Cidadãos Independentes por Celorico de Basto

Cidadãos Independentes por Celorico de Basto Página da Candidatura - Cidadãos Independentes por Celorico de Basto

DEPUTADOS CIC HONRARAM COMPROMISSO E NÃO SERÃO CANDIDATOS A QUALQUER LUGAR NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS Estimadas/o...
22/08/2025

DEPUTADOS CIC HONRARAM COMPROMISSO E NÃO SERÃO CANDIDATOS A QUALQUER LUGAR NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS

Estimadas/os Celoricenses,

Considerando que estamos no fim do mandato de deputados na Assembleia Municipal, e que são já conhecidas as listas dos partidos/coligações às próximas eleições autárquicas, impõe-se a presente comunicação por parte dos deputados do movimento Cidadãos Independentes por Celorico (CIC).

Prometemos uma posição construtiva, exigente e congruente com os nossos valores.

Dissemos que os Celoricenses podiam contar com a determinação, empenho, conhecimento, experiência e competência dos deputados municipais do movimento CIC para ajudar Celorico a sair da cauda do desenvolvimento, para que haja emprego, para que haja qualidade de vida, para que haja igualdade de oportunidades, para que se garanta o presente e o futuro da nossa bela terra.

Vincamos como orientação estratégica fiscalizar a atividade do executivo e dar contributos para promover atratividade para Investir e Visitar, condições dignas e favoráveis para Trabalhar e Viver em Celorico de Basto.

Assumimos ajudar a educar para a democracia, a premiar o mérito para não continuar a eleger a mediocridade como excelência e a fiscalizar e zelar sempre pelos interesses coletivos do concelho.

Quisemos que houvesse debate empenhado, mas sempre com dignidade e elevação.

Assumimos contribuir para que a Assembleia Municipal seja o fórum democrático, uma honrosa Casa da Democracia.

Prometemos escrutinar o cumprimento das promessas eleitorais e da atividade do executivo municipal.

É tempo de fazer um balanço. Consideramos que honramos o compromisso com os Celoricenses, cumprindo com o que nos propusemos fazer, sendo o movimento CIC, sem qualquer dúvida, a única oposição - competente - a este executivo. Tivemos sempre uma posição construtiva, exigente e congruente com os nossos valores e com o superior interesse do concelho e dos Celoricenses, salientando-se algum do trabalho feito:

- Apresentamos a proposta de auditoria externa às contas municipais, devido ao problema financeiro gerado pela internalização da dívida da Qualidade Basto;

- Contribuímos com competência para a análise dos orçamentos e da prestação de contas. Votamos a favor na primeira proposta de orçamento (para 2022), abstivemo-nos nas duas seguintes (para 2023 e 2024) e votamos contra na última proposta (para 2025) porque o executivo não cumpriu com o que se propôs fazer nos orçamentos nem com a promessa eleitoral. Tivemos intervenções tecnicamente fortes e construtivas nesta matéria tão relevante. Fomos coerentes. Cumprimos exemplarmente o nosso papel de fiscalização. O nosso sentido de voto, foi sempre o melhor para Celorico de Basto;

- Pugnamos para que a fatura da Água baixasse e se aumentasse a cobertura de Saneamento;

- Antecipamos os problemas com os incêndios que infelizmente assolaram o nosso concelho, com esclarecimentos e propostas para uma efetiva prevenção e proteção contra incêndios;

- Marcamos posição sobre o processo da "Quinta da Agra", pois não tendo havido execução de tão relevante projeto (“AGRA Wine Eco Resort”, um empreendimento turístico de luxo que prometia fazer a diferença com um hotel 5* implantado em pleno vinhedo com uma área de 130.000m2) para o desenvolvimento do concelho e considerando o estímulo atribuído (em 2017), passados tantos anos sem qualquer movimento de execução, está em posse do privado o que é património de todos os Celoricenses.

- Apresentamos propostas para que a oferta turística de Celorico de Basto seja um efetivo motor de desenvolvimento económico no quadro da sustentabilidade, salientando como projeto o Parque Lúdico-pedagógico “Românico dos Pequenitos” com reprodução em miniatura dos monumentos da rota do românico, o que seria absolutamente distintivo no contexto da oferta da rota do românico, produto turístico estruturante da região.

- Defendemos os princípios da Subsidiariedade, descentralização administrativa e da autonomia do poder local, vincando inclusivamente que a transferência das competências para as Juntas de Freguesia deveria ir além da “Limpeza das vias e espaços públicos, sarjetas e sumidouros”, visão redutora do PSD e PS.

- Conseguimos, com proposta nossa, comemorar Abril, com uma sessão da Assembleia Municipal no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril;

- Marcamos posição absolutamente contra a exploração do Lítio no Seixoso e defendemos que se deve urgentemente estudar para habilitar a exploração turística desse património, em parceria com os restantes concelhos envolvidos, pois esta sim poderá trazer impactos positivos para o nosso concelho e para a região;

- Intervimos e demos contributos no domínio da Educação defendendo um adequado planeamento, investimento e gestão neste pilar fundamental do desenvolvimento de Celorico, propondo assegurar que as escolas sejam locais seguros e de qualidade para os alunos e de confiança para os pais; reorganizar a oferta educativa e valorizar o ensino profissional para dar resposta a necessidades e agarrar oportunidades do tecido empresarial no quadro da estratégia municipal, combater o insucesso e abandono escolar, criar emprego e atrair investimento, através de um planeamento concertado, que resulte da reflexão e articulação do sistema de ensino, a associação empresarial e o município;

- Fomos incansáveis com a pasta da Saúde, para garantir o apoio médico alargado no Centro de Saúde e reativar as suas valências do Centro de Saúde, melhorar os horários não só do centro, mas também dos postos médicos e garantir médico de família para todos os Celoricenses;

- Lutamos pela execução da ligação rodoviária, com a construção da variante à ER 101.4, de Agilde a Felgueiras, e, numa segunda fase, a Vila de Celorico a Felgueiras, pela importância estratégica para alavancar o desenvolvimento de Celorico.

- Propusemos criar condições para evitar que os “solos urbanizáveis” passassem a “solo rústico”, com a simplificação do processo de reclassificação de solo rústico público em solo urbano, com a finalidade indispensável para aumentar a disponibilidade de habitação a custos controlados, a muito baixo custo, de particular importância para jovens, no quadro do problema da falta de poder aquisitivo dos para acesso à habitação, da falta de fixação dos nossos jovens.

- Intervimos para a necessidade do município cumprir com evidências de transparência no website municipal, cumprindo com a Dyntra que é uma plataforma colaborativa internacional – de grande referência – para disponibilizar informação sobre Recursos humanos; Grau de acesso a informação pública e compromisso com a cidadania; Transparência Económico-Financeira; Contratação Pública e Urbanismo e Obras Públicas.

- Demos contributos para que se aumentasse o escasso Património Classificado, salientando a importância de classificar a Igreja do Salvador de Ribas, a Igreja do Salvador de Fervença e a Igreja de Santa Maria de Veade, monumentos da Rota do Românico.

Para quem não acompanhou a nossa atividade, pode assistir às reuniões aqui:

https://www.mun-celoricodebasto.pt/municipio/assembleia-municipal/reunioes-da-assembleia/

Estamos certos de que os 1761 Celoricenses que nos deram o seu voto de confiança estarão satisfeitos, ao contrário dos 4818 que escolheram mal, ao eleger o PS para liderar a Assembleia Municipal, e dos 4723 que escolheram o PPD/PSD, cujo cabeça de lista nem sequer assumiu o lugar de deputado. Mas, o trabalho que fizemos foi dedicado à nossa terra, a todos/as os/as Celoricenses.

Somos profissionais de reconhecido valor, e nunca procuramos emprego na política. Servimos Celorico de Basto, sem nunca nos servimos.

Porque no que tange com a vida política não somos, estamos.

Porque a nossa participação política visa dar um contributo cívico e não estar por estar, ou estar a todo o custo para tentar vencer, o que infelizmente é prática dominante.

Porque não nos revemos, de todo, nas candidaturas apresentadas pelos partidos e coligações, que consideramos representarem um retrocesso na Democracia, que não oferecem nem competência nem propostas de valor para desenvolver Celorico de Basto.

Entendemos que a Democracia exige e merece muito mais, pois é do Poder do povo que se trata, e o povo elege os seus representantes para governar na expetativa de terem mais progresso, mais emprego, mais rendimentos, melhores condições de vida.

Ao que Celorico chegou!

Porque não estão reunidas condições para continuar com o movimento CIC.

Porque somos fiéis aos nossos valores.

Não somos candidatos a qualquer lugar nas próximas eleições autárquicas, mas estamos sempre disponíveis para ajudar a nossa terra!

Muito obrigado pela confiança e até sempre!

Um abraço amigo,

Celorico de Basto, 22 de agosto de 2025.

Os deputados CIC,

Pedro Carvalho
Tiago Gonçalves
Filomena Marinho

NOTA DE PESAR É com imenso pesar e profunda tristeza que recebemos hoje a notícia do falecimento do nosso amigo e conter...
27/02/2025

NOTA DE PESAR

É com imenso pesar e profunda tristeza que recebemos hoje a notícia do falecimento do nosso amigo e conterrâneo Doutor Carlos Guimarães.

Carlos Guimarães foi - desde sempre - reconhecido como uma pessoa de caráter exemplar, integro e afável com todos/as ao seu redor, cuja vida foi marcada por uma dedicação incansável à profissão e às causas que defendeu, demonstrando sempre uma integridade e uma paixão que inspiraram todos ao seu redor.

Foi um celoricense de corpo de alma, nunca perdeu a sua ligação à terra que o viu nascer e aqui voltou para se dedicar à causa pública, à defesa do bem comum.

Foi com a sua garra e determinação que foi criado o Movimento de Cidadãos Independentes por Celorico, pelo que hoje queremos homenagear e expressar a nossa maior gratidão por tudo quanto Carlos Guimarães dedicou a este movimento e a Celorico de Basto. A sua jornada foi um exemplo de coragem, resiliência e amor à terra, deixando um legado que a todos nós muito nos honra.

À família, Professora Teresa Nogueira, e filhos Dr. Tiago Nogueira Guimarães e Dr. Diogo Guimarães endereçamos as mais sinceras condolências e pesar por tão grande perda. Que possamos encontrar força na união e na lembrança de um grande homem, cuja luz continuará a brilhar nos nossos corações.

Ao amigo Carlos Guimarães a nossa eterna gratidão.

Nem mais nem menos do que a proposta CIC, que na anterior reunião de câmara (6/4/2023) foi reprovada pelo PS com abstenç...
24/04/2023

Nem mais nem menos do que a proposta CIC, que na anterior reunião de câmara (6/4/2023) foi reprovada pelo PS com abstenção do PSD.

PSD, que nessa ocasião apresentava e retirou uma proposta em tudo semelhante á do PS, de dar uns 15 anos á incumpridora para…cumprir😂😂

A oposição é MOVIMENTO CIC.
Apoia o que é de apoiar…. Só.
Não tem comprometimentos.

Afinal, o movimento CIC tinha razão. Aos Celoricenses o que é dos Celoricenses.

Bom 25 de Abril.

08/04/2023

O PS no executivo municipal, reprovou ontem a proposta CIC para que a Quinta da Agra voltasse á propriedade do município.

E quis aprovar uma proposta própria, SEM QUE ALGUÉM O REQUERESSE, pela qual fazia tábua rasa do preço da Quinta😖😣 e dava á empresa abusiva e milionariamente beneficiada, prazos muito generosos, para poder construir o prometido em 2016.

Entendemos que esse irrisório preço deve determinar a reversão do negócio.

Porque não se fez um caderno de encargos e um concurso ou algo plural e transparente?
Porque se DERAM MILHÕES SEM CONTRAPARTIDAS?

São muito solidários estes vereadores socialistas.
Muito solidários com o Presidente da Mesa da Assembleia Municipal e com os seu sócios que defendem no seu manifesto, ser pessoas sérias e honestas.

Então se outros Celoricenses ou outros investidores ficassem com a Quinta para o mesmo investimento, necessariamente não tinham essa qualidade?

Ou a seriedade é privativa dos negócios e interesses socilistas cá do Burgo.

F**a o lamento pela preterição do interesse público em favor dos interesse PS dos amigos.

Boa Páscoa

O movimento CIC, propôs e viu aprovada, por unanimidade, na reunião de câmara de 2/11/2022, a taxação condigna da explor...
08/11/2022

O movimento CIC, propôs e viu aprovada, por unanimidade, na reunião de câmara de 2/11/2022, a taxação condigna da exploração do aterro de Codeçoso.
Celorico ganha assim importante reforço do seu orçamento.
É importante dar subsídios, mas mais importante é criar receitas, porque sem receitas não há investimento nem subsídios.

É possível um concelho melhor.

Endereço

Celorico De Basto

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Cidadãos Independentes por Celorico de Basto publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar