O Polo Arte na Escola/FNM é um Projeto de Extensão Universitária da Faculdade Novo Milênio em parceria com o Instituto Arte na Escola/IAE estabelecida em 2013/2. No entanto, as ações formativas ligadas ao Instituto Arte na Escola estão presentes no Espírito Santo há doze (12) anos e muito tem contribuído para nossa formação em Arte. De 2004 a 2012, na UFES, sob a coordenação da professora Moema Re
bouças, sendo que eu, Maria da Penha Fonseca e professora Myriam Pestana, a pedido da professora Moema, nos últimos dois anos coordenamos as ações como voluntárias. Ao final de 2012, o termo de parceria não foi renovado pela UFES e o ES ficou sem o Polo Regional. O Instituto Arte na Escola possui 26 anos e está presente em 47 Polos distribuído em diferentes estados do Brasil. Para a localização de um Polo Regional, o IAE estabelece parceria com uma IES, inserindo-se como projeto de extensão em um curso de licenciatura. Considerando que eu lecionava na Faculdade Novo Milênio, especificamente no Curso de Pedagogia, a disciplina Arte na Educação, apresentamos a proposta do Projeto de Extensão à Direção e fomos muito bem recebidas. Ou seja, o Polo é um Projeto de Extensão Universitária do Curso de Pedagogia. As bolsistas envolvidas no Polo são do curso Pedagogia, a participação dos graduandos de pedagogia é certificada como atividade complementar ao referente curso. Vale ressaltar que em momento algum o Polo Arte na Escola/FNM ofertou curso de 2ª licenciatura em Arte ou especialização para Pedagogos. No entanto, se algum pedagogo se inscrever para alguma das ações de formação continuada, será muito bem-vindo, pois acreditamos que se este estiver lecionando nos anos iniciais, do Ensino Fundamental e/ou na gestão como pedagogo/coordenador/diretor, este será um parceiro para o trabalho do professor de arte. Em atendimento à concepção do IAE, o Polo oferece assessoria em Ensino de Arte na Educação Básica aos professores da rede pública (estadual e municipal) e privada, e para graduandos em ARTE e Pedagogia, tendo como principais objetivos:
• Qualificar e acompanhar professores e futuros docentes em arte, criando meios para uma reflexão de sua prática promovendo postura investigativa e crítica;
• Manter um espaço permanente para estudo e reflexão de práticas educativas em Ensino de Arte;
• Possibilitar encontros de experimentação e vivência artística dos participantes em espaços culturais, por meio de oficinas, workshop, viagens culturais, etc.;
• Orientações para participação no Prêmio Arte na Escola Cidadã. O Polo Arte na Escola/FNM possui um acervo de:
• 162 documentários sobre Arte contemporânea brasileira/DVDteca Arte na Escola e outros títulos para empréstimo aos professores cadastrados. Títulos em anexo.
• Livros, catálogos, materiais educativos e pranchas com imagens artísticas para pesquisa, estudo e/ou planejamento;
• Além de orientações para acesso aos materiais educativos disponíveis no site www.artenaescola.org.br/midiateca. Horário de atendimento:
• 15h às 18h - segunda a sexta-feira;
• 18h30 às 21h00 – terça-feira. Maiores informações e/ou agendamento de atendimento pelo e-mail: [email protected]