Município de Vila Maria

Município de Vila Maria Bem-vindo à página oficial da Prefeitura Municipal de Vila Maria. Mais uma forma de fortalecer o elo entre poder público e a sociedade. Em 1917, o Sr.

No iní­cio do século XX, os imigrantes italianos e seus familiares foram se introduzindo no interior do municí­pio de Guaporé, vindos de Bento Gonçalves, Antônio Prado, Caxias do Sul, Flores da Cunha e outros municí­pios. Próximo ao rio Guaporé, a uns setenta quilômetros da sede do municí­pio que tem o mesmo nome, morava um posseiro chamado Sebastião Nunes, que vivia da agricultura. Em 1904 o mesm

o vendeu suas terras para o senhor Constante Lótici que se estabeleceu como comerciante com loja e casa de pasto. Outros colonos foram comprando terras nas proximidades e aos poucos formou-se uma comunidade que prosperou rapidamente. Constante Lótici vendeu tudo o que possuí­a para a Sra. Maria Busato, viúva e mãe de muitos filhos, que vinda da cidade de Casca se estabeleceu também com loja e pousada. Por se chamar Maria, a localidade passou a se chamar Vila Maria. Esta senhora, no início dos anos de 1930 ofertou um hectare de terra à Igreja Católica para construção de uma Capela que foi construída pelos moradores, que já eram em um bom número. Mais tarde, em 1933, em 13 de setembro, foi criada a Paróquia de Nossa Senhora da Saúde, sendo seu primeiro vigário o Padre Dom Josué Bardin, imigrante italiano. A maior parte dos habitantes de Vila Maria era formada de agricultores que plantavam e colhiam para criarem seus animais que eram ocupados nos trabalhos da família e para sua alimentação. Aos poucos, outros ofí­cios foram se estabelecendo, como: ferreiros, alfaiates, pedreiros, escrivão distrital, marceneiros, comerciantes e outros que transformaram o pequeno povoado em próspera Vila que em 1924 foi elevada a sétimo distrito de Guaporé. E em 1938, foi nomeado como vigário da Paróquia o Cônego Guilherme Maschio. Padre dinâmico que se preocupava com o progresso espiritual e também material de seu povo. Construiu nova Igreja, uma bela gruta de Nossa Senhora de Lourdes, um santuário de Nossa Senhora da Salete num morro próximo a Vila e noutro morro ao lado mandou construir a imagem de Cristo Redentor. Hoje estes pontos de oração são também atrações turí­sticas junto a outras belezas naturais que atraem visitantes. Em 1957, Vila Maria passou a pertencer ao município de Marau e posteriormente em 09 de maio de 1988, a pequena comunidade conquista o status de município, hoje também conhecida como "Capital Regional do Ecoturismo".

03/06/2026

🧑🏼‍🌾👨🏻‍🌾 Vem pro Arraiá da Maria Busato .maria

03/06/2026

🐶🐰🐱 Equipe do PIM - Peimeira Infância Melhor realiza a 1ª Tarde Sensorial para crianças acompanhadas pelo programa e crianças da EMEI Mundo Encantado. 🐮🪿🐥

🏅 Vila Maria conquista, pelo terceiro ano consecutivo, o Selo Ouro Município Amigo da VacinaMais uma importante conquist...
03/06/2026

🏅 Vila Maria conquista, pelo terceiro ano consecutivo, o Selo Ouro Município Amigo da Vacina

Mais uma importante conquista para a saúde pública de Vila Maria! Pelo terceiro ano consecutivo, o município recebeu o Certificado Selo Ouro Município Amigo da Vacina, reconhecimento concedido aos municípios que atingem as metas de cobertura vacinal estabelecidas pelo Estado.

Vila Maria alcançou os índices exigidos nas vacinas Pentavalente (categoria Baby), Tríplice Viral (categoria Dente de Leite) e HPV (categoria Teens), demonstrando o compromisso contínuo com a proteção e o cuidado da população.

A entrega da certificação ocorreu em Porto Alegre, sendo recebida pelo prefeito Adroaldo Seben e pela secretária municipal de Saúde e Assistência Social, Cátia Férri.

Na manhã desta quarta-feira, estiveram no gabinete, a enfermeira responsável pela imunização, Adriane Campagnolo, e as técnicas de enfermagem Sidonia Zabot, Roseli Dalmoro e Aline Buffon, que integram as equipes das Unidades Básicas de Saúde 1 e 2 e atuam diretamente nas ações de vacinação do município.

A Administração Municipal de Vila Maria, por meio da Secretaria de Saúde, manifesta seu mais sincero reconhecimento à enfermeira Adriane e às técnicas de enfermagem Sidonia, Roseli e Aline, pelo trabalho dedicado e contínuo realizado ao longo do ano. O esforço conjunto com as equipes da ESF 1 e ESF 2 foi fundamental para o alcance das metas de imunização, garantindo a proteção da população em todas as faixas etárias.

O agradecimento também se estende aos agentes comunitários de saúde, que desempenham papel essencial na orientação e acompanhamento das famílias, bem como a todos os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde que contribuem diariamente para o sucesso das campanhas de vacinação.

Para o prefeito Adroaldo Sebem, a conquista representa o comprometimento das equipes e da comunidade com a prevenção e a promoção da saúde. “Este reconhecimento é resultado do trabalho sério e da dedicação dos nossos profissionais, além da confiança da população que compreende a importância da vacinação para a proteção de todos”, destacou.

💉 Campanha de Vacinação contra a Gripe segue em andamento em Vila MariaA Secretaria Municipal de Saúde informa que a Cam...
03/06/2026

💉 Campanha de Vacinação contra a Gripe segue em andamento em Vila Maria

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a Campanha de Vacinação contra a Gripe Influenza segue em andamento no município.

Conforme dados da Sala de Vacinas, até o momento, 1.513 pessoas já foram imunizadas, demonstrando a adesão da população à campanha de prevenção.

A Equipe de saúde reforça que ainda há doses disponíveis para vacinação. Quem ainda não recebeu a vacina pode procurar a Sala de Vacinas, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h às 16h30, portando a carteirinha de vacinação e um documento pessoal.

Também há previsão de recebimento de novas doses na próxima segunda-feira, ampliando a disponibilidade para a população.

A vacinação é uma das principais formas de prevenção contra a gripe e suas complicações. Proteja-se e ajude a cuidar da saúde de todos.

💉 Vacinar é um ato de cuidado e proteção. Não deixe para depois!

⚠️ Comunicado da Secretaria Municipal de SaúdeA Secretaria Municipal de Saúde informa à população que haverá alteração n...
02/06/2026

⚠️ Comunicado da Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde informa à população que haverá alteração no atendimento das unidades de saúde devido à realização de reuniões de equipe.

📌 Dia 9 de junho (terça-feira)
A Unidade Básica de Saúde Central estará fechada das 7h30 às 8h30.

📌 Dia 10 de junho (quarta-feira)
A Unidade de Saúde 2 estará fechada das 7h30 às 8h30.

A medida é necessária para a realização de reuniões de planejamento e alinhamento das equipes, visando qualificar ainda mais os serviços prestados à comunidade.

Contamos com a compreensão de todos.

🩺 Saúde nas Comunidades leva informação e cuidado à populaçãoA Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, com o...
02/06/2026

🩺 Saúde nas Comunidades leva informação e cuidado à população

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, com o apoio da Administração Municipal, deu início na tarde de segunda-feira (01/06) a mais uma etapa do programa Saúde nas Comunidades, desta vez contemplando os moradores da comunidade de Vila Cabrito e do bairro Santa Lúcia.

A ação contou com a participação da secretária municipal de Saúde, Cátia Férri, do prefeito Adroaldo Seben, da médica da saúde mental, Dra. Mariana Dambros, da técnica de enfermagem Marinês Colet, além das agentes comunitárias de saúde responsáveis pelas microáreas, Gabriele e Juleide.

Durante o encontro, os participantes receberam orientações e informações importantes relacionadas à saúde e ao bem-estar. Na oportunidade, o prefeito Adroaldo Seben também apresentou informações sobre o funcionamento da Administração Municipal, destacando obras e serviços já realizados, ações em andamento e projetos futuros para o desenvolvimento do município.

A Dra. Mariana Dambros abordou temas relacionados à saúde mental, reforçando a importância do cuidado, da prevenção e da busca por qualidade de vida.

Ao final, os participantes puderam realizar te**es rápidos e compartilhar um momento de confraternização e integração com a equipe.

O programa Saúde nas Comunidades tem como principal objetivo aproximar os serviços de saúde da população, promovendo informação, prevenção e cuidado de forma acessível, fortalecendo o vínculo entre as equipes de saúde e as comunidades do município.

💃🕺 Jantar Baile do CTG Francisco Vitor Maroni encerra as festividades dos 38 anos de Vila MariaNo último sábado, 30 de m...
02/06/2026

💃🕺 Jantar Baile do CTG Francisco Vitor Maroni encerra as festividades dos 38 anos de Vila Maria

No último sábado, 30 de maio, o Jantar Baile Entreverado promovido pelo CTG Francisco Vitor Maroni marcou o encerramento da programação alusiva aos 38 anos de emancipação político-administrativa de Vila Maria.

Realizado no Salão Paroquial, o evento reuniu autoridades municipais, entre elas o prefeito, o vice-prefeito, a Corte de Soberanas, secretários municipais, servidores públicos, a patronagem do CTG Francisco Vitor Maroni, além de um grande público de Vila Maria e da região.

A animação da noite ficou por conta de João Luiz Corrêa e Grupo Campeirismo, proporcionando momentos de confraternização, alegria e valorização das tradições gaúchas.

A Administração Municipal parabeniza o CTG Francisco Vitor Maroni pela excelente organização do evento e agradece a todos que participaram das atividades realizadas durante a programação comemorativa dos 38 anos do município.

Nossa gratidão a cada cidadão vilamariense que, com seu trabalho, dedicação e participação, contribui diariamente para o crescimento e o desenvolvimento de Vila Maria. São as pessoas que fazem do nosso município um lugar próspero, acolhedor e cheio de oportunidades.

Muito obrigado a todos que prestigiaram as festividades e celebraram conosco mais um ano de história, conquistas e desenvolvimento.

🚎 Missão Empresarial Casca, Vila Maria e Marau | Sebrae na Estrada com Caito Maia: uma experiência de inspiração, conexã...
02/06/2026

🚎 Missão Empresarial Casca, Vila Maria e Marau | Sebrae na Estrada com Caito Maia: uma experiência de inspiração, conexão e conhecimento ao lado de quem empreende de verdade.

📍 Saída às 17h00 - R. Tiradentes, 778 - Centro, Casca - RS (Prefeitura Municipal).
📍 Paradas:
1º 17h25 - R. Irmãos Busato, 450 - Centro, Vila Maria - RS (Prefeitura Municipal).
2º 17h45 - Rua Irineu Ferlin, 355 - Centro, Av. Barão do Rio Branco, 795 - Centro, Marau - RS (Prefeitura Municipal).

🗓️ 11 de junho em Passo Fundo no CTG Lalau Miranda. Com Caito Maia (Fundador e CEO da Chilli Beans, maior marca de óculos da América Latina, e jurado do Shark Tank BR), trazendo uma história real de decisões, erros e recomeços - do jeito que acontece no dia a dia de quem toca um negócio.

📲 O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas. Garanta sua inscrição:
https://rs.loja.sebrae.com.br/sebrae-na-estrada-2026-missao-casca-vila-maria-marau-dia-11-06

💡 E não é só palestra: o evento contará com uma praça de serviços com orientação e apoio aos empreendedores + show especial com Patrick e Davi.

Endereço

Rua Irmãos Busato, 450
Vila Maria, RS
99155-000

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 07:30 - 11:30
13:00 - 17:00
Terça-feira 07:30 - 11:30
13:00 - 17:00
Quarta-feira 07:30 - 11:30
13:00 - 17:00
Quinta-feira 07:30 - 11:30
13:00 - 17:00
Sexta-feira 07:30 - 11:30
13:00 - 17:00

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Município de Vila Maria posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar