O Ginásio de Ponte Alta iniciou suas atividades como escola particular, em 05 de março 1964, na praça Dr. Augusto Barreto nº 02 em Ponte Alta. A partir de 18 de Fevereiro de 1971, o Ginásio Ponte Alta passou a ser mantido pela Fundação Municipal de Ensino Médio de Uberaba, criada pela lei municipal nº 2.093, de 10 de Fevereiro de 1.971. Através da lei municipal nº 3.051, de 06 de Novembro de 1.
980, o Ginásio Ponte Alta passou a denominar-se Escola Gastão Mesquita Filho. O nome da escola foi escolhido em homenagem ao saudoso cidadão Gastão Mesquita Filho, que muito realizou em favor do Distrito, como engenheiro e industrial, Fundador e Diretor Superintendente da Companhia de Melhoramento do Norte do Paraná. A Escola Gastão Mesquita Filho – 1º grau (5ª a 8ª série) e 2º grau teve seu funcionamento transferido das instalações situadas à praça Dr. Augusto Barreto nº 02 para prédio próprio situado à rua Santo Antônio nº 60. A Escola Gastão Mesquita Filho teve reconhecido o 1º grau (5ª a 8ª série) através da portaria da SEE nº 375/81 de 09/09/81. Teve reconhecidas as habilitações profissionais de Magistério de 1º grau (professor de 1ª a 4ª série) e técnico em contabilidade pela portaria da SEE nº 1778/87 de 01/07/87. A Educação Pré-Escolar foi implantada através da lei municipal nº 4536/90 de 13/09/90 e Registro da DEI/SEE nº 1847 – Livro nº 06 – Fl 158 de 08/07/91. Na mesma época houve a adequação ao espaço – físico com a ampliação de duas salas de aula, laboratório e dois vestiários masculino e feminino. Em 31 de dezembro de 2005 a Lei Delegada nº 12/2005 extingue a Fundação Pública Municipal de Ensino Médio de Uberaba. O poder público transferiu todos os alunos de 6 a 10 anos dos CEMEIS, para o CIEM, o qual passou a funcionar na escola de acordo com a Lei nº 8382 de 12/10/2002, que autoriza instituir no município de Uberaba o programa “Educação em Tempo Integral”, nas escolas Municipais. Em 2.009 foi inserido em nossa escola a oferta do AEE, conforme as Diretrizes Operacionais da Educação Especial para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, resolução CME/CED nº 4/2009 e pelo Decreto Legislativo nº 186, de julho de 2.008. O estabelecimento desde a sua criação esteve sob a administração dos seguintes diretores:
· De 1971 a 1979 – Celeida Célia Marques Borges
· De 1979 a 1989 – Celma Marques Borges
· De 1989 a 1990 – Luis Carlos Ferreira
· De 14/08/90 a 31/12/90 – Maria José Perillo Basinello
· De 01/02/91 a 31/12/92 – Ana Esméria V. Andrade
· De 02/01/93 a 30/04/00 – João Wilson de Freitas
· De 01/05/00 a 21/09/03 – Humberto Silva
· De 22/09/03 a 31/08/05 – José Ronan Hilarino