30/01/2026
📌 Esta publicação é profundamente insuficiente para a gravidade da situação que a população de Santiago Maior está a viver!
Um corte de energia prolongado, sem qualquer previsão de resolução, não pode ser comunicado com um simples aviso genérico e burocrático.
A Câmara limita-se a dizer que “os problemas persistem” e que “não há previsão”, sem explicar o que falhou, porque falhou, há quanto tempo se conhece o problema e que medidas concretas estão a ser tomadas para proteger os habitantes, especialmente idosos, doentes, comerciantes, agricultores e famílias com crianças.
Falar em “acompanhamento próximo e constante” sem apresentar resultados práticos soa a vazio para quem está dias sem eletricidade, a perder alimentos, rendimento e condições básicas de conforto e segurança.
A população não precisa apenas de acompanhamento precisa de respostas, prazos, alternativas e apoio real.
Além disso, a ausência de informação regular e detalhada transmite desorganização e falta de liderança. Em situações de emergência, a comunicação deve ser transparente, frequente e orientada para as pessoas, não apenas para “cumprir calendário”.
O problema da eletricidade já se arrasta desde quarta-feira. Há bens alimentares a estragarem-se nas arcas e frigoríficos, eletrodomésticos já danificados em muitas habitações. Para não falar do lar de idosos, farmácia, centro escolar, padarias, queijarias, cafés, etc... Calculamos que algumas dessas infraestruturas tenham geradores, mas....até quando?
A título de exemplo, e numa situação semelhante, no concelho vizinho de Reguengos de Monsaraz, no ano passado, em poucas horas vieram vários geradores da E Redes para a população não estar sem energia elétrica, enquanto a avaria foi reparada.
Perguntamos:
📍A Câmara Municipal já efetuou algumas diligências junto da E Redes, para encontrar uma solução até que o problema esteja resolvido?
📍Existem, nas aldeias, locais onde as pessoas se possam deslocar para aquecer alimentos, carregar telemóveis, e guardar bens alimentares em arcas frigoríficas?
📍Ou a população de Santiago Maior vai estar sem eletricidade por tempo indeterminado?
Sabemos que não basta fazer o que determina o Comunicado da Câmara: "reportar os problemas ao Município pelas vias habituais".
Santiago Maior merece que lhe sejam dadas soluções e ajudas no terreno, merece que sejam minimizados todos os estragos e mais do que comunicados formais:
MERECE RESPEITO, CLAREZA E AÇÃO!