruas e nas estradas - uma África colonial. Chegam os transeuntes daqui e dali, com chapéus Panamá, óculos espelhados, calça de linho branca e Land Rovers antigos de todos os modelos e mais algum. Vão comprar a Conde Nast e o Le Monde ou o New York Times, almoçam no Sal e nada trazem ao comércio local. A não ser o seu complexo de superioridade.

É isto. Os projectos são infinitos, entre casas de segunda habitação, clubes privados e resorts megalómanos. 43 mil camas. 5 campos de golf. No Alentejo. Na nossa Costa.

Portugal já estragou o Algarve. Grândola já estragou Tróia. Vamos estragar o resto. É nisto que votamos hoje. E o pior é que não há em quem votar.

Obrigada.
Margarida Ferreira Dias

O Município de Grândola reúne este sábado numa mesa redonda com uma data de mentes brilhantes para falar de políticas am...
01/06/2021

O Município de Grândola reúne este sábado numa mesa redonda com uma data de mentes brilhantes para falar de políticas ambientais.

F**a bem no papel, na fotografia e principalmente nas redes sociais. Infelizmente falamos de uma autarquia que nada tem feito em prol do ambiente. Esquecem-se que a Natureza ganha sempre, e que se não existir harmonia ela se vira contra nós.

Esperemos que o Senhor Presidente da Câmara, os Ministros presentes, professores catedráticos, investigadores e outros tanto consigam encontrar uma solução para o atentado ambiental em curso.

O Presidente da Câmara de Grândola, António Figueira Mendes, participa no próximo dia 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, na mesa-redonda “Um ...

"Discovery Land Company, multinacional americana de resorts, gaba-se dos direitos especiais de que desfruta o seu projec...
26/05/2021

"Discovery Land Company, multinacional americana de resorts, gaba-se dos direitos especiais de que desfruta o seu projecto Costa Terra para construir um campo de golf a 500m do oceano - quando, normalmente, deveriam estar a 2km de distância... "

Haverá um dia em que a autarquia impõe limites em vez de ultrapassar? Municipio De Grandola

Quando não houver água?
Quando não houver uma árvore?
Quando não houver uma duna sem construções?
Quando todos os terrenos forem vendidos?
Quando os locais forem meros indígenas, barrados de chegar ao mar?
Quando em vez de vermos arribas fósseis e dunas imaculadas, virmos gruas, casas, prédios e carrinhos de golf?
Quando estivermos no areal a ver as bolas de golf passar?

O que é desenvolvimento? Onde estão as leis? Onde anda o conceito de crime ambiental?

Espero ansiosamente o dia em que haja um acordar geral. Infelizmente, já vai ser tarde.

_ENG_
"Entitlements allow the course to be within 500meters of the Ocean, whereas other most other golf courses have to be a minimum of 2 kilometers away"

Will there be a day in which the municipality imposes a limit instead of crossing it?

Will it be when there's no more water?
Will it be when there's no more trees?
Will it be when all the dunes have been constructed over?
Will it be when all the land has been sold?
Will it be when the locals are purely indigenous, blocked from reaching the sea?

When instead of seeing fossil cliffs and pristine dunes, we see cranes, houses, buildings, and golf carts?
When we stand on the beach and watch the golf balls go by?

What is development? Where are the laws? Where is the concept of environmental crime?

I look forward to the day when there is a general awakening. Unfortunately, it will already be too late.

25/05/2021

Once upon a time there was a pristine coastline with a super well preserved natural heritage.
Then came the French, the British, the Americans, the Belgians, the Chinese, the Russians, the Arabs, Dutch, etc just humans from all around the Globe. And together with the Portuguese, the mutual greed for money and the common factor that they don't give a damn about Nature...step by step. They ruined it all.
Blind to their own idiocy or in denial, they happily played golf, drank champagne and enjoyed life.

Meanwhile, the government celebrated too, cause once again money won. Cause once again no one had the power to fight corruption. And once again, another "Best Kept Secret" became a playground for holidaymakers.

The End.
~

Era uma vez uma costa imaculada com um património natural super bem preservado.

Depois vieram os franceses, os britânicos, os americanos, os belgas, os chineses, os russos, os árabes, os holandeses, etc., simplesmente humanos de todo o mundo. E juntamente com os portugueses, a ganância mútua por dinheiro e o factor comum de a Natureza não ser uma prioridade..passo a passo...Destruíram-na por completo.

Cegos à sua própria idiotice ou em negação, jogaram alegremente golfe, beberam champanhe e desfrutaram da vida.

Entretanto, o governo também celebrou, porque mais uma vez o dinheiro ganhou. Porque mais uma vez ninguém teve o poder de combater a corrupção. E mais uma vez, outro "Segredo bem guardado" tornou-se num parque de diversões para turistas.

O Fim.
Municipio De Grandola
Icnf
Quercus
Algo a acrescentar?

Gente bonita,Pela segunda vez este ano sou levada a emergir no Facebook por causas ambientais. Nasci, fui criada e criei...
13/10/2020

Gente bonita,

Pela segunda vez este ano sou levada a emergir no Facebook por causas ambientais.

Nasci, fui criada e criei-me no Alentejo Litoral, com um pé na Serra e outro nas praias da Costa Alentejana. Ao longo dos anos tenho vindo a acompanhar todos os desenvolvimentos nesta zona ao mesmo tempo que me preparo para me despedir da realidade que conhecia e preparar-me para a realidade não real que aí vem.

A Costa Alentejana chamou a atenção do Mundo por estar em estado puro, por ser selvagem, tranquilo, por ser um refúgio. Por ser diferente, talvez por estar "atrás no tempo" o que neste caso significa no seu estado Natural. Não sou contra o desenvolvimento, a vida é feita de movimento, evolução e mudança. Mas sou contra desenvolvimento absurdo, exagerado. Sou contra interesses políticos e monetários a falar mais alto que o Património Natural. Sou contra planos megalómanos, sou contra a atitude "cheguei e arrasei". Sou contra tudo aquilo que está a acontecer.

Muitas vezes esquecemos que a Natureza é a nossa casa. A nossa casa por aqui tem falta de água, vive um dos períodos de seca mais acentuados (se não o mais) de sempre. Os poços estão secos, os furos estão secos, as barragens estão secas, a ribeira está seca. E com esta realidade, falamos em construir campos de golfe, 40 000 camas, piscinas, spas. Falamos em casas privadas com plantações absurdas, com movimentos de terras ilegais. Falamos em fazer isto tudo nas dunas da Península de Tróia, uma pequena língua de areia entre o Atlântico e o Estuário do Sado. Falamos em plantar milhares de m2 de construção em cima de dunas. Falamos em construir por cima da Arriba Fóssil da Galé. Falamos em fechar acessos a praias, em privatizar.

O que se está a passar é um atentado. É ridículo, é absurdo. Vai ter consequências brutais. E eu não vou querer estar cá para ver.

Por isso, por ser Humana e precisar de defender aquilo em que acredito, assinei a petição das Dunas Livres. E peço-vos que façam o mesmo e que partilhem.

https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=dunas-livres-troia&fbclid=IwAR1qqWZTFwp9ap5PlLr5sP6PsDl-j30bqi4jcXh-QrJ6RmeguvaXD-SY42E

Certa Autoridade cujo nome não vou referir foi ao local da ex Galeria Ripícola da Ribeira de Grândola (agora espaço de m...
16/06/2020

Certa Autoridade cujo nome não vou referir foi ao local da ex Galeria Ripícola da Ribeira de Grândola (agora espaço de manobras de máquinas florestais e madeireira) com a preocupação de verificar os Sobreiros afectados pelo desbaste. Depois de um trabalho de campo certamente cuidado e atento, disseram que não encontraram árvores afectadas. Decidi ajudá-los. Aqui estão algumas.

"Só depois da última árvore derrubada, do último peixe morto, o homem irá perceber que dinheiro não se come." Provérbio ...
12/06/2020

"Só depois da última árvore derrubada, do último peixe morto, o homem irá perceber que dinheiro não se come." Provérbio Indígena

Mas será que o Homem vai perceber a tempo? Tudo indica que não. O desbaste da ribeira de Grândola junto à EN261-2 continua a todo o gás. Podíamos estar a presenciar um cenário pós incêndio, uma paisagem lunar, vazia, um cenário completamente apocalíptico. E o incêndio seria (possivelmente) um desastre natural. Isto não é um desastre natural, é obra do Homem. Para quê? Ninguém sabe.

Mais uma imagem da destruição avassaladora da Ribeira de Grândola, junto à EN261-2. O post de ontem já chegou a 7000 pes...
11/06/2020

Mais uma imagem da destruição avassaladora da Ribeira de Grândola, junto à EN261-2.

O post de ontem já chegou a 7000 pessoas, continuemos a este ritmo pois o ritmo dos trabalhos está a velocidade relâmpago.

Aos comentários ignorantes já lidos nas diversas partilhas, tenho apenas a dizer que me entristece que em 2020 ainda exista tanta ignorância. Acho que ninguém quer a Serra em chamas, mas estão portanto a defender que para evitar os fogos se deve cortar todas as árvores e vegetação? F**amos então sem florestas e biodiversidade para não arriscar que ardam? Pensem por favor. Ou não pensem, mas não falem.

Esta imagem foi tirada de dentro da ribeira, que deixou de ser um curso de água e é agora um caminho lamacento e zona de manobras de máquinas florestais. Não há palavras para descrever o que se está a passar.

Por favor, partilhem e enviem denúncia com imagens e localização, com o título:
“Destruição da Galeria Ripícola da Ribeira de Grândola”
[email protected]
[email protected] (Associação Portuguesa do Ambiente)

Município de Grândola, algo a dizer? Era bom ouvir justificações de vez em quando.

Bom dia,Tirem uns minutos do vosso feriado para partilhar este post e fazer o assunto chegar às entidades responsáveis. ...
11/06/2020

Bom dia,
Tirem uns minutos do vosso feriado para partilhar este post e fazer o assunto chegar às entidades responsáveis. Envergonho-me de viver num concelho com tanta corrupção e desrespeito pela Natureza.

Avassalador é a palavra que melhor define o que está a acontecer na Estrada Nacional 261-2, em Grândola. Moto serras ...
10/06/2020

Avassalador é a palavra que melhor define o que está a acontecer na Estrada Nacional 261-2, em Grândola. Moto serras e máquinas agrícolas invadem a berma da estrada e a ribeira e vai tudo a eito. O desbaste não é um desbaste, é uma destruição sem dó nem piedade de todo um ecossistema. Pinheiros, Salgueiros, Freixos, Eucaliptos. Todas as árvores, toda a vegetação. F**am os sobreiros, sozinhos no meio do nada, com ramos partidos das árvores que entretanto lhes caíram em cima. O que é a ribeira? Um curso de água ,mas e o ecossistema? Não são as raízes das árvores que estabilizam o leito da ribeira? Não é a vegetação que cria sombra e mantém a humidade e impede a seca? Não é a vegetação que reduz a velocidade da água e impede as cheias? Não é a vegetação que proporciona alimento à fauna terrestre e aquática? O que se está a passar é absolutamente chocante. É a destruição de um ecossistema debaixo dos nossos olhos. É a prova de que as leis não se aplicam a todos. É horrível. E sim, há incêndios, e sim, há que fazer prevenção, mas cheira-me (pelos camiões de madeira que saem a todos os minutos) que isto não se trata de uma manobra de prevenção.
O ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas) já foi contactado e nos próximos dias enviará vigilantes de natureza.
Por favor, partilhem e enviem denúncia com imagens e localização, com o título:
“Destruição da Galeria Ripícola da Ribeira de Grândola”
[email protected]
[email protected] (Associação Portuguesa do Ambiente)

Até dia 31 de Agosto, Quercus Suber, em exibição no Espaço Garrett, em Grândola. Apareçam!🇬🇧 Quercus Suber, in exhibitio...
04/08/2018

Até dia 31 de Agosto, Quercus Suber, em exibição no Espaço Garrett, em Grândola. Apareçam!

🇬🇧 Quercus Suber, in exhibition at Espaço Garrett, in Grândola, until August 31st. Pass by!

https://www.instagram.com/imagesofapasserby/

Imagens da inauguração da minha primeira exposição a solo: “Quercus Suber”, 5 anos a fotografar a extracção da cortiça.U...
30/07/2018

Imagens da inauguração da minha primeira exposição a solo: “Quercus Suber”, 5 anos a fotografar a extracção da cortiça.
Um obrigada do coração a todos os que estiveram presentes e a todos os que me apoiaram de alguma forma para tornar isto possível. Aos meus pais e irmão, por insistirem comigo quando eu procrastino, aos meus amigos e restante família, por estarem lá, aos que não estiveram mas sempre apoiaram. Obrigada à Nide, do Espaço Garrett, por me ceder a galeria e pelo apoio incondicional. Obrigada à Colorfoto pelas óptimas impressões. Obrigada ao António e ao Victor, por tirarem a cortiça no próprio dia para eu a poder ter na galeria. Um enorme obrigada a todos tiradores de cortiça, que ao longo dos anos tiveram a paciência de serem fotografados. Valeu! Até dia 31 de Agosto, Quercus Suber em exibição no Espaço Garrett , em Grândola.
🇬🇧 ENG
Some images from the opening of my first solo exhibition, last Saturday. “Quercus Suber”- 5 years photographing the cork harvest.
A big thank you from the heart to all of you who have been there or contributed someway to make it possible. A Thank you to my parents and my brother, for insisting with me when I procrastinate. A Thank you to all my friends and family who were there, and to the ones who weren’t physically but have always supported me. Thank you, Nide, for giving me the gallery space and unconditional support. Thank you Colorfoto for the great work on the prints. Thank you Antonio and Victor, for harvesting the trees whose cork is now on the gallery. And a huge Thank you to all the workers of the cork harvest that have had the patience to be photographed for all these years. It was worth it!
Quercus Suber, in exhibition at Espaço Garrett, in Grândola, until August 31st

Endereço

Rua Almeida Garrett 4
Grândola

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Images of a passerby publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Organização

Envie uma mensagem para Images of a passerby:

Compartilhar