Febamel - Federação Baiana de Apicultura e Meliponicultura

Febamel - Federação Baiana de Apicultura e Meliponicultura Representação oficial das associações e cooperativas de Apicultores e Meliponicultores do Estado

Federação que representa os interesses de suas entidades filiadas junto ao Governo Estadual, principalmente no âmbito da Secretaria de Agricultura, irrigação e Reforma Agrária e a Câmara Setorial de Apicultura e Meliponicultura. Autorizada a fazer parcerias com outras instituições para conseguir os seus objetivos a FEBAMEL é o elo de ligação entre os produtores baianos e a Confederação Brasileira de Apicultura, à qual é filiada.

Sejam todos bemvindos ao primeiro Seminário Estadual de Apicultura!Data: 12 a 14 de setembroLocal: Ibotirama/BA
14/08/2024

Sejam todos bemvindos ao primeiro Seminário Estadual de Apicultura!

Data: 12 a 14 de setembro
Local: Ibotirama/BA

Contagem regressiva! Estamos bem próximos desse evento tão importante para nosso estado e região do Velho Chico. Esperamos todos vocês!

🍯

Durante a realização do Seminário "20 anos da Câmera Setorial Estadual de Apicultura e Meliponicultura" a Federação real...
15/12/2023

Durante a realização do Seminário "20 anos da Câmera Setorial Estadual de Apicultura e Meliponicultura" a Federação realizou a Assembleia-geral Ordinária que culminou com a eleição de sua nova Diretoria para o quadriênio 2023/27 que ficou assim constituída:

*GESTÃO 2023/2027*

*DIRETORIA:*
*Presidente:* Franciélio da Silva Macedo (COOAPIT)
*Vice-presidente:* Joaquim Rodrigues da Palma (COOARP)
*Diretor Administrativo:* José Adalto Cruz de Jesus (COOAPIT)
*Diretor Financeiro:* Gabriel Santos da Silva (COOAPIT)
*Diretor de Comunicação:* Renilson Rodrigues de Oliveira (APITRAM)
*Diretor de Meliponicultura:* Rubens de Jesus Ribeiro (ASOAPE)
*Diretor de Apicultura:* Ivanildo Firmino da Silva (ADRAP)
*Diretor de Assuntos Mercadológicos:* Luiz Jordans (APIS)
*Diretora de Desenvolvimento Sustentável:* Maria Anita Lopes (COOAPCAF)

*CONSELHO CONSULTIVO:*
*Região Norte:* Gledson Pereira de Lacerda (COAPICAL)
*Região Oeste:* Leandro Queiroz Barreto (COOPAMESF)
*Região Chapada:* Pedro Constam (FLOR NATIVA)
*Região Planalto da Conquista:* Rafael da Silva Alves (APIS)
*Região Extremo Sul:* Janhanderson Henrique Pereira Bongestab (APIEXSU)
*Região Sul:* Fábio de Andrade Vieira (ASOAPE)
*Região Recôncavo:* Valmir José Pacheco Dayubbe de Azevedo (AAR)
*Região Sisal:* Antônio José Miranda de Macedo (COOAPIT)
*Região Baixo São Francisco:* Ronilson Nogueira de Oliveira (COOPAMESF)
*Região Nordeste:* José Candido de Santana Neto (COOARP)

*CONSELHO FISCAL EFETIVO:*
Sávio Rocha Barreto da Silva (AAPIMMEC)
Abelardo Almeida Pacheco (APIVAR)
Alberto Nunes Barreto Filho (COAPICAL)

*CONSELHO FISCAL SUPLENTE:*
Gleide Silva da Paixão (ASCAM)
Joselita Lopes (COOAPCAF)
Geraldo da Silva Brandão (ASSAMSI)

Reconduzido para mais um mandato na frente da entidade, o Presidente Franciélio agradeceu pelo empenho e pediu o apoio e colaboração de todos os Produtores e suas entidades representativas para fazer uma gestão de crescimento em prol dos apicultores da Bahia.

Aconteceu em Salvador a primeira Assembleia Geral da nova Diretoria da Confederação Brasileira de Apicultura - CBA que f...
16/12/2022

Aconteceu em Salvador a primeira Assembleia Geral da nova Diretoria da Confederação Brasileira de Apicultura - CBA que fez um levantamento das entidades filiadas, analisou a situação atual dos apicultores brasileiros e traçou novos planos e estratégias para a atuação da entidade.

A reunião foi presidida pelo novo Presidente Sérgio Farias (ApiDF), e contou com representantes das Federações de SE, BA, SP, ES, SC e RS.

Destaque para a presença da Diretoria anterior, nas pessoas de José Brito, José Ivanilson e Lídia Barreto. Pelo Estado da Bahia participaram os Diretores da FEBAMEL Francielio Macedo (COOAPIT/Tucano), Rubens Ribeiro (ASOAPE/Eunápolis), Pedro Constam (FLOR NATIVA/Palmeiras) e a técnica Marivanda Eloy (SDR).

A reunião fez parte dos 44 eventos paralelos da 13° Feira Baiana de Agricultura Familiar promovida pelo Governo Estadual no Parque Costa Azul, em Salvador.

15/04/2022

A verdade é que o mel possui tantas propriedades benéficas para o nosso corpo que a gente, às vezes, até esquece de algumas e depois se surpreende quando relembra algumas delas. Foi isso que aconteceu comigo quando vi num post do Dr. Mikhael Marques -⠀médico, professor e apicultor - a referência a um estudo que indicava que o mel aumenta o nível de testosterona em homens.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O estudo, que foi baseado em metadados, coletou evidências de outros estudos mais antigos revelando que a administração oral de mel aumenta o nível sérico de testosterona em homens. Mecanicamente, o mel pode aumentar o nível de testosterona no sangue, aumentando a produção do hormônio luteinizante, estimulador que age na produção da testosterona.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Como sabemos, a manutenção de níveis adequados de testosterona ao longo da vida é fundamental (e vai muito além da construção muscular), já que esse importante hormônio nos ajuda a manter a concentração e motivação, a manter o humor mais estável, a elevar a libido e fertilidade, a melhorar a síntese de colágeno, a aumentar a produção de glóbulos vermelhos, além de trazer um melhor desempenho físico, aumento da massa muscular, aumento da densidade óssea, e ainda facilitar a perda de gordura.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Isso sem falar nos outros tantos benefícios do mel, que previne doenças respiratórias, melhora o sistema imune, contribui com o sono e ainda, claro, é fonte de energia.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Quem aí costuma consumir mel? Compartilhe sua experiência aqui nos comentários e siga a hashtag para mais informações!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ref: 10.1016%2Fj.heliyon.2019.e02029

O Fórum Baiano de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, Transgênicos e Pela Agroecologia (FBCA) realiza, na próxima quar...
18/08/2021

O Fórum Baiano de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, Transgênicos e Pela Agroecologia (FBCA) realiza, na próxima quarta-feira, 18 de agosto, o Seminário Agrotóxicos e Mortandade de Abelhas: Consequências para a Vida. O evento virtual ocorrerá na plataforma Zoom (link de acesso: https://us02web.zoom.us/j/82269712094?pwd=RE4xaFBVSytIbDda dnJWQlhLL1l4dz09) e será também transmitido pelo YouTube da Aghenda ( link de acesso: https://youtu.be/fKs1VdhrYwY) , ocorrendo em dois momentos: das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h. Em pauta, os problemas causados pelos agrotóxicos nas abelhas, nas comunidades e ecossistemas relacionados à apicultura e à meliponicultura, no estado da Bahia.

Programação completa nos comentários!

As vantagens de adoçar seu chá com Mel!
02/08/2021

As vantagens de adoçar seu chá com Mel!

 

23/05/2021

A Bahia é o segundo maior produtor de mel do Nordeste. É o estado que possui maior organização na base produtiva, e estruturas coletivas para o beneficiamento e processamento do mel.

Mais de 20.000 famílias estão envolvidas na atividade. O trabalho dos Apicultores e Apicultoras está inserido nessa realidade, valorizada pelo Governo do Estado, por meio dos investimentos e ações que permeiam todas as etapas de produção, incluindo assistência técnica e extensão rural (ATER), acesso a crédito, às políticas de comercialização e a implantação de agroindústrias.

Fontes: IBGE/2019 e SUAF/SDR

Vamos fazer a nossa parte deixando de "importar" enxames dos estados já afetadas!
08/04/2021

Vamos fazer a nossa parte deixando de "importar" enxames dos estados já afetadas!

Um besouro menor que a abelha é responsável pelo ataque de colmeias e redução significativa de sua produtividade, causando prejuízos aos produtores de mel e derivados. Presente em alguns estados, o Aethina Tumida coloca os especialistas que trabalham para conter o ataque aos enxames baianos, em...

Endereço

Tucano
48790-000

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 09:00 - 16:00
Terça-feira 09:00 - 16:00
Quarta-feira 09:00 - 16:00
Quinta-feira 09:00 - 16:00
Sexta-feira 09:00 - 17:00

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Febamel - Federação Baiana de Apicultura e Meliponicultura posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Organização

Envie uma mensagem para Febamel - Federação Baiana de Apicultura e Meliponicultura:

Compartilhar

Our Story

Federação que representa os interesses de suas entidades filiadas junto ao Governo Estadual, principalmente no âmbito da Secretaria de Desenvolvimento Rural - SDR e a Câmara Setorial de Apicultura e Meliponicultura - CSMel. Autorizada a fazer parcerias com outras instituições para conseguir os seus objetivos a FEBAMEL é o elo de ligação entre os produtores baianos e a Confederação Brasileira de Apicultura, à qual é filiada.