12/06/2026
💚
Mais de 1.700 alunos participaram no projeto "Pé na Estrada" no ano letivo 2025/2026
A Escola de Educação Rodoviária-EER, estrutura da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, concluiu com sucesso mais uma edição do projeto "Pé na Estrada".
Ao longo deste ano letivo, a iniciativa sensibilizou um total 1.730 alunos do concelho com o objetivo de promover a segurança rodoviária e a mobilidade sustentável, estendendo-se também a pais, docentes e à população em geral.
𝐏𝐞́ 𝐧𝐚 𝐄𝐬𝐭𝐫𝐚𝐝𝐚 | 𝐏𝐄𝐐𝐔𝐄𝐍𝐎𝐒 direcionado aos Jardins de Infância, contou com 750 participantes;
𝐏𝐞́ 𝐧𝐚 𝐄𝐬𝐭𝐫𝐚𝐝𝐚 | 𝐌𝐄́𝐃𝐈𝐎𝐒 dirigido ao 2ºano (1.º Ciclo), envolveu 775 alunos;
𝐏𝐞́ 𝐧𝐚 𝐄𝐬𝐭𝐫𝐚𝐝𝐚 | 𝐌𝐎𝐁𝐈𝐋𝐈𝐃𝐀𝐃𝐄 𝐀 𝐏𝐄́ destinado ao 5ºano (2.º Ciclo), registou 100 participantes;
𝐏𝐞́ 𝐧𝐚 𝐄𝐬𝐭𝐫𝐚𝐝𝐚 | 𝐌𝐎𝐁𝐈𝐋𝐈𝐃𝐀𝐃𝐄 𝐄𝐌 𝐑𝐎𝐃𝐀𝐒 dirigido ao 7ºano (3.º Ciclo), somou 105 alunos.
Com o lema de que a prevenção se ensina de forma dinâmica, a EER apostou em estratégias interativas adaptadas a cada grupo.
Centrados nos papéis de passageiros, peões e ciclistas, os temas da prevenção rodoviária foram trabalhados em três passos: a sensibilização (com recurso a apresentações multimédia); a exploração (através de jogos educativos e dinâmicas de grupo); e a circulação prática (realizada nos recreios, pavilhões escolares ou na própria pista da EER).