Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Sustentável

Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Sustentável À SAMA cabe a execução da política no setor da agropecuária e Meio Ambiente

A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Sustentável é responsável pela implantação de planos de desenvolvimento de negócios, nas áreas urbanas e agropecuárias, com objetivo de capacitar a sociedade e orientar as pessoas na execução de atividades sustentáveis que visem a melhoria nas oportunidades de empregos, rendas e qualidade de vida, sempre com a proteção do meio ambiente do município.

28/01/2026
Palestra realizada na Semana do Meio Ambiente sobre "A importância das abelhas nativas sem ferrão" na Prefeitura do Muni...
01/07/2025

Palestra realizada na Semana do Meio Ambiente sobre "A importância das abelhas nativas sem ferrão" na Prefeitura do Município de Tietê pelo Prof. Marcus Maimoni - Meliponário Tietê+Verde com a presença das escolas Escola Ferinhas Anglo e a EMEB "Dr Ruy Silveira Mello".

Evento realizado na Prefeitura do Município de Tietê em comemoração à semana do Meio Ambiente, com a apresentação da Web...
01/07/2025

Evento realizado na Prefeitura do Município de Tietê em comemoração à semana do Meio Ambiente, com a apresentação da Web Série "Que pio é esse?"

01/07/2025

Evento realizado na Prefeitura do Município de Tietê pela EMEB Prof. Maria José Dal Bó Giovaneti Polastre, com os alunos do 9° ano e, visita da Emeb João Marcos no Grupo Indusparquet, com os alunos do 5° ano.

Relembrando a Semana do Meio Ambiente 2025 com o evento realizado na  com os alunos da Escola Carlina
01/07/2025

Relembrando a Semana do Meio Ambiente 2025 com o evento realizado na com os alunos da Escola Carlina

Na última quarta-feira (04), a Prefeitura do Município de Tietê, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, ...
05/12/2024

Na última quarta-feira (04), a Prefeitura do Município de Tietê, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, representada pela Agente de Fiscalização Ambiental Marcela Cazeto e pela Bióloga Gabriela Godinho, esteve em uma importante ação.

A empresa ESSENCIAL NUTRIÇÃO, em parceria com a empresa tieteense INDUSPARQUET, realizaram o plantio de diversas mudas nativas em sua área verde, através do projeto PLANTAR É ESSENCIAL.

A Secretaria de Meio Ambiente contribuiu para a execução do projeto, prestando todo o auxílio técnico para delimitação das áreas de preservação permanente (APP) onde está sendo efetuado o plantio, bem como na definição das espécies a serem utilizadas. Além disso, será efetuado o cadastro da área no SARE - Sistema de Apoio à Restauração Ecológica, instituído pelo Governo Estadual.

É importante ressaltar que o município de Tietê está totalmente inserido na Área de Proteção Ambiental (APA) Tietê-Jumirim, sendo que pelo zoneamento da APA, a área definida é prioritária para ações de recuperação da vegetação nativa.

Além de assegurar que a propriedade esteja em conformidade com as normas ambientais vigentes, a ação realizada trará diversos benefícios ambientais, contribuindo para o aumento da cobertura florestal do município, para a recuperação do solo, preservação dos recursos hídricos e fluxo de fauna silvestre.

Matéria completa: https://www.tiete.sp.gov.br/8009-parcerias-que-beneficiam-o-meio-ambiente.php

No Dia Mundial da Água celebramos a importância vital desse recurso precioso para a vida em nosso planeta. A água não ap...
22/03/2024

No Dia Mundial da Água celebramos a importância vital desse recurso precioso para a vida em nosso planeta. A água não apenas sustenta a existência de todas as formas de vida, mas também desempenha um papel fundamental em inúmeras atividades humanas, desde a agricultura até o abastecimento de água potável e a geração de energia.

Esta data é uma oportunidade para refletir sobre os desafios enfrentados pela gestão sustentável da água em todo o mundo. O acesso equitativo à água potável e saneamento básico continua sendo uma meta crucial, pois milhões de pessoas ainda sofrem com a escassez e a poluição da água.

Além disso, as mudanças climáticas e a degradação ambiental estão impactando a disponibilidade e a qualidade da água, exigindo um compromisso renovado com a proteção dos recursos hídricos e a promoção de práticas sustentáveis.

Portanto, neste Dia Mundial da Água, é essencial que cada um de nós reconheça nosso papel na conservação e no uso responsável da água. Pequenas ações cotidianas, como evitar o desperdício e poluição da água, podem ter um impacto significativo na preservação desse recurso vital para as gerações presentes e futuras.

TIETÊ RECEBE CERTIFICADO DE QUALIFICAÇÃO I DO PROGRAMA MUNICÍPIO VERDEAZUL – PMVA.O Programa Município VerdeAzul foi lan...
20/12/2023

TIETÊ RECEBE CERTIFICADO DE QUALIFICAÇÃO I DO PROGRAMA MUNICÍPIO VERDEAZUL – PMVA.
O Programa Município VerdeAzul foi lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo para aferir e apoiar a eficiência da gestão sustentável dos municípios paulistas, estimulando e auxiliando na execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável.
Os municípios são avaliados em ações fundamentadas e divididas em dez diretivas norteadoras: Governança Ambiental; Avanço na Sustentabilidade; Educação Ambiental; Uso do Solo; Gestão das Águas; Esgoto Coletado e Tratado; Resíduos Sólidos; Qualidade do Ar; Arborização Urbana; e Biodiversidade.
Neste ciclo, os 412 municípios paulistas participantes do programa foram divididos por faixa populacional e, no total 280 atingiram os critérios para a Certificação e Qualificação I e II.
O município de Tietê recebeu o certificado de Qualificado I, com 62 pontos, no PMVA e ficou em 54º lugar no ranking das 153 cidades paulistas com população entre 10.000 e 49.999 habitantes.
O resultado foi divulgado durante a premiação do ciclo 2022/2023 realizada na terça-feira, dia 19 de dezembro, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.
“A certificação do Programa Município VerdeAzul não é um atestado de que a cidade não possui problemas ambientais, mas sim que possui um planejamento estruturado para o cumprimento das tarefas”, enfatizou Rodrigo de Andrade Modolo, Secretário de Meio Ambiente e Agricultura e Interlocutor do PMVA de Tietê.

TIETÊ REALIZA CAMPANHA PARA DESCARTE DE RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS E PILHASA ação é promovida pela Prefeitura do Municíp...
14/11/2023

TIETÊ REALIZA CAMPANHA PARA DESCARTE DE RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS E PILHAS
A ação é promovida pela Prefeitura do Município de Tietê, através da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, em conjunto com a Green Eletron, entidade gestora sem fins lucrativos de logística reversa de equipamentos eletroeletrônicos e pilhas no Brasil.
A Campanha será realizará entre os dias 16 e 17 de novembro, das 9h às 16h. A entrega será feita na sede da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, localizada na Rua do Comércio, nº 954, Centro.
A população poderá descartar eletroeletrônicos de uso doméstico de pequeno e médio porte que já não possuem mais utilidade, como computadores, impressoras, telefones, carregadores, pilhas gastas e eletrodomésticos (acesse a lista completa aqui: https://greeneletron.org.br/lista-completa ).
Essa atividade visa sensibilizar a população sobre a importância e a necessidade da destinação correta desse tipo de resíduo. E evitar que esses materiais sobrecarreguem os aterros sanitários, ou que sejam descartados irregularmente em terrenos. Pois, os componentes químicos presentes nesses materiais são prejudicais ao meio ambiente com potencial de contaminação de solo e cursos d’água.
Além disso, representam um grande desperdício, já que, quando reciclados, eles podem ser convertidos em matéria-prima para diferentes indústrias.
Importante salientar que, a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura recebe esses materiais durante o ano todo, basta somente levar até a nossa sede que promovemos a destinação correta.

O Dia da Amazônia é comemorado anualmente em 5 de setembro. A data tem como objetivo conscientizar a população mundial s...
05/09/2023

O Dia da Amazônia é comemorado anualmente em 5 de setembro. A data tem como objetivo conscientizar a população mundial sobre a importância da maior floresta tropical do planeta e a necessidade de protegê-la. A Amazônia tem uma biodiversidade incrivelmente rica e desempenha um papel crucial na regulação do clima global.

A data foi escolhida para coincidir com o dia em que o Príncipe Dom Pedro II decretou a criação da Província do Amazonas, em 5 de setembro de 1850. A Amazônia é uma rica fonte de biodiversidade e desempenha um papel vital na regulação do clima global, por isso é importante lembrar da necessidade de proteger esta região. Cada vez mais, eventos e campanhas são organizados em todo o mundo nessa data para chamar atenção para os problemas ambientais que a Amazônia enfrenta e enfatizar a necessidade de conservação.
tiete





Oportunidade para quem deseja se capacitar e trabalhar com turismo ambiental.A Fundação Florestal anuncia a abertura de ...
16/08/2023

Oportunidade para quem deseja se capacitar e trabalhar com turismo ambiental.

A Fundação Florestal anuncia a abertura de 3.000 vagas para o curso de Formação de Monitores Ambientais Autônomos.

A capacitação é gratuita e será dividida em duas fases, com aulas presenciais, online e treinamento em campo.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 9 de setembro.

No caso da APA Tietê-Jumirim, serão disponibilizadas 10 vagas.

Para se inscrever e obter mais informações, acesse o link: www.fflorestal.sp.gov.br/formacao-de-monitores-ambientais-autonomos

 tiete
13/08/2023

tiete



Endereço

Rua Do Comércio, 954
Tietê, SP
18530000

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 17:00
Terça-feira 08:00 - 17:00
Quarta-feira 08:00 - 17:00
Quinta-feira 08:00 - 17:00
Sexta-feira 08:00 - 17:00

Telefone

+551532828706

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Sustentável posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Organização

Envie uma mensagem para Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Sustentável:

Compartilhar

Our Story

A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Sustentável é responsável pela implantação de planos de desenvolvimento de negócios, nas áreas urbanas e agropecuárias, com objetivo de capacitar a sociedade e orientar as pessoas na execução de atividades sustentáveis que visem a melhoria nas oportunidades de empregos, rendas e qualidade de vida, sempre com a proteção do meio ambiente do município.