10/04/2026
Secretário municipal de Saúde visita o Legislativo para prestar contas e responder a questionamento dos vereadores
O secretário municipal de Saúde, Adenilson Lima, compareceu ao Legislativo no dia 10 de abril, durante a 6ª reunião ordinária do mês, atendendo a convite da Comissão de Saúde e Saneamento da Câmara Municipal, presidida pela vereadora Gláucia da Saúde (PL). O presidente, vereador Zezinho Mendonça (PP) agradeceu ao secretário pelo atendimento ao convite e abriu a palavra ao mesmo para que apresentasse a prestação de contas sobre a situação estrutural e financeira do sistema de saúde municipal.
A crise no sistema de saúde, disse Adenilson Lima, fora antecipada pelo ex-prefeito Odelmo Leão (PP) ainda em 2023 ao prever problemas no sistema de financiamento e custeio da saúde em Uberlândia, construído na maioria a custa de recursos próprios da Prefeitura (82%) e 14% recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) e que o déficit orçamentário é registrado desde 2024 e que quando o prefeito Paulo Sérgio (PP) assumiu em 2025 somava R$251milhões e em 2026 o déficit previsto é de R$210milhões.
Quanto ao Hospital e Maternidade Municipal, informou o secretário Adenilson Lima, o Governo Federal responde por 5% do financiamento e o Governo do Estado por 9,45%, sendo que 80% dos recursos são consumidos com a folha de pagamento de pessoal e 20% em despesas correntes e que já em 2017 apresentava um déficit de R$29milhões; 2024, R$27milhões e tendo ainda um déficit de R$12milhões em contratos não reconhecidos e que estão sendo analisados pelo Ministério Público Federal.
Leia a matéria completa em nosso site, link na bio.
Matéria: Eithel Lobianco Junior
Foto: Aline Rezende