12/11/2018
Conselho Municipal do Idoso
Idosos participam de Conferência Municipal
Na última sexta feira, foi realizada em Vitor Meireles a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento contou com um grande número de idosos que assistiram a uma palestra ministrada pelo mestre em serviço social Antônio Sérgio Curione.
O tema dessa edição é Desafios de envelhecer no século 21 e o papel das políticas públicas, com quatro eixos voltados a direitos fundamentais na constituição, educação e emancipação humana, enfrentamento da violação de direitos e o papel dos conselhos de direitos. “Esse é um espaço democrático, para que os idosos possam demonstrar o que esperam, além de elaborarem propostas para uma maior qualidade de vida. Por isso, o Tema dessa conferência pretende abranger o direito de envelhecer com dignidade, diante dos desafios do dia a dia que é a violência contra o idoso, o abandono da família e o abuso financeiro. Nós enquanto Conselho, estamos lutando para que todos os idosos tenham seus direitos respeitados, comenta Rosane Vieira, Coordenadora da Conferência.
O encontro contou com a presença do Prefeito, Sr. Bento Francisco Silvy, Secretária de Educação, Aline Masote, Vereador Flávio Mafra, Técnicos da Saúde e da Assistência Social, além do Conselho Municipal do Idoso e Diretoria dos Clube da Terceira Idade. Também houve eleição dos delegados, ficando os seguintes representantes: Sra. Elvira Kammer representando os Idosos do Município e representando o Poder Público, a Coordenadora da Conferência , Rosane Vieira, além dos suplentes Sr. Dércio Martarello e Aline Masote. responsáveis por levar as propostas elaboradas no município à fase estadual da conferência.
Entre as propostas definidas em Vitor Meireles, estão a preparação para uma velhice saudável, a garantia de acesso a moradia, melhorias na área da saúde e Assistência Social, maior participação em eventos culturais, esportivos e de lazer a idosos com idade superior a 60 anos. Garantir o cumprimento das deliberações do Conselho Municipal do idoso, incentivo à implementação de programas que visam melhorias na atenção especial as doenças que afetam os idosos, com acesso a medicamentos gratuitos, exames, consultas especializadas. Outra proposta está voltada ao trabalho de prevenção e orientação aos idosos. Segundo o Sr. Egon Schmitt, representante dos Idosos, diz que esta faltando em Vitor Meireles é trabalho de orientação para as pessoas, cita como um exemplo, pessoas que quando chegam na idade de se aposentar, não tem documentos e notas de Produtor, dificultando assim a aposentadoria, por falta de orientação.
Além da palestra na conferência, houve várias apresentações culturais com gaita, violino e teclado, com o Professor Napoleão. No final, todos os participantes tomaram um delicioso café !