Secretaria de Cultura de Ubá/MG

Secretaria de Cultura de Ubá/MG A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Lazer de Ubá foi criada pela Lei Complementar nº 068, de 17/09/2003. Sua função: Fomentar e Difundir Cultura!!

Ubá, uma cidade de 110.000 mil habitantes e com raízes culturais fortes, terra de nomes como Ary Barroso, Nelson Ned, Mauro Mendonça, Antônio Olinto, Célia e Celma Mazzei e André Carrara. Tem em sua história uma veia cultural e artística latentes!!!

Ubá realiza feira de produtos artesanais "Artes que Encantam"No dia 06 de abril, a Praça São Januário receberá mais uma ...
04/04/2024

Ubá realiza feira de produtos artesanais "Artes que Encantam"

No dia 06 de abril, a Praça São Januário receberá mais uma edição da feira de produtos artesanais “Artes que Encantam”. A ação, que visa o incentivo à produção artesanal no município e o fomento da economia local, acontece de 08h às 13h e contará com a venda de artesanato e produtos gastronômicos.

A feira é uma realização da Associação Artes que Encantam, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Lazer e com o Circuito Turístico Serras de Minas.

Torneio Leiteiro marca inauguração do Centro de Eventos AgropecuáriosEvento será realizado de 11 a 14 de abrilComeça na ...
04/04/2024

Torneio Leiteiro marca inauguração do Centro de Eventos Agropecuários
Evento será realizado de 11 a 14 de abril

Começa na próxima quinta-feira (11) e segue até domingo (14), o 1º Torneio Leiteiro do Centro de Eventos Agropecuários do município, no Horto Florestal. O evento, que marca a inauguração do novo espaço, é gratuito e busca fomentar a pecuária leiteira em Ubá.

A competição de gado leiteiro terá a participação de 15 produtores locais com mais de 30 vacas e novilhas. Serão premiados os proprietários dos animais que produzirem a maior quantidade de leite nos dias do torneio. A premiação acontecerá no domingo, dia 14 de abril.

Na manhã do sábado, dia 13 de abril, será realizada a solenidade de inauguração e denominação do Centro de Eventos Agropecuários, em homenagem ao agropecuarista, vereador, presidente da Câmara Municipal e presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Ubá, José Januário Carneiro Neto.

A programação da festa contará ainda com shows musicais com artistas locais de sexta-feira (12) a domingo (14).

O 1º Torneio Leiteiro do Centro de Eventos Agropecuários é uma realização da Prefeitura de Ubá e do Sindicato dos Produtores Rurais de Ubá, em parceria com com a EMATER - MG, e com apoio do SENAR, Sicoob, Sicredi, Inova Solar, Unicesumar, Otimize, Motauto, Agro Miranda, Frigorífico Cruzeiro do Sul, Quintão Troncos e Balanças e YANMAQ.

TurismoEmpreendimentos municipais podem aderir ao CadasturIniciativa do Ministério do Turismo garante diversas vantagens...
04/04/2024

Turismo
Empreendimentos municipais podem aderir ao Cadastur
Iniciativa do Ministério do Turismo garante diversas vantagens e oportunidades aos seus cadastrados
Prestadores de serviço turístico de Ubá já podem fazer parte do Cadastur, um sistema do Ministério do Turismo de cadastro e legalização de profissionais e empreendimentos que atuam no setor.

O cadastramento tem o objetivo de promover, organizar, formalizar e legalizar os prestadores como hotéis, bares, restaurantes, agências de viagem, locadoras de veículos, casas de espetáculo, guias de turismo, empreendimentos de entretenimento e lazer, entre outros, garantindo vantagens e benefícios aos cadastrados. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente no site https://cadastur.turismo.gov.br/.

Com o cadastro, o empreendedor pode conseguir acesso a linhas de crédito por meio de bancos oficiais; a participação em feiras, eventos e programas de qualif**ação de mão de obra; acesso a mercados tais como participação em licitações públicas e parcerias com empresas privadas; divulgação no site do Ministério do Turismo e no Portal Minas, entre outras vantagens.

O Cadastur também é fundamental para que o município consiga se posicionar junto às categorias estabelecidas pelo Ministério do Turismo, a se classif**ar como indutor e apoiador ao turismo, e integrar o Mapa do Turismo.

Prefeitura promove Desfiles das Escolas de Samba de Ubá 2024O desfile das Escolas de Samba de Ubá, ocorrido nos dias 15 ...
21/03/2024

Prefeitura promove Desfiles das Escolas de Samba de Ubá 2024

O desfile das Escolas de Samba de Ubá, ocorrido nos dias 15 e 16 de março, foi contagiante! Aqueles que compareceram desfrutaram de uma celebração de alegria, samba no pé e com toda a magia do carnaval na avenida do samba.

Na sexta-feira (15), a abertura da avenida do samba Sebastião Valoz David contou com a apresentação da Corte do Carnaval Ubá 2024, composta pelo Rei Momo Wendel Médice, Rainha do Carnaval Tais Ferrari, Rainha Mirim Pilar Freitas .
A escola Feliz Lembrança foi a primeira a entrar na avenida sob o enredo "Abram alas, Feliz Lembrança pede passagem". Durante o desfile, o público mergulhou nas riquezas da cultura afro-brasileira.

Na sequência, foi a vez da Acadêmicos do Caxangá com o samba enredo "Patrão e Colaborador – do chão de fábrica ao chão do mundo", que homenageou o polo moveleiro e a cidade de Ubá como a capital estadual dos móveis. Para fechar a noite, o público ainda pode aproveitar a folia ao som de Capilé do Cavaco.

No sábado (16), a programação dos desfiles começou com a Unidos da Praça Guido que, com o tema "Um Passeio por Norte e Nordeste", preparou uma viagem emocionante pelas belezas e tradições dessas regiões do país.

Depois, a escola Unidos do São Domingos tomou conta da avenida sob o enredo "Muito prazer, eu sou o Carnaval", que exaltou a festa popular, o samba e a cultura negra.

Fechando com chave de ouro, a Império da Vila Casal apresentou o samba enredo "Do chão e da bola, construindo história: Paulo Paschoalino, o empreendedor de sonhos", em homenagem ao legado desse importante empresário. O encerramento da festa ficou por conta do show de Junior Kampos.

Além da programação dos desfiles e shows, o público contou uma praça de alimentação e área kids. A estrutura montada especialmente para o evento foi pensada para que toda família pudesse participar e aproveitar a folia.

A Guarda Civil Municipal atuou durante a programação e não houve registro de nenhuma ocorrência, fazendo com que a segurança tenha sido um dos pontos de destaque da organização.

“Nosso sentimento é de dever cumprido na realização dos Desfiles das Escolas de Samba de 2024. Destaco o comprometimento dos responsáveis pelas Escolas de Samba, que se dedicaram para tornar nossa festa extraordinária. Expresso minha gratidão à equipe da Secretaria de Cultura, cujo trabalho incansável foi fundamental para o êxito do evento”, comemorou o secretário de Cultura, Turismo e Lazer, Paulo Roberto Silva.

Desfile das Escolas de Samba reúne 05 agremiações em duas noites de eventoO desfile das Escolas de Samba de Ubá acontece...
07/03/2024

Desfile das Escolas de Samba reúne 05 agremiações em duas noites de evento

O desfile das Escolas de Samba de Ubá acontecerá nos dias 15 e 16 de março, com a participação de cinco agremiações. A abertura dos portões da avenida do samba Sebastião Valoz David será às 18h e o desfile das escolas terá início às 19h30, nas duas noites de evento.

Na sexta-feira (15), a escola Feliz Lembrança será a primeira a desfilar e a Acadêmicos do Caxangá será a segunda a passar pela passarela do samba. No sábado (16), a noite de desfile terá início com a escola Unidos da Praça Guido. Em seguida, desfilam as escolas Unidos do São Domingos e Império da Vila Casal.

Para fazer bonito nesta festa, esbanjando alegria e energia durante o desfile, conheça as letras dos Sambas Enredos das Escolas:

Feliz Lembrança - “Abram alas, a Feliz Lembrança pede passagem”

Acadêmicos do Caxangá - "Patrão e Colaborador: do chão de fábrica ao chão do mundo"

Unidos da Praça Guido - “Um passeio por Norte e Nordeste”

Unidos do São Domingos - “Muito prazer, meu nome é Carnaval”

Império da Vila Casal - “Do chão e da bola, construindo história. Paulo Paschoalino, o empreendedor de sonhos!”

Guarda Civil Municipal de UbáPrefeitura promove "Caminhada pela Vida"Ação marca comemorações pelo Mês da MulherNo dia 10...
28/02/2024

Guarda Civil Municipal de Ubá
Prefeitura promove "Caminhada pela Vida"
Ação marca comemorações pelo Mês da Mulher

No dia 10 de março, a Prefeitura de Ubá, por meio da Guarda Civil Municipal, promove a “Caminhada pela Vida”. A ação marca as comemorações pelo Mês da Mulher e o início dos trabalhos da GCM para estruturação de um serviço de apoio e atendimento às vítimas de violência, através da implantação da Patrulha de Proteção da Mulher.

A concentração da caminhada será no estacionamento do Centro Administrativo Prefeito Narciso Paulo Michelli, às 07h. A atividade será iniciada com alongamento. Em seguida, as participantes farão um percurso seguindo pela Av. Beira-Rio e retornando à sede do administrativo municipal. As interessadas podem se inscrever através de formulário online abaixo:

CLIQUE AQUI para se inscrever.

O evento contará também com um bate-papo sobre violência doméstica, mediado pela advogada, especialista na área, Dra. Luciene Colli e pela GCM Rafaela Gonçalves. Haverá ainda, café da manhã e sorteio de brindes.

São parceiros da ação a Secretaria de Saúde e a Divisão de Esportes e Juventude da Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer.

Reunião técnica define detalhes da inauguração do Centro de Eventos AgropecuáriosA Prefeitura promoveu, na última quarta...
27/02/2024

Reunião técnica define detalhes da inauguração do Centro de Eventos Agropecuários

A Prefeitura promoveu, na última quarta-feira (21), uma reunião técnica para definição da data e das regras do Torneio Leiteiro que marcará a inauguração do Centro de Eventos Agropecuários. O encontro contou com a participação de produtores rurais e representantes do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), do Sindicato dos Produtores Rurais e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

O poder executivo municipal esteve presente na ocasião por meio do prefeito Edson Teixeira Filho e dos secretários municipais de Agricultura, Ambiente e Mobilidade Urbana, Vicente de Paulo Pinto; de Obras, João Gomes Júnior; e de Cultura, Turismo e Lazer, Paulo Roberto Faria Silva.

11 a 14 de abril foi a data escolhida para que as “porteiras” do Centro de Eventos Agropecuários sejam oficialmente abertas. Durante a conversa, foi destacado que esse primeiro torneio será como um teste para a realização de outras programações maiores posteriormente.

“Nos esforçamos para entregar uma infraestrutura diferenciada, confortável tanto para os animais, quanto para os produtores que utilizarão esse espaço. Logo após a realização deste primeiro torneio leiteiro, queremos nos reunir com os envolvidos para destacar o que funcionou e o que não funcionou para nos prepararmos ainda mais e receber eventos maiores que irão valorizar a agropecuária da nossa cidade e região”, declarou o prefeito Edson.

Na ocasião, os participantes puderam visitar as instalações do Galpão Leiteiro, um dos espaços que compõem o Centro de Eventos Agropecuários, além de serem inteirados sobre as etapas finais da obra.

Em breve, todos os detalhes e programação do torneio leiteiro serão divulgados.

Prefeitura realiza reunião para apresentação do Centro de Eventos Agropecuários
Sobre a obra

O Centro de Eventos Agropecuários do município f**a no Horto Florestal e servirá para sediar eventos como torneios leiteiros, feiras e exposições de animais, a fim de fomentar o setor agropecuário da região e atrair visitantes para a cidade. O espaço também permite adaptação para abrigar programações de outras áreas.

Um dos destaques do espaço é o Galpão Leiteiro que conta com mais de 1000 metros quadrados. O projeto contempla baias individuais dotadas de bebedouro e cochos para os animais, bezerreiro, espaço para ordenha e pesagem, alojamentos, cozinha e banheiros; de estrutura com baias individuais para alojamento de cavalos; de lavatórios para cavalos e vacas. Além disso, um Redondel de 3.200 metros quadrados para atividades esportivas e provas de muares e equinos também será construído no local. A estrutura prevê capacidade para 30 vacas.

“Nós teremos aqui toda a infraestrutura para atendimento ao produtor rural, ao produtor de leite e queremos tornar um local referência em toda a região. Em breve, teremos também o redondel de cavalos para fazer concurso de marchas. É uma estrutura realmente diferenciada que queremos entregar a população ubaense”, explica o prefeito.

O secretário municipal de Agricultura, Ambiente e Mobilidade Urbana, Vicente de Paulo Pinto, destaca que será útil para integrar a população aos acontecimentos em torno da produção rural. “É um ponto de encontro para produtor rural discutir ideias, apresentar seus produtos, fortalecer amizades. Além disso, é um atrativo muito grande para a população ubaense que vai poder acompanhar o que está acontecendo lá na propriedade rural”, afirma.

As obras incluem ainda toda a infraestrutura de iluminação e drenagem do centro, e a construção de um pátio com mais de 2 mil metros quadrados de pavimentação em bloquetes.“Essa obra vai fomentar a agricultura e a pecuária e dar suporte a esse parque do município de Ubá. E devo lembrar que o Prefeito ainda pediu zelo em todo o trabalho de paisagismo. Vai f**ar um espaço de lazer magnífico, para resgatar a importância do Horto Florestal”, declara o secretário de Obras, João Gomes Júnior.

Estão abertas as inscrições para as oficinas promovidas pela Prefeitura de Ubá, por meio da Divisão de Esportes e Juvent...
26/02/2024

Estão abertas as inscrições para as oficinas promovidas pela Prefeitura de Ubá, por meio da Divisão de Esportes e Juventude da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Lazer.

As oficinas integram os projetos “Saber Viver +” e “Juventude Viva”, iniciativas da Divisão de Esportes que visam a promoção da atividade física em espaços públicos como forma de melhorar a saúde e a qualidade de vida de crianças, adolescentes e pessoas acima dos 50 anos de idade.

Os interessados podem se inscrever com os professores responsáveis nos locais em que acontecem as aulas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (32) 3541-8560.

Confira as turmas disponíveis:

Projeto “Saber Viver +” - Alongamento e exercícios físicos

Bairro São Domingos - Quadra Poliesportiva (R. Adolfo Pereira Cortez)

Aulas às segundas e sextas-feiras, às 7h

Bairro Xangrilá - Praça (Esquina da R. José Azevedo com R. Dona Luíza Pacheco)

Aulas às segundas, quartas e sextas-feiras, às 8h

Bairro Eldorado - Praça Francisco Seno (R. Dr. Fecas)

Aulas de segunda a sexta-feira, às 7h

Bairro Inês Groppo - Quadra Poliesportiva (R. Dr. José Cavaliere)

Aulas às segundas, quartas e sextas-feiras, às 7h

Povoado de Ligação - Praça (R. Mário Rodrigues do Nascimento)

Aulas às terças e quintas-feiras, às 7h

Bairro Primavera - Centro de Convivência (Av. Francisco Xavier Gomes)

Aulas às terças e quintas-feiras, às 8h

Bairro Fazendinha - Quadra Poliesportiva (R. Inglaterra )

Aulas às terças e quintas-feiras, às 5h30

Aulas às quintas-feiras, às 18h

Projeto “Juventude Viva” - Diversas Modalidades

XADREZ

Local: Banda 22 de Maio (R. 22 de maio, Centro)

Aulas às terças-feiras, às 19h e aos domingos, às 9h

FUTSAL

Local: Quadra Poliesportiva (R. Dr. José Cavaliere - Inês Groppo)

Aulas às segundas e quartas-feiras, às 8h

Local: Quadra Poliesportiva (R. Cecília Petronília Moreira - Vila Casal)

Aulas às terças-feiras, às 9h e sextas-feiras, às 8h

Local: E.M. Professor Manoel Arthidoro de Castro (Av. Ruy Barbosa)

Aulas às segundas e quartas-feiras, às 16h

Aulas às terças-feiras, às 17h

Local: E.M. José Campomizzi Filho - CAIC (Av. Dr. Domingos Peluso - Vila Regina)

Aulas às quintas e sextas-feiras, às 17h15

Local: Quadra Poliesportiva (R. Adolfo Pereira Cortez - São Domingos)

Aulas às sextas-feiras, às 15h

BASQUETE

Local: E.E. Deputado Carlos Peixoto Filho - Polivalente – (Av. Olegário Maciel)

Aulas aos sábados, às 8h, 9h e 10h

CAPOEIRA

Local: E.M. José Campomizzi Filho- CAIC (Av. Dr. Domingos Peluso - Vila Regina)

Aulas às segundas-feiras, às 13h

Local: E.E. Cel. Camilo Soares (R. Treze de maio)

Aulas às segundas-feiras, às 16h

Local: E.M. Doutor Tânus Feres de Andrade - Curumim II – (Av. Senador Levindo Coelho)

Aulas às quartas-feiras, às 7h e às 13h

Local: E.M. Vovó Maria das Dores (R. Vicente Leite)

Aulas às quartas-feiras, às 15h10

TAEKWONDO

Local: E.M. José Campomizzi Filho - CAIC (Av. Dr. Domingos Peluso - Vila Regina)

Aulas aos sábados, às 14 h

Local: E.E. Cel. Camilo Soares (R. Treze de maio)

Aulas às sextas-feiras, às 16h e às 17h

Local: E.E. Lívio Carneiro Carneiro (R. Altivo Brandão)

Aulas às quintas-feiras, às 15h30

NOVA DATA - DESFILE DAS ESCOLAS DE SAMBA DE UBÁEm virtude da previsão de chuvas, o Desfile das Escolas de Samba de Ubá f...
23/02/2024

NOVA DATA - DESFILE DAS ESCOLAS DE SAMBA DE UBÁ
Em virtude da previsão de chuvas, o Desfile das Escolas de Samba de Ubá foi adiado para os dias 15 e 16 de março de 2024.
A decisão foi tomada em comum acordo com a Associação e Liga das Escolas de Samba e Blocos de Ubá (AESBU) e representantes das agremiações.
Fonte: https://www.facebook.com/photo/?fbid=804831888354552&set=a.349328750571537

Ubá alcança melhor colocação dos últimos anos no índice de ICMS Esportivo" Resultado garante cerca de 920 mil reais para...
22/02/2024

Ubá alcança melhor colocação dos últimos anos no índice de ICMS Esportivo

" Resultado garante cerca de 920 mil reais para fomento a prática e organização esportiva na cidade "

Ubá atingiu sua melhor marca dos últimos anos no relatório dos Índices Definitivos do ICMS Solidário, no critério Esportes.
O ranking traz o município em 12º lugar entre os 556 os avaliados, com 6290 pontos, a partir da análise de programas esportivos executados no ano-base 2022.
Em 2018 e 2021 - anos em que Ubá apresentou projetos - a cidade ficou em 99º e 26º, respectivamente.

O ICMS Esportivo é um instrumento de estímulo à promoção e execução de políticas públicas voltadas para o âmbito esportivo nos municípios. Com esse resultado, Ubá garante cerca de 920 mil reais para fomento a prática e organização esportiva na cidade.

“Foi uma marca histórica. Como trabalho desenvolvido para chegarmos a esse patamar, destacamos a reestruturação bem-sucedida do Conselho Municipal de Esporte e a promoção de eventos que proporcionaram atividades esportivas e recreativas para toda a comunidade. Estamos todos orgulhosos dessa conquista!”, declara o gerente da Divisão de Esportes e Juventude, Breno Reis de Oliveira.

Ubá não apenas superou seus próprios resultados como também figurou à frente de importantes cidades mineiras no ranking da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais. Alguns exemplos são Governador Valadares (25º lugar e 4126,5 pontos), Juiz de Fora (27º lugar e 4068), Ipatinga (84º lugar e 2037 pontos), Sete Lagoas (183º e 857,5 pontos) e Barbacena (186º lugar e 836 pontos).

As iniciativas realizadas pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Lazer, por meio da Divisão de Esportes e Juventude, a partir desse investimento serão divulgadas no site e nas mídias da Prefeitura de Ubá.

Endereço

Ubá, MG
36500000

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 18:00
Terça-feira 08:00 - 18:00
Quarta-feira 08:00 - 18:00
Quinta-feira 12:00 - 18:00
Sexta-feira 08:00 - 18:00

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Secretaria de Cultura de Ubá/MG posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Organização

Envie uma mensagem para Secretaria de Cultura de Ubá/MG:

Compartilhar