08/06/2026
👏 “𝓔𝓼𝓽𝓪çã𝓸 𝓜𝓾𝓵𝓱𝓮𝓻” - Um encontro a repetir
A primeira edição da “𝓔𝓼𝓽𝓪çã𝓸 𝓜𝓾𝓵𝓱𝓮𝓻” reuniu dezenas de mulheres num momento de partilha, inspiração e conhecimento, integrado nas comemorações do Centenário da Freguesia São João Baptista - Entroncamento .
O Presidente Rui Bragança abriu a sessão dando as boas vindas a todos os presentes, seguindo-se a intervenção da Secretária Carla Guia, que apresentou a inspiração do projeto e a sua missão: criar um espaço seguro e acolhedor onde as mulheres possam refletir sobre as várias “estações” da vida; as mais leves, as mais desafiantes e as que nos transformam profundamente.
🌟A inspiração de Patrícia Garboni
A convidada especial, Patrícia Garboni, entrou em palco ao som de “I’m Alive” de Céline Dion, trazendo consigo uma mensagem poderosa sobre reencontro, coragem e recomeço depois dos 50. Partilhou a sua própria jornada - física, emocional e identitária - e desmontou estereótipos que tantas vezes limitam as mulheres. Falou das três grandes transformações da vida feminina, da importância de recuperar a própria identidade e da força de uma comunidade que cresce quando as mulheres se reconhecem umas nas outras.
👉A sua pergunta final ecoou na sala: “𝙌𝙪𝙖𝙡 𝙢𝙪𝙡𝙝𝙚𝙧 𝙫𝙤𝙘ê 𝙦𝙪𝙚𝙧 𝙨𝙚𝙧 𝙙𝙚𝙥𝙤𝙞𝙨 𝙙𝙤𝙨 𝟱𝟬?”
😴💤Conversa com a Dra. Paloma Baiardi
Seguiu-se uma conversa a três entre Patrícia Garboni, Carla Guia e a pneumologista e especialista em medicina do sono, Dra. Paloma Baiardi, centrada na importância do sono, da saúde mental e emocional, e do envelhecimento saudável. O público participou ativamente, colocando questões pertinentes e partilhando experiências pessoais.
👩👠👩🎨👩🎓👩🔬👩🎤🏋♀🏄♀Um encontro de mulheres para mulheres
O evento terminou com muitas fotografias, convívio e um lanche oferecido pela Junta de Freguesia e magnificamente preparado pela Mel by Mónica, num ambiente de proximidade e apoio mútuo.
📢O que vem aí
A Junta de Freguesia está a preparar várias eventos e atividades no âmbito da comemoração do Centenário. Em outubro, regressamos com uma nova palestra dedicada exclusivamente à menopausa, com médicos de várias especialidades, para apoiar as mulheres da nossa cidade e das cidades vizinhas a viver esta fase com mais informação, acompanhamento e tranquilidade.
A Junta agradece a presença de Luís Moita, Presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima , Sérgio Belejo, Presidente da Assembleia Municipal, Margarida Costa, Diretora do Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento, mas em especial todas as mulheres que estiveram no evento.
Ás nossas palestrantes Patrícia Garboni e a Drª Paloma Baiardi apresentamo-nos a nossa imensa gratidão pela disponibilidade, simpatia e dedicação a este evento 💗💗
𝓞𝓫𝓻𝓲𝓰𝓪𝓭𝓪 🌹