Prefeitura de Xanxerê

Prefeitura de Xanxerê Prefeitura Municipal de Xanxerê Informações relevantes da Prefeitura de Xanxerê

31/05/2026
Rodovia XRE-200 terá fechamento parcial para obras de asfaltamento a partir de segunda-feiraA Prefeitura de Xanxerê info...
29/05/2026

Rodovia XRE-200 terá fechamento parcial para obras de asfaltamento a partir de segunda-feira

A Prefeitura de Xanxerê informa que, a partir da próxima segunda-feira, dia 1º de junho, haverá fechamento parcial, por trechos, da Rodovia Municipal XRE-200, no acesso à Linha Invernadinha, para execução da aplicação da camada asfáltica.

Os serviços serão realizados no sentido Comunidade da Linha Invernadinha até a ponte sobre o Rio Ditinho, localizada no final da Rua Batista Fabrizio, no Bairro Santa Cruz.

Durante a execução das obras, o trânsito funcionará no sistema “Pare e Siga”, com orientação e auxílio das equipes do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUT), visando garantir a segurança dos motoristas e trabalhadores.

A previsão é de que os trabalhos tenham duração aproximada de duas semanas. No entanto, o cronograma poderá sofrer alterações conforme as condições climáticas, sendo que os serviços serão executados sempre que o tempo permitir.

A Administração Municipal solicita a compreensão dos motoristas e moradores, reforçando a importância da atenção redobrada ao trafegar pelo trecho em obras.

Escolas de Xanxerê participam do Projeto “Gincana Fiscal” com foco em educação fiscal sustentávelEm parceria com o NAF (...
29/05/2026

Escolas de Xanxerê participam do Projeto “Gincana Fiscal” com foco em educação fiscal sustentável

Em parceria com o NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal) da UNOESC, Receita Federal do Brasil e Secretaria de Educação de Xanxerê, através das escolas Janete Cassol e Nossa Senhora Aparecida estão participando do Projeto “Gincana Fiscal”, envolvendo estudantes matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental.

Neste ano, o projeto traz como temática “Educação Fiscal Sustentável: O Custo do Planeta”, promovendo reflexões sobre cidadania, sustentabilidade, responsabilidade social e a importância da contribuição tributária para o desenvolvimento da sociedade.

O principal objetivo da iniciativa é estimular a convivência social a partir do entendimento da pluralidade do ambiente social e da liberdade de expressão dos diferentes segmentos da sociedade, por meio da execução das tarefas propostas ao longo da gincana.

Além disso, o projeto busca promover ações voltadas à conscientização sobre a importância do pagamento dos tributos como instrumento para o pleno exercício da cidadania, fortalecendo a percepção dos estudantes sobre os mecanismos de controle da gestão pública e o retorno dos recursos arrecadados para a comunidade.

A proposta também incentiva o desenvolvimento artístico-cultural dos participantes, além de trabalhar liderança, motivação, espírito de equipe e ações de educação fiscal e cidadania.

A gincana será dividida em cinco tarefas, realizadas mensalmente. Como primeira atividade, as equipes precisaram escolher um nome que representasse seus ideais e objetivos dentro do projeto.

A equipe da Escola Janete Cassol escolheu o nome “Os ReciclAção”, enquanto a equipe da Escola Nossa Senhora Aparecida definiu o nome “Tributo ao Futuro”.

Alunos da EMEB Pequeno Príncipe aprendem matemática através de jogos de XadrezNesta quinta-feira (28), alunos do quinto ...
29/05/2026

Alunos da EMEB Pequeno Príncipe aprendem matemática através de jogos de Xadrez

Nesta quinta-feira (28), alunos do quinto ano da EMEB Pequeno Príncipe tiveram a oportunidade de praticar o conteúdo das aulas de matemática jogando xadrez. A atividade abordou os assuntos de coordenadas, localização, linhas e colunas presentes no capítulo quatro do material didático da disciplina.

Inicialmente, os alunos conheceram a organização do tabuleiro de xadrez, compreendendo que ele é formado por linhas e colunas identificadas por meio de números e letras. Também puderam entender como localizar uma peça através das coordenadas, que reúnem as letras e os números de identificação, como A1, B4 e D5.

Além disso, conheceram mais sobre o jogo e características como o nome das peças, os movimentos e algumas estratégias utilizadas. Habilidades como o raciocínio lógico, concentração, estratégia, resolução de problemas, respeito às regras e convivência em grupo também foram desenvolvidas.

A atividade foi pensada pelo professor Thiago Bisolo, junto da estagiária Kerlin, que buscaram proporcionar aos estudantes uma experiência lúdica e significativa de aprendizagem. Os estudantes demonstraram interesse e curiosidade em compreender como cada peça se movimenta, realizando observações, hipóteses e trocas de ideias entre os colegas.

Futebol masculino sub-14 disputa confrontos pela Super Copa neste domingoNeste domingo (31), a equipe de futebol masculi...
29/05/2026

Futebol masculino sub-14 disputa confrontos pela Super Copa neste domingo

Neste domingo (31), a equipe de futebol masculino sub-14 de Xanxerê entra em campo pela Super Copa da modalidade. O município participa de duas partidas, que serão sediadas no Estádio Municipal Josué Anonni.

O primeiro confronto do time xanxerense está marcado para às 14h, contra a equipe de Xaxim. O segundo acontece às 16h30, contra o time de Guaraciaba. O responsável por comandar os atletas de Xanxerê é o professor Arisson Tosatti.

Prefeitura de Xanxerê realiza Semana do MEI com capacitações e orientações aos empreendedoresA Prefeitura de Xanxerê, po...
29/05/2026

Prefeitura de Xanxerê realiza Semana do MEI com capacitações e orientações aos empreendedores

A Prefeitura de Xanxerê, por meio da Sala do Empreendedor, promoveu de 25 a 29 de maio a Semana do MEI, com uma programação especial voltada ao fortalecimento dos pequenos negócios e ao incentivo ao empreendedorismo no município.

Durante toda a semana, foram realizadas diversas ações para apoiar os microempreendedores individuais e empresários locais, incluindo consultorias, workshop, orientações financeiras, parcerias voltadas ao crédito, premiações, além de momentos de troca de conhecimento e geração de oportunidades.

A iniciativa teve como objetivo oferecer suporte aos empreendedores, contribuindo para o desenvolvimento dos negócios e estimulando a busca por capacitação e inovação no mercado local.

A programação foi preparada especialmente para aproximar os empreendedores dos serviços oferecidos pelo município, auxiliando tanto quem já possui empresa quanto quem deseja iniciar o próprio negócio.

Além das atividades realizadas ao longo da semana, a Sala do Empreendedor reforça que os microempreendedores individuais que ainda não fizeram a Declaração Anual do MEI podem procurar atendimento para regularizar a situação dentro do prazo.

Audiência pública demonstra crescimento das finanças municipais no 1º quadrimestre de 2026A Administração Municipal real...
29/05/2026

Audiência pública demonstra crescimento das finanças municipais no 1º quadrimestre de 2026

A Administração Municipal realizou na manhã desta sexta-feira (29) uma audiência pública para avaliação do cumprimento das metas fiscais referentes ao 1º quadrimestre de 2026.

Conforme os dados apresentados, a arrecadação municipal fechou o período em R$ 94.625.211,58, enquanto as despesas totalizaram R$ 93.896.146,80. A diferença entre receitas e despesas resultou em um superávit financeiro de R$ 729.064,78.

Na área da saúde, a aplicação de recursos ultrapassou os R$ 17 milhões, atingindo o percentual de 26,72%, índice bem superior ao mínimo constitucional de 15% exigido por lei. Os números demonstram o fortalecimento dos investimentos no setor e o compromisso da Administração Municipal com a ampliação e manutenção dos serviços prestados à população.

Já na educação, o município aplicou mais de R$ 15 milhões, alcançando índice de 22,71% em manutenção e desenvolvimento do ensino. Embora o percentual esteja abaixo dos 25% exigidos constitucionalmente, a Administração destacou que os índices são acompanhados ao longo do exercício e serão ajustados até o fechamento anual.

Em relação ao Fundeb, os investimentos destinados à remuneração dos profissionais da educação superaram o mínimo obrigatório de 70%, chegando a 121,27%, com mais de R$ 15 milhões aplicados.

Durante a audiência pública também foi apresentado um comparativo das receitas municipais entre os anos de 2022 e 2026. Os números apontam crescimento consistente das finanças do município ao longo dos últimos anos.

A arrecadação do primeiro quadrimestre, que em 2022 era de cerca de R$ 81 milhões, passou para mais de R$ 94 milhões em 2026. Já a receita corrente líquida evoluiu de aproximadamente R$ 69 milhões para mais de R$ 92 milhões no mesmo período.

Os investimentos em saúde e educação também apresentaram crescimento significativo. Na saúde, o índice de aplicação passou de 17,93% em 2021 para 26,72% no primeiro quadrimestre de 2026. Na educação, o percentual evoluiu de 14,08% em 2021 para 22,71% em 2026.

💉 Atenção, Xanxerê!A vacina contra a gripe está liberada para TODAS as faixas etárias.A vacinação está disponível nas un...
29/05/2026

💉 Atenção, Xanxerê!

A vacina contra a gripe está liberada para TODAS as faixas etárias.

A vacinação está disponível nas unidades com sala de vacina: Castelo Branco, São Romero, Vista Alegre, Esportes, Nossa Senhora de Lourdes, Vila Sésamo e Hélio Ortiz das 7h45 às 11h15 e das 13h às 16h45.

Vacinar é um ato de cuidado com você, sua família e toda a comunidade.

Não deixe para depois. Vacine-se!

Curso de Artesanato Patch encanta alunas já na primeira aula em XanxerêUm ambiente repleto de cores, criatividade e muit...
28/05/2026

Curso de Artesanato Patch encanta alunas já na primeira aula em Xanxerê

Um ambiente repleto de cores, criatividade e muita alegria marcou o início das aulas do curso de Artesanato Patch, promovido pela Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer. O primeiro encontro superou as expectativas e revelou não apenas o talento das participantes, mas também o entusiasmo de quem encontrou na arte manual uma nova forma de expressão, aprendizado e convivência.

As oficinas acontecem em um espaço que valoriza o conhecimento e a cultura: a Biblioteca Pública Municipal Caldas Júnior. Em uma sala anexa preparada especialmente para receber as alunas, as aulas serão realizadas todas as segundas e terças-feiras, das 8h30 às 10h30. Ao todo, 13 alunas se inscreveram no curso, que já encerrou as inscrições por atingir o número total de vagas.

Para o secretário de Esportes, Cultura e Lazer, Luiz Vicente Paglia Junior, a grande procura demonstra a importância de oferecer atividades que aproximem a comunidade dos espaços públicos e promovam qualidade de vida.

Além do aprendizado técnico, o curso também se transforma em um momento de acolhimento e valorização pessoal. O artesanato contribui para o desenvolvimento da concentração, auxilia no alívio do estresse e fortalece a autoestima, sendo considerado por muitas participantes uma verdadeira terapia em grupo.

Outro aspecto importante da iniciativa é o incentivo à economia criativa. A técnica do Patch pode abrir portas para a geração de renda extra, permitindo que as alunas transformem o aprendizado em oportunidades de negócio, incentivando o empreendedorismo artesanal e valorizando os talentos locais.

Idosos de Palmitos visitam Xanxerê para momento de integração e lazer com grupos do municípioNesta quinta-feira (28), o ...
28/05/2026

Idosos de Palmitos visitam Xanxerê para momento de integração e lazer com grupos do município

Nesta quinta-feira (28), o Programa de Envelhecimento Ativo (PEA) de Xanxerê recebeu a visita de 66 idosos do município de Palmitos. O momento busca proporcionar a integração entre os grupos de idosos dos dois municípios, ofertando atividades de lazer, turismo e diversão.

Segundo a coordenadora do PEA, Terezinha Matiello, a visita é, na verdade, um reencontro. O objetivo do grupo de idosos xanxerenses é retribuir a recepção que tiveram quando visitaram o município de Palmitos no final do ano passado. “Eles nos receberam com tanto carinho e nós os convidamos para que viessem retribuir a visita, por isso, para o dia de hoje, pensamos diversas atividades para que pudessem passar um dia especial aqui conosco”, conta.

A programação foi preparada especialmente para receber os visitantes. Pela manhã, os idosos foram recepcionados na sede do PEA com um café da manhã e a presença de autoridades municipais. Em seguida, participaram de um roteiro turístico por Xanxerê, com visitas à Praça Tiradentes, ao Museu do Milho, ao Ecoparque Municipal Romeu Scirea e à Igreja Matriz Senhor Bom Jesus.

Na sequência, os visitantes se reuniram com o grupo de idosos xanxerenses para um almoço de confraternização e um matinê, promovendo momentos de integração, lazer e troca de experiências.

O vice-prefeito de Xanxerê, Adenilso Biasus, esteve presente na recepção dos visitantes e destacou a importância de momentos como este, proporcionando alegria, convivência e reconhecimento para aqueles que estão na Melhor Idade. “Estamos muito felizes de recebê-los aqui, Xanxerê é uma cidade muito acolhedora, por isso desejamos que aproveitem esse momento de reconhecimento a vocês, que ajudaram a construir e consolidar a nossa região”, destacou.

Endereço

Rua José De Miranda Ramos, 455 Centro
Xanxerê, SC
89820000

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 07:30 - 11:30
13:00 - 13:00
Terça-feira 07:30 - 11:30
13:00 - 17:00
Quarta-feira 07:30 - 11:30
13:00 - 17:00
Quinta-feira 07:30 - 11:30
13:00 - 17:00
Sexta-feira 07:30 - 11:30
13:00 - 17:00

Telefone

+554934418500

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Prefeitura de Xanxerê posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Organização

Envie uma mensagem para Prefeitura de Xanxerê:

Compartilhar