TV Cidadania Uberlândia - Canal 7

TV Cidadania Uberlândia - Canal 7 TV Cidadania - Canal 7 Uberlândia

*Delegado do CRO/MG trabalha para trazer conquistas a área odontológica*Com o objetivo de trazer mais conquistas para a ...
26/02/2021

*Delegado do CRO/MG trabalha para trazer conquistas a área odontológica*

Com o objetivo de trazer mais conquistas para a área odontológica, o delegado do Conselho Regional de Odontologia – CRO/MG, Dr. Ricardo Lourenço, vem trabalhando para conseguir vários benéficos para a classe.
Recentemente conseguiu junto com o vereador Neemias que os dentistas não precisassem ter CNPJ para trabalharem, pois muitos odontólogos trabalham sozinhos, sem sócios e agora podem trabalhar como profissionais liberais, sem precisar ter essa burocracia.
Dr. Ricardo encaminhou também para o prefeito de Uberlândia, Araguari, Prata e de todas as cidades da região uma lista atualizada dos dentistas para que eles possam entrar na lista de prioridade para o recebimento da a vacina do COVID-19, pois são profissionais da saúde e têm risco de contrair a doença e transmitir também. A classe merece uma atenção redobrada nesse momento delicado. Dr. Ricardo contínua lutando para trazer melhorias para a classe odontológica.

Uniodonto Uberlândia arrecada alimentos para Natal SolidárioEm homenagem a esse grande homem, que marcou história na Uni...
14/12/2020

Uniodonto Uberlândia arrecada alimentos para Natal Solidário

Em homenagem a esse grande homem, que marcou história na Uniodonto e que ajudava muitas pessoas carentes com ações sociais, a Uniodonto traz a campanha Natal Solidário Dr. Roberto Ibrahim. Um momento importante para ajudar várias pessoas a terem um Natal mais feliz.

Entre os dias 1º e 20 de dezembro, a cooperativa estará arrecadando alimentos que serão doados a várias instituições de caridade. As doações podem ser entregues na sede da Uniodonto Uberlândia, Clínica 24h, Central de Vendas, Loft 111 e Le Crocant.

Sobre Dr. Roberto Ibrahim

Dr. Roberto foi um dos cirurgiões mais queridos da nossa cidade e região, dedicando muitos anos da vida dele à Prefeitura. Dentro da cooperativa atuou como presidente em vários mandatos. Fez a cooperativa prosperar. Através do seu esforço chegaram muitos cooperados para se associarem à Uniodonto. Além disso ele é conhecido pelo grande coração, abraçava as causas sociais e tinha carinho por todos os colegas dentistas.

Locais de arrecadação:
Uniodonto Uberlândia
Av. João XXIII, 697 – Bairro Santa Maria.

Central de Vendas
Av. João Pinheiro 655 – Centro

Clínica 24h
Rua. Rio Preto, 376 – Vigilato Pereira.

Loft 111
Av. Alexandre Ribeiro Guimarães 111 – Bairro Santa Maria

Padaria Le Crocant
Av. João Pinheiro 3088

Daqui a pouco estaremos ao vivo.Aguarde.😉
13/12/2020

Daqui a pouco estaremos ao vivo.
Aguarde.😉

⚠️ Alerta: somente um 1% dos adolescentes do s**o masculino vai ao médico 🧑🏻A maioria dos homens acaba sendo imprudente ...
18/11/2020

⚠️ Alerta: somente um 1% dos adolescentes do s**o masculino vai ao médico 🧑🏻

A maioria dos homens acaba sendo imprudente quanto aos cuidados com a saúde. Por medo e vergonha acabam evitando ir ao médico. Novembro é um mês dedicado à saúde do homem e, principalmente, ao esclarecimento sobre o câncer de próstata. Os cuidados com a saúde devem ser adquiridos desde cedo e incentivado pelos pais e familiares. No entanto, apenas 1% dos adolescentes vai ao médico regularmente. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que até o fim deste ano 65.840 homens sejam diagnosticados com câncer de próstata, doença responsável por 8 mil óbitos ano passado.

Para evitar essa e outras enfermidades, é preciso acompanhamento adequado para identificar qualquer problema de saúde em fase inicial. Quanto mais cedo a maioria das doenças são descobertas, melhores as chances de cura e tratamento. Além disso, levar um estilo de vida saudável deve fazer parte da rotina. Alimentação e exercícios físicos fazem bem para todas as idades, independente do gênero. Sobre isso, conversamos com o urologista, Dr. Ali Mustafa Cheik Júnior.

Como incentivar os homens a cuidar da saúde?
“As campanhas de conscientização são muito importantes para iniciar um diálogo sobre temas relacionados a saúde do homem. Outro ponto importante é dar o exemplo. Quando a mulher se cuida, ela estimula seu companheiro a cuidar dele também. Incentive também a prática de esportes. Que tal fazer alguma coisa juntos? Andar de bike, jogar tênis, nadar, com certeza algum esporte vai divertir a família toda”, explica o doutor.

Cuide da alimentação
Promova a alimentação saudável dentro e fora de casa. “Tudo que se come afeta o organismo e reflete na fase adulta. Uma alimentação desregrada pode trazer sérios problemas como obesidade, colesterol, problemas cardíacos, etc. É importante educar as crianças e ensinar a comer de tudo um pouco para evitar a falta de nutrientes e o excesso de gorduras”, alerta o médico.

Tenha os exames sempre em dia
Não espere ter sintomas que atrapalhem a rotina. Faça exames preventivos todos os anos. Várias doenças podem ser evitadas, não espere a situação ficar insuportável para procurar um médico. Você pode viver mais e melhor, esse poder está em suas mãos, basta se cuidar.

Sedentarismo
O aumento do sedentarismo foi inevitável durante a pandemia. O médico afirma que existem recursos para reverter essa situação. “O sedentarismo aumentou, a alimentação piorou, o sono ficou desregulado também. Isso tudo é uma soma de fatores que pode prejudicar muito os adolescentes. É importante tentar se manter ativo, mesmo em isolamento e distanciamento social. Ande de bicicleta, faça alongamentos, p**e corda, dance. Una o útil ao agradável e escolha uma atividade física que você goste”, finaliza o doutor.

Próstata: o que é e para que serve?A próstata é uma glândula do sistema ge***al masculino localizada abaixo da bexiga (n...
05/11/2020

Próstata: o que é e para que serve?

A próstata é uma glândula do sistema ge***al masculino localizada abaixo da bexiga (na parte baixa do abdômen) e, muitas vezes, só é lembrada quando o câncer aparece. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Normalmente, ela tem o tamanho de uma noz, mas com o passar dos anos ela tende a aumentar, porém não significa que se tornará cancerígena.

De acordo com o urologista do Hospital Santa Clara, Dr. Rafael Soares Fogaça de Aguiar, a principal função da próstata e produzir um líquido que nutre e ajuda na movimentação dos espermatozoides. “Esse líquido protege os espermatozoides da acidez vaginal, mantendo seu DNA e prolongando a vida dele para dar tempo de chegar ao óvulo. O canal da uretra passa dentro da próstata, por isso, alguns problemas nessa glândula apodem afetar a micção. Ela é uma glândula importante, mas não é vital. Então, um paciente com câncer pode se submeter a retirada da próstata e seguir uma vida normal”, explica o médico.

Vacinar é importante para que as doenças erradicadas não voltem“Manter o calendário vacinal atualizado não é uma opção, ...
25/10/2020

Vacinar é importante para que as doenças erradicadas não voltem
“Manter o calendário vacinal atualizado não é uma opção, é uma obrigação”, afirma pediatra👈🏻

As vacinas induzem o nosso corpo a produzir respostas imunológicas e devem ser tomadas em todas as idades (de acordo com o calendário de vacinas). Não é somente as crianças que precisam seguir um calendário.

O simples ato de se vacinar é muito importante para a prevenção de muitas doenças e vai além da prevenção individual. Com essa atitude, você protege toda a comunidade e ajuda a diminuir os casos de doença naquela região. Dia 17 de Outubro é considerado o Dia Nacional de Vacinação e conversamos sobre a importância das vacinas com a pediatra do Hospital Santa Clara, Dra. Cristiane Ambrósio.

⁉️Preciso vacinar mesmo sem ter casos da doença no meu estado?
“Hoje, vivemos em mundo onde muitas pessoas substituem as evidências científicas por aquilo que elas acreditam que seja verdade. E assim, começam a questionar a necessidade das vacinas, já que muitas doenças desapareceram. Entretanto, isso só aconteceu por causa da segurança e eficácia das vacinas. Doenças como o Sarampo, Meningite, Coqueluche e Hepatite, hoje, estão controladas graças ao elevado índice de imunização no Brasil. Se as mães deixarem de levar suas crianças para vacinar é provável que essas doenças voltem a se proliferar em nosso país”, explica a doutora.

⁉️Movimento anti-vacinas
Minas Gerais não atingiu alcance mínimo recomendado pelo Programa Nacional de Imunização em nenhuma das vacinas indicadas para crianças de até 1 ano de idade em 2020. O índice de cobertura vacinal recomendado pelo Ministério da Saúde é de 95% e a campanha desse ano ficou abaixo de 70%. Uma parte da população está espalhando a falsa ideia de que se vacinar pode ser prejudicial à saúde. Essas informações são baseadas em fatos não comprovados pela Medicina. “Não acredite em notícias que não venham de uma fonte segura de estudos. A vacinação continua sendo a forma mais eficaz de prevenir as doenças e não se vacinar é deixar as portas abertas para vírus e bactérias entrarem no seu organismo”, afirma a pediatra.

⁉️Covid-19
“Com a pandemia do novo coronavírus estamos vivenciando o que é um mundo sem vacinas. A Medicina avançou muito nos últimos cem anos, mas sem dúvida alguma, uma das maiores conquistas e sucesso da Medicina foi o desenvolvimento das vacinas. Vacinar é se proteger e proteger a quem se ama de várias doenças. Manter o calendário vacinal atualizado não é uma opção, é uma obrigação. Não negligencie isso, lembre-se só é contra vacina, quem foi vacinado e teve a chance de sobreviver e chegar até aqui. O coronavírus vem nos mostrar em que mundo queremos viver: com ou sem vacina. Enquanto a vacina do covid-19 não chega, vacine-se contra outras doenças” finaliza Dra. Cristiane Ambrósio.

🤔 Quais os cuidados devo tomar após retirada de câncer de mama? 🌸O câncer de mama não tem somente uma causa. A idade é u...
09/10/2020

🤔 Quais os cuidados devo tomar após retirada de câncer de mama? 🌸

O câncer de mama não tem somente uma causa. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença, de acordo com Instituto Nacional do Câncer - INCA (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos). O tratamento de um câncer faz com que a pessoa reestruture toda a sua rotina e adquira cuidados com a saúde. A mastectomia é a cirurgia para retirada da mama infectada para evitar que o tumor cresça e se espalhe. Depois desse procedimento e de todo o tratamento recomendado pelo oncologista é possível retornar à uma vida normal, no entanto, ainda é preciso reforçar alguns cuidados para que a doença não retorne.
De acordo com a oncologista clínica do Hospital Santa Clara, Dra. Márcia Rachel da Fonseca, é normal que alguns efeitos colaterais da quimioterapia permaneçam mesmo com o tratamento finalizado. “Sintomas como: boca seca, falta de apetite, dificuldade para engolir, dificuldades no paladar e olfato com dificuldades. Com o tempo, esses incômodos tendem a passar”, explica a médica.

Alimentação
Os hábitos saudáveis adquiridos durante o tratamento devem permanecer ao longo da vida. O corpo precisa de uma boa reserva de nutrientes para recuperar as forças perdidas com os altos e baixos da doença. Coma, no mínimo, duas porções de frutas e verduras diariamente e diminua as gorduras. Um acompanhamento com nutricionista é fundamental para garantir que todos os nutrientes estejam na sua dieta com uma quantidade satisfatória.

O que evitar do lado operado?
Qualquer tipo de machucado, arranhão e cortes nessa região são mais perigosos. Evite tirar as cutículas e roer as unhas. Costurar sem dedal de proteção. Picadas de insetos e animais. Carregar bolsas, pacotes. Evite exposição ao sol, sempre use bloqueador solar de alta proteção

Fisioterapia
A fisioterapia serve para a reabilitação do paciente. O objetivo é garantir a movimentação ativa dos membros. São feitos exercícios com alongamentos, terapia manual e relaxamento. Essas seções estimulam a circulação nos membros ao redor do local da cirurgia e também ajudam na cicatrização. Diminuem a dor, previnem complicações nos tendões e músculos, além de ajudar a realinhar a postura adequada.

Mantenha o tratamento psicológico
O câncer é uma doença tão complexa que afeta não só o organismo, mas também fragiliza a saúde mental do paciente. O período de tratamento requer uma força muito grande de viver e, sem ajuda psicológica e de uma base de apoio familiar é muito difícil enfrentar. A ansiedade, medo da doença voltar e o sentimento de fragilidade podem insistir em ficar, mas você deve lutar contra eles. Cuide do corpo e das emoções. Voltar a trabalhar ou praticar um hobby pode te ajudar nessa questão de se sentir ativa e útil.

Setembro Amarelo: Saúde Mental requer mais atenção durante a pandemiaNa nossa cultura é comum as pessoas recorrerem aten...
19/09/2020

Setembro Amarelo: Saúde Mental requer mais atenção durante a pandemia

Na nossa cultura é comum as pessoas recorrerem atendimento à saúde quando se trata dos aspectos físicos (do corpo). Porém, quando o assunto é saúde mental, há resistência, preconceito e relutância que costumam ser maiores ao procurar atendimento especializado. Dia 10 de Setembro é o Dia Mundial de prevenção ao suicídio e durante todo o mês é divulgada a campanha Setembro Amarelo. Uma campanha para conscientização da importância da saúde mental e prevenção de suicídio.

Nesse ano, a preocupação acerca desse tema é ainda maior, pois com a chegada da pandemia de covid-19 houve uma intensificação das tensões, medos e conflitos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o medo do Covid-19 afeta negativamente a saúde mental de milhões de pessoas. A pandemia provocou crises de stress, intensificadas pelo medo da contaminação, pela possível perda de entes queridos e pelo isolamento social repentino.

É inerente ao ser humano apresentar vários sentimentos (alegria, tristeza, medo, entre outros) no decorrer da vida, porém é preciso um equilíbrio. A questão é como enfrentar e lidar com os conflitos internos e externos. Ainda existem muitas dúvidas de como identificar que alguém próximo precisa de ajuda e como e onde buscar essa ajuda. Entrevistamos um psiquiatra, uma psicóloga e uma médica para desvendar os tabus relacionados ao suicídio.

- Quais expressões de ideias ou intenções suicidas?
“É importante esclarecer que a pessoa não tem necessariamente como objetivo a morte, mas sim o fim da aflição pela qual está passando, tentar se livrar da dor, do sofrimento intenso e insuportável. Pode afetar indivíduos de diferentes origens, idades, classes sociais, países e entre outros. A pessoa, pode manifestar e dar alguns sinais que precisa de atenção e ajuda. São eles: “vou deixar vocês em paz”, “quero dormir e nunca mais acordar”, “é inútil tentar fazer algo para mudar”, “quero me matar, não estou aguentando”, entre outros. Não julgue, não condene, não opine, não banalize o que a pessoa tem dito. Incentive a procurar ajuda profissional, caso perceba que há risco iminente, procure imediatamente ajuda dos profissionais a área da saúde e não deixe a pessoa sozinha”, diz Dra. Virgínia.

- A espiritualidade realmente influencia no tratamento psicológico?
“O corpo, a mente e o espírito são elementos que compõem a saúde segundo a própria OMS. O reconhecimento que o Espírito existe fora do corpo já é assunto de Faculdades Médicas. A Medicina do futuro nos reserva ainda muitas descobertas, talvez uma delas seja o tratamento do Espírito tendo como consequência o tratamento do corpo físico. Isso já tem sido evidenciado por alguns estudos. Pacientes que alegam ter crenças religiosas, independentemente de quais, evoluem melhor do que aqueles que negam ter qualquer vínculo com religiões. A taxa de suicídios em indivíduos que admitem crenças religiosas é estatisticamente menor. Pacientes oncológicos também têm melhor evolução. Enfim, hoje a medicina amplia seus horizontes, e parece que a Espiritualidade, isto é, o cultivo de bons sentimentos, como o perdão e o bem-querer; o fato de não sentir inveja, não odiar, não guardar ressentimentos, é tudo muito positivo para saúde do indivíduo”, esclarece a clínica médica, Dra. Daniela Falqueto.

- Diante de uma pessoa sob risco de suicídio, o que se deve fazer?
“É importante que não haja julgamentos, conselhos e opiniões. Essa pessoa deve ajudá-lo e encoraja-lo a procurar ajuda profissional de psicólogos e psiquiatras. Naqueles casos em que o suicídio passa a ser uma possibilidade iminente o paciente e/ou acompanhante deve buscar um serviço de Pronto Atendimento. Na eventual impossibilidade destes serviços, o Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece apoio emocional gratuito através do número de telefone 188”, finaliza Dr. Cláudio.

Quais as posições corretas para amamentar?A amamentação é uma fase muito importante tanto para a mãe quanto para o bebê....
19/09/2020

Quais as posições corretas para amamentar?

A amamentação é uma fase muito importante tanto para a mãe quanto para o bebê. No entanto, todo começo é difícil e, principalmente as mamães de primeira viagem, precisam de bastante auxílio e apoio para conseguir amamentar. É preciso persistência e calma para que, juntos, eles consigam fortalecer ainda mais o seu elo de amor e fazer do momento da amamentação um momento de troca de carinho.

De acordo com a pediatra do Hospital Santa Clara, Dra. Letícia Alves Silva , não existe uma posição correta, mas sim, aquela maneira que se torna confortável para ambos. “Para a pegada correta, sem machucar o seio da mãe, o bebê precisa abrir bem a boca antes de abocanhar a mama e deve pegar mais a parte de baixo da auréola do que a parte de cima. Com as bochechas cheias, com o queixo encostado à mama da mãe, observar qual o som produzindo pelo bebê que deve ser apenas aquele produzido pelo ato de mamar (engolindo o leite). O nariz deve estar livre para respirar e a boca bem aberta. Se o bebê estiver pegando somente no mamilo, com a boca mais fechada é preciso reposicioná-lo, pois além de machucar a mãe causando pequenas rachaduras no mamilo o leite não sairá, deixando o bebê irritado”, explica a médica.

Conheça os mitos e verdades relacionados à higienização das mãosO simples ato de lavar as mãos é reconhecido pela Organi...
24/07/2020

Conheça os mitos e verdades relacionados à higienização das mãos

O simples ato de lavar as mãos é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um dos principais instrumentos contra epidemias.

Esse hábito pode reduzir em até 40% a contaminação por vírus e bactérias que causam doenças como gripes, resfriados, conjuntivites e viroses. A higienização previne várias doenças, mas precisa ser feita da maneira correta. Conversamos com o infectologista, Dr. Romes Rufino, para desmistificar alguns mitos e verdades sobre a lavagem das mãos e eliminação dos vírus e das bactérias.

👉 O que é melhor para lavar as mãos: sabão líquido ou em barra?
Dr. Romes: Os sabões (sólidos ou líquidos) têm a mesma eficácia para a limpeza das mãos. O importante é lavar várias vezes ao dia.

👉 Para lavar as mãos preciso tirar a aliança, anel ou relógio?
Dr. Romes: É importante tirar esses objetos ao lavar as mãos porque abaixo deles pode acumular microorganismos. O mesmo é indicado para o preparo de alimentos, o cuidado com algum paciente ou tratamento de machucados. Para ficar protegido, evite o uso desses objetos durante a pandemia.

👉 O detergente também pode ser usado para a lavagem das mãos?
Dr. Romes: Na falta de sabão e álcool em gel, podemos usar o detergente. No entanto, ele não é o mais indicado. Como eles não foram feitos especificamente para a lavagem das mãos, podem provocar um ressecamento levando à microfissuras na pele, o que pode facilitar a entrada de microorganismos no corpo.

👉 Depois de lavar as mãos devo passar álcool em gel?
Dr. Romes: Não é preciso passar álcool em gel depois de lavá-las com sabão ou vice e versa.

👉 Quando o álcool em gel começa empelotar ele deve ser descartado?
Dr. Romes: Devemos sempre manter o álcool em recipiente adequado para ser usado. Pode ser que ele resseque no bico de saída, mas isso não quer dizer que perdeu sua utilidade. Basta retirar essa parte e manter o uso.

👉 Em quais momentos devemos higienizar as mãos?
Dr. Romes: Sempre. Depois de coçar ou assoar o nariz, após ir ao banheiro, antes e depois de tocar em machucados, depois de mexer no lixo, antes de manusear alimentos, antes de tocar em objetos de bebês (tudo eles levam à boca), ao chegar em casa, ao chegar ou sair de qualquer ambiente fora de casa.

Endereço

Jose Resende Dos Santos, 942
Uberlândia, MG

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 17:00
Terça-feira 08:00 - 17:00
Quarta-feira 08:00 - 17:00
Quinta-feira 08:00 - 17:00
Sexta-feira 08:00 - 17:00

Telefone

+5534996473083

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando TV Cidadania Uberlândia - Canal 7 posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Organização

Envie uma mensagem para TV Cidadania Uberlândia - Canal 7:

Compartilhar