Desde a sua implantação o Programa Vivendo a Terceira Idade tem como objetivo assegurar aos cidadãos idosos seus direitos sociais criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade, no sentido de proporcionar-lhes os meios necessários ao exercício de sua cidadania plena, através de atividades sócio-educativas, assistenciais, culturais e de lazer que dese
nvolvam hábitos e atitudes geradoras de uma integração familiar e de uma convivência social satisfatória, de forma a despertar a criatividade, a afetividade e indo contra o isolamento, a depressão e a solidão que acometem freqüentemente grande parte da população idosa do país, buscando garantir o usufruto dos seus direitos à educação, à saúde, à cultura, ao lazer e a uma melhor qualidade de vida. O Programa atende idosos com idade entre 55 a 100 anos, moradores da cidade de Vitória da Conquista. As atividades do Programa são desenvolvidas nos Grupos de Convivência, Artesanato, Escolarização, Oficina de Teatro, Oficina de Informática, Canto Coral, Grupo de Contadores de Hitória, Salão de Beleza Atendimento Médico e Psicológico, eventos diversos e viagens turísticas. Nos grupos de convivência que funcionam no Centro de Convivência do Idoso, são desenvolvidas atividades lúdicas, educativas e culturais, rotineiras do programa. As reuniões nestes grupos são semanais e obedecem ao planejamento da coordenação, elaborado em conjunto com os participantes. Os Grupos de Convivência em funcionamento são:
- Grupo Renascer (Bairro URBIS VI)
- Grupo Esperança (B. Alto Maron)
- Grupo Primavera (Bairro Brasil)
- Grupo Feliz (Bairro Patagônia)
- Viva a vida (Bairro Guarani)
- Nova Vida (Bairro Brasil)
- Reencontro (Bairro URBIS IV e V)
- Amizade (Bairro Jurema)
- Vitória (Centro de Convivência)
O idoso escolhe o grupo com o qual se identificou, depois de participar de algumas reuniões e realiza um simples cadastro, sem qualquer custo. O Programa já desenvolveu, desde a sua implantação, diversos eventos, como caminhadas, excursões, serestas e bailes, possibilitando a participação dos idosos em festas da cidade, como a Micareta (através do Bloco Abre - Alas) São João, com forró e quadrilha, datas cívicas como sete de setembro. Promovem também Seminários e Encontros voltados para a discussão das questões que envolvem a Política Nacional do Idoso e para informações sobre saúde, sexualidade e qualidade de vida.