31/05/2026
*_Educação em Manica_ // _RUMO À FASE NACIONAL: MANICA ENCERRA O XXIII FESTIVAL DOS JOGOS DESPORTIVOS ESCOLARES COM O DISTRITO DE MOSSURIZE NO TOPO_*
Caiu oficialmente o pano neste sábado (30.05.2026) o *XXIII Festival Provincial dos Jogos Desportivos Escolares Manica-2026* que decorreu em vanduzi e Chimoio, nos dias 24 à 30 de Maio corrente, numa cerimónia de encerramento orientada pelo excelentíssimo *Director Provincial de Educação de Manica, Tiago Tendai Chingore,* em representação de *Sua Excia FRANCISCA TOMÁS, Governadora da Província.* Durante o acto, o dirigente declarou encerrada a competição que juntou mais de 1700 estudantes-atletas, técnicos e treinadores, dos 12 distritos da província, *destacando o espírito de união, disciplina e talento demonstrado ao longo do festival.*
É de frisar que o distrito de *Mossurize foi consagrado vencedor absoluto* da presente edição, enquanto *Tambara recebeu o prémio Fair Play* pelo seu exemplar comportamento desportivo. A cerimónia contou com a presença de directores distritais de Educação, Juventude e Tecnologia, Director Provincial de Juventude, Emprego e Desporto e Administrador do distrito de Vanduzi. Na sua intervenção, *Tiago Chingore* agradeceu o empenho e dedicação dos atletas, treinadores e organizadores, enaltecendo o sucesso do evento. O dirigente dirigiu ainda palavras de incentivo aos atletas seleccionados para representar a província de Manica na fase nacional, apelando para que reforcem os treinos e continuem a trabalhar com determinação, de modo a dignificar a província na próxima etapa da competição.
_"Desporto escolar conservando a Biodiversidade"_
_DPE//Comunicação e Imagem_