16/04/2026
💧 💧RECURSOS HÍDRICOS LIDERAM DIÁLOGO REGIONAL SOBRE ESTABELECIMENTO DA COMISSÃO DA BACIA DO ROVUMA 🏆 👉
A Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos (DNGRH) participa de 16 a 17 de abril na cidade de Lilongwe, República do Malawi, no diálogo sobre os Acordos de Estabelecimento e de Acolhimento da futura Comissão do Curso de Água da Bacia do Rio Rovuma, que conta com a presença de representantes do governo de Malawi, Moçambique e outras organizações interessadas.
Em representação do sector de recursos hídricos, o Director Nacional de Gestão de Recursos Hídricos, Agostinho Vilanculos, na qualidade de Presidente da Comissão Conjunta de Gestão e Desenvolvimento da Bacia do Rovuma, orientou a sessão de abertura do encontro, sublinhando a importância de acelerar os entendimentos institucionais para garantir uma gestão coordenada, sustentável e pacífica dos recursos hídricos partilhados entre os Estados membros.
Durante os dois dias de trabalho, os representantes dos países membros analisam os instrumentos jurídicos e administrativos que irão formalizar a criação da Comissão, incluindo os mecanismos de funcionamento, acolhimento institucional e os próximos passos para a cerimónia de assinatura prevista para Maputo. O encontro inclui igualmente sessões técnicas reservadas para harmonização dos textos e alinhamento das posições nacionais.
No encerramento da reunião, Moçambique volta a assumir um papel central com a presidência da sessão final dedicada à apreciação dos consensos alcançados e definição das etapas subsequentes, reforçando o compromisso do país com a diplomacia da água e com o fortalecimento da cooperação transfronteiriça na bacia do Rio Rovuma.