Centro de Convívio - Fundação Abreu Callado

Centro de Convívio - Fundação Abreu Callado O Centro de Convívio e Apoio Social Eng.º João Antunes Tropa, foi criado pela Fundação Abreu Callado em 1990.

Com instalações próprias, destina-se a pessoas de ambos os sexos, residentes na freguesia de Benavila, quer tenham sido trabalhadores ao não da Fundação Abreu Callado.
É uma resposta Social que satisfaz as necessidades da população idosa, possibilitando-lhe, através de actividades de Animação Sociocultural, momentos que favorecem o bem-estar físico, psicológico e social. Ao mesmo tempo ajuda a com

bater o isolamento e dá oportunidade aos Utentes de integrarem um espaço de convívio e de partilha de saberes e experiências. Esta estrutura social representa um contributo fundamental para melhorar a qualidade de vida dos idosos. Objetivos
Valorizar e dignificar a terceira idade, contribuindo para o desenvolvimento normal do processo de envelhecimento;
Facultar apoio social e acompanhamento psicológico aos reformados e idosos;
Proporcionar atividades de lazer e entretenimento, através de atividades lúdico-recreativas e culturais;
Promover lanches-convívio, para proporcionar e incentivar a convivência entre os Utentes do Centro. Funcionamento e Horários
As atividades e serviços de apoio do Centro de Convívio e Apoio Social Eng.º João Antunes Tropa funcionam de segunda a sexta-feira, para atendimento e acompanhamento aos Utentes, das 09h30m às 18h00;
O Serviço de limpeza e desinfeção funciona de segunda a sexta, das 9h00m às 18h00m;
O Serviço de Bar e a utilização das salas de convívio funcionam de segunda a sexta, das 12h30m às 18h00m;
O horário de fornecimento dos lanches-convívio é entre as 15h30m e as 17h00m

29/04/2026
Feira dos Doces da Páscoa – Sabores e TradiçõesEntre os dias 30 de março e 1 de abril, das 12h30 às 17h30, o Centro de C...
10/04/2026

Feira dos Doces da Páscoa – Sabores e Tradições

Entre os dias 30 de março e 1 de abril, das 12h30 às 17h30, o Centro de Convívio promoveu a atividade “Feira dos Doces da Páscoa – Sabores e Tradições”, proporcionando momentos de partilha, convívio e valorização das tradições locais.

Ao longo destes dias, os utentes envolveram-se com grande dedicação na preparação de diversos doces e bolos caseiros, colocando em prática saberes e receitas tradicionais.

Os produtos confecionados foram posteriormente expostos e vendidos numa banca. Esta iniciativa revelou-se um verdadeiro sucesso, não só pela qualidade e variedade dos bolos apresentados, mas também pelo entusiasmo e empenho demonstrados pelos utentes, promovendo o envelhecimento ativo.

O Centro de Convívio agradece a todos os utentes envolvidos pela sua dedicação e a todos os que visitaram e apoiaram esta iniciativa, contribuindo para manter vivas as tradições e os sabores da Páscoa.

10/04/2026

Caminhar pela História

No passado dia 24 de março, pelas 14h30, o Centro de Convívio promoveu a atividade “Caminhar pela História”, proporcionando aos participantes uma tarde enriquecedora, aliando a prática de atividade física ao conhecimento histórico local.

A iniciativa consistiu numa caminhada guiada por percursos de relevância histórica na vila de Avis, onde os participantes tiveram a oportunidade de visitar e conhecer locais emblemáticos como a igreja do convento, a Torre da Rainha, a envolvente da muralha do Convento de São Bento de Avis e a cisterna, valorizando assim o património histórico e cultural da nossa terra.

A atividade contou com as explicações ao vivo do Professor de História José Ramiro, que, de forma clara e envolvente, partilhou o seu conhecimento, despertando o interesse e a curiosidade de todos os presentes ao longo do percurso.

Esta iniciativa revelou-se um verdadeiro sucesso, promovendo não só o convívio e o bem-estar físico, mas também a valorização da identidade cultural e histórica da comunidade.

O Centro de Convívio deixa um especial agradecimento ao Professor José Ramiro pela sua disponibilidade e dedicação, bem como ao Posto de Turismo de Avis, em especial à técnica Ana Godinho, pelo apoio e colaboração na realização desta atividade.

Caminhar pela HistóriaNo passado dia 24 de março, pelas 14h30, o Centro de Convívio promoveu a atividade “Caminhar pela ...
10/04/2026

Caminhar pela História

No passado dia 24 de março, pelas 14h30, o Centro de Convívio promoveu a atividade “Caminhar pela História”, proporcionando aos utentes uma tarde enriquecedora, aliando a prática de atividade física ao conhecimento histórico local.

A iniciativa consistiu numa caminhada guiada por percursos de relevância histórica na vila de Avis, onde os participantes tiveram a oportunidade de visitar a igreja do convento, a Torre da Rainha, a envolvente da muralha do Convento de São Bento de Avis e a cisterna, valorizando assim o património histórico e cultural da nossa terra.

A atividade contou com as explicações ao vivo do Professor de História José Ramiro, que, de forma clara e envolvente, partilhou o seu conhecimento, despertando o interesse e a curiosidade de todos os presentes ao longo do percurso.

Esta iniciativa revelou-se um verdadeiro sucesso, promovendo não só o convívio e o bem-estar físico, mas também a valorização da identidade cultural e histórica da comunidade.

O Centro de Convívio deixa um especial agradecimento ao Professor José Ramiro pela sua disponibilidade e dedicação, bem como ao Posto de Turismo de Avis, em especial à técnica Ana Godinho, pelo apoio e colaboração na realização desta atividade.

10/04/2026

Hola, Amigos! – Espanhol para a Melhor Idade

No passado dia 18 de março, pelas 14h30, o Centro de Convívio dinamizou a atividade “Hola, Amigos! – Espanhol para a Melhor Idade”, proporcionando aos nossos utentes uma experiência enriquecedora e cheia de boa disposição.

A sessão, orientada pela professora de espanhol Isabel Benavente, contou também com a presença dos seus alunos, Paulo Vicente e Leonor, que colaboraram ativamente na dinamização da atividade. Em conjunto, proporcionaram um primeiro contacto com a língua e cultura espanholas, de forma simples, acessível e bastante divertida.

Ao longo da sessão, os participantes tiveram a oportunidade de aprender saudações, expressões do dia a dia e algumas curiosidades sobre Espanha, sempre num ambiente descontraído, interativo e participativo.

Esta iniciativa revelou-se um verdadeiro sucesso, não só pelo entusiasmo demonstrado por todos, mas também pela forma como contribuiu para estimular a mente, promover a aprendizagem ao longo da vida e incentivar o convívio entre os participantes.

O Centro de Convívio deixa um especial agradecimento à professora Isabel Benavente, bem como aos seus alunos Paulo Vicente e Leonor, pela sua disponibilidade, dedicação e simpatia, que tornaram esta atividade ainda mais especial e memorável para todos os participantes.

Hola, Amigos! – Espanhol para a Melhor IdadeNo passado dia 18 de março, pelas 14h30, o Centro de Convívio dinamizou a at...
10/04/2026

Hola, Amigos! – Espanhol para a Melhor Idade

No passado dia 18 de março, pelas 14h30, o Centro de Convívio dinamizou a atividade “Hola, Amigos! – Espanhol para a Melhor Idade”, proporcionando aos nossos utentes uma experiência enriquecedora e cheia de boa disposição.

A sessão, orientada pela professora de espanhol Isabel Benavente, contou também com a presença dos seus alunos, Paulo Vicente e Leonor, que colaboraram ativamente na dinamização da atividade. Em conjunto, proporcionaram um primeiro contacto com a língua e cultura espanholas, de forma simples, acessível e bastante divertida.

Ao longo da sessão, os participantes tiveram a oportunidade de aprender saudações, expressões do dia a dia e algumas curiosidades sobre Espanha, sempre num ambiente descontraído, interativo e participativo.

Esta iniciativa revelou-se um verdadeiro sucesso, não só pelo entusiasmo demonstrado por todos, mas também pela forma como contribuiu para estimular a mente, promover a aprendizagem ao longo da vida e incentivar o convívio entre os participantes.

O Centro de Convívio deixa um especial agradecimento à professora Isabel Benavente, bem como aos seus alunos Paulo Vicente e Leonor, pela sua disponibilidade, dedicação e simpatia, que tornaram esta atividade ainda mais especial e memorável para todos os participantes.

08/04/2026

Torneio de Matraquilhos – Gerações em Campo

Hoje o nosso Centro de Convívio encheu-se de sorrisos, partilhas e muita animação com o Torneio de Matraquilhos – Gerações em Campo

Entre jogadas, gargalhadas e momentos de saudável competição, o mais importante foi mesmo o convívio entre diferentes gerações, mostrando que a diversão não tem idade

Agradecemos a todos os participantes pelo espírito desportivo e fair play, que tornaram este dia ainda mais especial!

Um agradecimento especial também à Biblioteca Municipal José Saramago e à Ludoteca Municipal Dr. João Joaquim Vilela Brazão pela parceria nesta iniciativa tão bonita

Foi, sem dúvida, um dia cheio de energia, alegria e boas memórias que ficarão no coração de todos! Biblioteca Municipal José Saramago em Avis Dadinha Pais Helena Raimundo Rosado

Torneio de Matraquilhos – Gerações em Campo Hoje o nosso Centro de Convívio encheu-se de sorrisos, partilhas e muita ani...
08/04/2026

Torneio de Matraquilhos – Gerações em Campo

Hoje o nosso Centro de Convívio encheu-se de sorrisos, partilhas e muita animação com o Torneio de Matraquilhos – Gerações em Campo

Entre jogadas, gargalhadas e momentos de saudável competição, o mais importante foi mesmo o convívio entre diferentes gerações, mostrando que a diversão não tem idade

Agradecemos a todos os participantes pelo espírito desportivo e fair play, que tornaram este dia ainda mais especial!

Um agradecimento especial também à Biblioteca Municipal José Saramago e à Ludoteca Municipal Dr. João Joaquim Vilela Brazão pela parceria nesta iniciativa tão bonita

Foi, sem dúvida, um dia cheio de energia, alegria e boas memórias que ficarão no coração de todos!

10/03/2026

Segredos da Terra: Uma Viagem pela Arqueologia de Avis
O Centro de Convívio – Fundação Abreu Callado promoveu uma visita ao Centro de Arqueologia de Avis (CAA), numa atividade intitulada “Segredos da Terra: Uma Viagem pela Arqueologia de Avis”.
Durante a iniciativa, o Laboratório do CAA transformou-se num pequeno auditório para acolher os utentes do Centro de Convívio, proporcionando um momento de aprendizagem e partilha sobre a história e a arqueologia do concelho.
A sessão foi conduzida pela arqueóloga Ana Ribeiro, que apresentou de forma clara e interessante alguns dos principais achados arqueológicos do concelho, bem como o importante trabalho de investigação e preservação do património local. Ao longo da conversa, os participantes ficaram a conhecer melhor a ocupação do território de Avis desde o Paleolítico até ao período Medieval, numa verdadeira viagem pelas origens da nossa região.
A atividade foi marcada pelo interesse, curiosidade e participação dos utentes, constituindo uma oportunidade enriquecedora de aproximar a comunidade do património histórico local, aliando conhecimento, cultura e convívio.
O Centro de Convívio agradece ao Centro de Arqueologia de Avis pela forma como acolheu esta iniciativa, e um especial agradecimento à arqueóloga Ana Ribeiro pela disponibilidade e pela partilha de conhecimento, que tanto enriqueceu todos os presentes.

Segredos da Terra: Uma Viagem pela Arqueologia de AvisO Centro de Convívio – Fundação Abreu Callado promoveu uma visita ...
10/03/2026

Segredos da Terra: Uma Viagem pela Arqueologia de Avis

O Centro de Convívio – Fundação Abreu Callado promoveu uma visita ao Centro de Arqueologia de Avis (CAA), numa atividade intitulada “Segredos da Terra: Uma Viagem pela Arqueologia de Avis”.

Durante a iniciativa, o Laboratório do CAA transformou-se num pequeno auditório para acolher os utentes do Centro de Convívio, proporcionando um momento de aprendizagem e partilha sobre a história e a arqueologia do concelho.
A sessão foi conduzida pela arqueóloga Ana Ribeiro, que apresentou de forma clara e interessante alguns dos principais achados arqueológicos do concelho, bem como o importante trabalho de investigação e preservação do património local. Ao longo da conversa, os participantes ficaram a conhecer melhor a ocupação do território de Avis desde o Paleolítico até ao período Medieval, numa verdadeira viagem pelas origens da nossa região.
A atividade foi marcada pelo interesse, curiosidade e participação dos utentes, constituindo uma oportunidade enriquecedora de aproximar a comunidade do património histórico local, aliando conhecimento, cultura e convívio.
O Centro de Convívio agradece ao Centro de Arqueologia de Avis pela forma como acolheu esta iniciativa, e um especial agradecimento à arqueóloga Ana Ribeiro pela disponibilidade e pela partilha de conhecimento, que tanto enriqueceu todos os presentes.

Endereço

Rua Luis De Camoes N. 109
Benavila
7480-222

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Centro de Convívio - Fundação Abreu Callado publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar

Categoria