06/07/2020
Condecorados 12 veteranos da Luta de Libertação
A Secretária de Estado Elisa Zacarias dirigiu as cerimônias de condecoração de 12 veteranos da luta de libertação no dia 25 de Junho do ano 2020 na Cidade de Tete, por ocasião dos 45 anos da Independência nacional.
A cerimónia teve início com a deposição da coroa de flores, em memória aos heróis perecidos na guerra de libertação e em várias formas da luta clandestina incluído frentes da produção para dignificar a pátria, nossa auto-estima e orgulho da moçambicanidade.
Destes estiveram presentes apenas 6 combatentes, devido as medidas de prevenção do novo Coronavirus.
Na ocasião, Elisa Zacarias endereça saudações a todos os presentes, e especialmente em nome pessoal e dos Serviços de Representação do Estado em Tete, ao mais alto magistrado da nação moçambicana e comandante em chefe, Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República de Moçambique, pela maneira sábia, com que tem dirigido a nação moçambicana, comprometendo-se na manutenção da paz, através do diálogo permanente com todas forças vivas da sociedade em prol do bem-
O dia 25 de Junho de 2020, é celebrado pela passagem dos 45 anos de Independência Nacional contra o colonialismo português. Foi neste dia em que o hastear da bandeira da nossa primeira República, simbolizou o fruto do movimento de libertação nacional que congregou esforços de moçambicanas e moçambicanos diferentes em atitudes, origens étnicas e crenças religiosas.
O 25 de Junho, é sem dúvida, o símbolo da maior conquista dos moçambicanos pela Independência. É o resultado das diferentes batalhas, lutas e reivindicações comoː A revolta de Chai à Chinavane, da Resistência de Bárue à Wiriamo, de Nhaminga à Mueda, da greve dos estivadores do cais de Lourenço Marques entre outras manifestações de repúdio perpretados pelo colonialismo.