16/06/2026
🚴 GRANFONDO 2026: uma questão de prioridades
👌 Queremos que os ferreirenses conheçam os factos e os valores envolvidos e tirem as suas próprias conclusões.
💰 Ao longo dos últimos cinco anos, o Município investiu um total de 134.183,16€ no evento Granfondo. Contudo, o que estava em causa este ano era o investimento previsto para a edição de 2026: 24.950,00€ + IVA = 30.688,50€.
✅ Importa esclarecer que não somos contra o Granfondo. Reconhecemos o seu potencial valor enquanto iniciativa desportiva e de promoção do concelho. Porém, este ano entendíamos que a realidade exigia outras prioridades.
✅ Na sequência dos prejuízos causados pela tempestade Kristin, defendemos junto do Sr. Presidente da Câmara e Vereadores com pelouro que este montante fosse canalizado para apoiar os ferreirenses afetados, ajudando famílias, empresas e instituições a recuperar dos danos sofridos, via Plano Municipal de Emergência, que se recusam a implementar, mesmo depois de o ter assumido na assinatura do memorando de entendimento.
✅ Foi-nos também transmitido pelo Sr. Presidente que a realização do evento estaria associada a uma candidatura de financiamento ao Turismo do Centro.
❎ Certo é que esse apoio não se concretizou, porque a candidatura não foi aprovada.
🤷 Por outro lado, ao fim de cinco anos de realização deste evento, continuamos sem conseguir perceber qual o verdadeiro impacto que tem para Ferreira do Zêzere. Em sucessivas reuniões de Câmara temos solicitado relatórios, estudos, indicadores e dados que permitam avaliar as mais-valias económicas, turísticas e promocionais do Granfondo para o concelho.
❎ Até hoje, esses elementos nunca nos foram disponibilizados.
❎ Não conhecemos números sobre o retorno do investimento efetuado, sobre o impacto no comércio local, na restauração, no alojamento ou na promoção do território. E aquilo que não é medido, dificilmente pode ser avaliado.
🤷 O Executivo optou por manter a realização do evento. Respeitamos essa decisão democrática, mas continuamos a considerar que, em 2026, os 24.950,00€ + IVA = 30.688,50€, de investimento municipal deveriam ter sido direcionados para quem mais precisava de apoio no concelho.
🙏 Porque governar é escolher prioridades. E, perante as dificuldades vividas por muitos ferreirenses, a nossa prioridade teria sido ajudar as pessoas.
➡️ Os Ferreirenses merecem mais.
➡️ E o concelho de Ferreira do Zêzere também merece mais.