07/05/2025
Ontem, 06 de maio, aconteceu a Rodada de Conversa sobre a Diabetes, promovida pelo Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Prefeitura Municipal de Cantá e Associação dos Diabéticos de Roraima (ADR).
Estiveram presentes mais de 50 participantes, entre eles os idosos do grupo Girassol, que trocaram experiências e informações valiosas sobre o cuidado com a saúde.
A Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Esther Andrade, que é diabética, agradeceu a presença de todos, enfatizou a importância desse encontro considerando que o tema deve ser tratado pelo poder público com todo cuidado necessário, oportunizando o acesso aos serviços de saúde de qualidade garantindo os direitos preconizados em leis.
A médica do Município, Dra. Liana, conduziu uma palestra sobre os tipos de diabetes, as consequências da doença, os exames essenciais para o monitoramento, como a hemoglobina glicada a cada 6 meses. Também falou sobre a importância da alimentação saudável, o cuidado com a quantidade de frutas ingeridas devido a frutose que é o açúcar natural das frutas, a indispensável prática regular de atividade física, entre outros pontos fundamentais para a qualidade de vida dos pacientes.
A presidente da Associação dos Diabéticos de Roraima, Iloneidi Cardoso, é diabética tipo 1 desde a infância e faz uso de bomba de insulina, destacou a importância de uma rede de apoio e do acesso aos insumos adequados para o controle da doença, bem como a distribuição gratuita dos medicamentos, aparelhos e fitas de glicemia garantido pela lei nº 11.347.
A ADR está cadastrando todos os diabéticos do Estado de Roraima para fortalecer a luta pelos direitos negligenciados e para que a ajuda conquistada chegue a todos. Outro tema abordado, que está sendo acompanhado de perto pela associação é o Centro de Referência ao Diabético, em fase de projeto, junto ao Governo do Estado e que oferecerá atendimento especializado e acompanhamento multidisciplinar aos diabéticos, se construído, será um sonho realizado e um grande avanço para a saúde da comunidade diabética.
Aos presentes no evento, a Associação dos Diabéticos sorteou cinco kits de glicemia capilar com aparelho, fitas e lancetas.