17/12/2025
SECTOR DE EDUCAÇÃO EM CUAMBA CAPACITA GESTORES ESCOLARES NO PREENCHIMENTO DO MAPA DE APROVEITAMENTO ESCOLAR
Cuamba,17 de Dezembro de 2025 –O Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia de Cuamba realizou, nesta quarta-feira, uma capacitação dirigida aos gestores escolares sobre o preenchimento do Mapa de Aproveitamento Escolar, ferramenta essencial para o registo, análise e monitorização do desempenho académico dos alunos em todas as escolas do distrito.
A iniciativa visa uniformizar os procedimentos administrativos e pedagógicos, garantindo que os dados recolhidos sejam precisos, coerentes e fiéis à realidade escolar, permitindo à Direcção Distrital uma tomada de decisão mais informada e estratégica.
Na ocasião, o Chefe da Repartição de Administração e Planificação,Moisés Vicente Chimoco, que conduziu o acto em representação do Director do SDEJT, Amado Assique, destacou a relevância desta capacitação no fortalecimento da qualidade e confiabilidade da informação escolar.
“Esta capacitação é fundamental para assegurar que o Mapa de Aproveitamento Escolar seja preenchido corretamente. Com dados fidedignos, poderemos avaliar de forma realista o rendimento dos alunos, identificar desafios e apoiar o planeamento de intervenções pedagógicas mais eficazes”, afirmou Chimoco, sublinhando que a acção contribui para uma gestão escolar mais transparente e responsável.
Durante o encontro, os gestores escolares foram orientados sobre os critérios de preenchimento, organização dos registos e análise dos resultados, de forma a promover uma cultura de rigor e eficiência na gestão educacional do distrito.
A terminar a sua intervenção, Moisés Chimoco apelou a todos os presentes para uma participação activa e comprometida, reforçando que o sucesso da capacitação depende do engajamento de cada gestor na implementação das boas práticas aprendidas.
# VAMOS TRABALHAR
# POR UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, PATRIÓTICA E DE QUALIDADE