13/05/2026
GOVERNO RECONHECE PAPEL CRUCIAL DOS ENFERMEIROS NOS CUIDADOS DE SAÚDE
O Secretário de Estado, Lourenço Mateus Lindonde, afirmou nesta quarta-feira, 13 de Maio, durante a saudação aos enfermeiros por ocasião do Dia Internacional do Enfermeiro, que os profissionais de enfermagem continuam a ser símbolo de esperança, resiliência e compromisso com a vida humana, mesmo diante de desafios como pandemias, doenças crónicas, desastres naturais e dificuldades económicas.
Na ocasião, o dirigente reconheceu os desafios enfrentados diariamente pelos profissionais de enfermagem, que muitas vezes trabalham em condições adversas, mas mantêm o espírito de missão e amor ao próximo, sendo a linha da frente na prestação dos cuidados de saúde.
Lindonde destacou ainda que o Governo está a trabalhar para retomar os actos administrativos na função pública, apelando à calma, paciência e ao espírito humanista que sempre caracterizou os enfermeiros.
Por fim, reafirmou o compromisso do Governo em continuar a apoiar os profissionais de saúde, promovendo melhores condições de trabalho e defendendo um atendimento humanizado, afirmando que investir nos enfermeiros é investir na vida e no futuro da nossa província e do país._