17/04/2026
COMUNICADO
PROBLEMA NA ÁGUA ESTAVA SENDO CAUSADO POR DESCARTE IRREGULAR NO RIO VERDE
O SAE e a Prefeitura de Vargem Grande do Sul estavam nos últimos dias completamente empenhadas para a solução do problema que atingiu o abastecimento de água da cidade, causando transtornos aos moradores gerando inúmeras reclamações.
Enquanto as equipes técnicas realizavam te**es e tratamentos mais aprofundados, foram feitas diligências investigativas nas proximidades da represa, sendo flagrada uma empresa de mineração, BARRO NOVO EXTRAÇÃO E COMÉRCIO DE ARGILA LTDA-ME lançando no Rio Verde dejetos de mineração oriundos da lavagem de areia, que é de difícil tratamento, mas não causa mal à saúde. A ação irregular que causou todos os problemas estava acontecendo acima da entrada d’água da Represa Eduíno Sbardellini, manancial que abastece a Estação de Captação e Tratamento de Água da cidade.
Urgentemente o prefeito Celso Ribeiro determinou providências junto ao SAE e Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, notificando a empresa para cessar imediatamente a atividade que vinha prejudicando o abastecimento de nossa cidade por todos estes dias, evitando a partir de então a chegada desse material até o Rio Verde.
A empresa tem as licenças de operação para a extração de argila e areia, mas não pode fazer o descarte dos dejetos no corpo d´água, como fez, atingindo o Rio Verde.
Desta forma foi identificado que a turbidez excessiva da água da represa estava sendo causada por este descarte irregular e com a paralisação, a turbidez da água começa a baixar.
A equipe técnica continua acompanhando, fazendo análise e tratamento para que o abastecimento se normalize nos próximos dias.