Prefeitura Municipal de Tenente Portela

Prefeitura Municipal de Tenente Portela Assessoria de Comunicação - Prefeitura Municipal de Tenente Portela O início da exploração das terras do município aconteceu no ano de 1911.

Tenente Portela, até 1940 denominou-se Pari, nome de origem indígena, que significa pequena rede de taquara que os índios usavam para pescar. Nesta época viviam aproximadamente 90 famílias, vindas de diversos municípios como: Bento Gonçalves, Guaporé, Ibirubá, Caxias do Sul, Garibaldi, Palmeira das Missões e do Alto Uruguai. Junto às famílias habitavam duas tribos de índios: Kaigangs e Guarani, at

ualmente moradores do Toldo Indígena do Guarita, sob jurisdição da Fundação nacional do índio. Desde 1940, Pari passou a se chamar Miraguay. Em 1942, Miraguay passou a denominar-se Tenente Portela em homenagem ao primeiro Tenente de Engenharia Mário Portela Fagundes, morto em 1925 na Barra do Rio Pardo, como membro da Coluna Prestes. O Tenente Mário Portela, era um jovem corajoso, militar e engenheiro que integrava a Coluna Prestes na Revolução que eclodiu no Rio Grande do Sul em 1924. Em 1944 o então distrito de Três Passos, emancipou-se e Tenente Portela passou a integrar-se a este município, na condição de Distrito Administrativo. Após 10 anos, Tenente Portela emancipa-se de Três Passos. Em 18 de agosto de 1955, pela Lei 2673, assinada pelo Governador do Estado Ildo Meneghetti, o distrito de Tenente Portela passou a município. Sua instalação ocorreu em 31 de Dezembro de 1955, tomando posse como Prefeito o Senhor Arthur Ambros.

02/06/2026

ANTES E DEPOIS: O ANTIGO POSTÃO FICOU PARA TRÁS

Os blocos 1 e 2 do antigo Postão foram totalmente revitalizados e agora abrigam o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e a unidade ESF-2, oferecendo mais qualidade, conforto e eficiência no atendimento à população. E os investimentos continuam, com a reforma do bloco 3 e novas melhorias previstas para o complexo de saúde.

MAIO VERMELHO REÚNE PROFISSIONAIS EM TENENTE PORTELA PARA DEBATER PREVENÇÃO AO CÂNCER DE BOCATenente Portela sediou, no ...
29/05/2026

MAIO VERMELHO REÚNE PROFISSIONAIS EM TENENTE PORTELA PARA DEBATER PREVENÇÃO AO CÂNCER DE BOCA

Tenente Portela sediou, no dia 27 de maio, o evento Maio Vermelho – Prevenção e Conscientização sobre o Câncer de Boca, promovido pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO) e pela Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento. A programação foi realizada no Auditório do Centro Cultural Aurélio Porto e reuniu profissionais da saúde, gestores públicos, representantes de entidades e participantes de diversos municípios da região para discutir a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e dos cuidados com a saúde bucal.

A abertura contou com a presença do prefeito de Tenente Portela, Rosemar Sala, do vice-prefeito Claudenir Scherer, da secretária de Saúde e Saneamento, Giovana Maciel, do secretário adjunto de Saúde de Tenente Portela, Velci Tormes Falcão, do delegado regional de Odontologia, Gustavo Renan Brunet, do representante do Conselho Regional de Odontologia, Dr. Agostin Danielli, da coordenadora do curso de Odontologia da UCEFF, Marina Jung, além de representantes do Conselho Municipal de Saúde.

Durante os pronunciamentos, as autoridades destacaram a relevância da informação e do acompanhamento preventivo no combate ao câncer de boca, doença que apresenta maiores chances de cura quando identificada ainda nos estágios iniciais.

A programação teve como destaque a palestra do professor doutor Roque Miguel Rodhen, que abordou temas ligados à campanha Maio Vermelho e à saúde do trabalhador e da trabalhadora como direito humano. O encontro também promoveu troca de experiências e atualização profissional entre os participantes.

A campanha Maio Vermelho busca conscientizar a população sobre os fatores de risco da doença, incentivar hábitos saudáveis e alertar para a importância da realização de exames preventivos e da atenção aos sinais apresentados pelo organismo.

Assessoria de Comunicação | Prefeitura de Tenente Portela

PREFEITO DE TENENTE PORTELA PRESTIGIA ABERTURA DO FEIRÃO DA CRESOLO prefeito Rosemar Sala prestigiou, na manhã desta sex...
29/05/2026

PREFEITO DE TENENTE PORTELA PRESTIGIA ABERTURA DO FEIRÃO DA CRESOL

O prefeito Rosemar Sala prestigiou, na manhã desta sexta-feira, 29, a abertura do Feirão de Automóveis e Motos, organizado pela unidade local da Cresol.

O evento acontece nesta sexta e sábado, no prédio do Zatti, junto ao pórtico de entrada de Tenente Portela, e conta com a participação de várias empresas locais, reunindo oportunidades em veículos e condições diferenciadas para a comunidade.

Também estiveram presentes o vice-prefeito Claudenir Scherer, o secretário de Administração e Comunicação Social, Paulo Farias, e o secretário de Transporte e Infraestrutura Rural, Evandro Correa.

A Administração Municipal destaca a importância de iniciativas que fortalecem o comércio, movimentam a economia local e valorizam as parcerias com empresas e instituições do município.

Assessoria de Comunicação | Prefeitura de Tenente Portela

27/05/2026

ENTREGA DA REFORMA DO POSTÃO MARCA NOVA ETAPA NOS INVESTIMENTOS EM SAÚDE EM TENENTE PORTELA

A Prefeitura de Tenente Portela realizou nesta quarta-feira, 27 de maio, o ato de entrega das obras de reforma dos blocos 1 e 2 do antigo Postão, ampliando a estrutura da rede municipal de saúde e qualificando os serviços oferecidos à população. O espaço passa a abrigar o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e a unidade do ESF-2, proporcionando melhores condições de atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde.

A obra recebeu investimento aproximado de R$ 800 mil, por meio do programa Rede Bem Cuidar, do Governo do Estado, que destinou R$ 350 mil, além da contrapartida do Município. Durante mais de dois anos de execução, foram realizadas adequações estruturais e intervenções técnicas para modernizar os ambientes e atender às demandas atuais da saúde pública municipal.

O prefeito Rosemar Antonio Sala, o vice-prefeito Claudenir Scherer, a secretária de Planejamento e Políticas Estruturantes, Salete Bettio Sala, e a secretária de Saúde e Saneamento, Giovana Splendor Maciel participaram da solenidade, que também reuniu secretários municipais, servidores da saúde, representantes de entidades, profissionais da área e moradores da comunidade.

Durante os pronunciamentos, as autoridades destacaram os avanços promovidos na saúde municipal nos últimos anos, os investimentos realizados em infraestrutura, a ampliação dos serviços e as melhorias voltadas à qualificação do atendimento prestado à população. Também foram apresentados os projetos previstos para os próximos períodos na área da saúde.

A Administração Municipal informou ainda que a revitalização do complexo terá continuidade com a reforma do bloco 3, localizado nos fundos da estrutura, com investimento estimado em cerca de R$ 150 mil. O entorno do prédio também deverá receber melhorias, incluindo pavimentação da área destinada ao estacionamento de ambulâncias e veículos públicos, além do avanço do projeto para implantação da futura sede do SAMU no local.

A entrega dos novos espaços representa mais qualidade, acessibilidade e eficiência nos atendimentos realizados pela rede municipal de saúde de Tenente Portela.

Assessoria de Comunicação | Prefeitura de Tenente Portela

DESTINAÇÃO DE R$ 7,9 MIL À LIGA FEMININA DE COMBATE AO CÂNCERA comunidade de Daltro Filho realizou, na tarde desta quart...
27/05/2026

DESTINAÇÃO DE R$ 7,9 MIL À LIGA FEMININA DE COMBATE AO CÂNCER

A comunidade de Daltro Filho realizou, na tarde desta quarta-feira, 27, a entrega oficial de R$ 7.900,00 à Liga Feminina de Combate ao Câncer de Tenente Portela. O valor foi arrecadado durante a 4ª edição da Festa do Frango, promovida no último dia 17 de maio.

A entrega ocorreu na sede da Liga e contou com a presença do prefeito Rosemar Sala, da primeira-dama e secretária de Planejamento e Políticas Estruturantes, Salete Bettio Sala, do coordenador da comunidade de Daltro Filho, Rogério Flack, integrantes da comunidade, da presidente da Liga, Elvira De Carli, além de voluntárias da instituição.

Conforme definido pela organização, 50% da arrecadação da festividade foi destinada à Liga Feminina. O recurso será aplicado nas ações de apoio e acompanhamento aos pacientes atendidos no município.

Reconhecida por lei municipal, a Festa do Frango integra o calendário oficial de eventos de Tenente Portela e conta com o apoio da Administração Municipal e da Emater/RS-Ascar, fortalecendo iniciativas comunitárias e ações solidárias.

Assessoria de Comunicação | Prefeitura de Tenente Portela

CAPACITAÇÃO SOBRE A LEI LUCAS REÚNE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO EM TENENTE PORTELAProfissionais da rede municipal de ensin...
27/05/2026

CAPACITAÇÃO SOBRE A LEI LUCAS REÚNE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO EM TENENTE PORTELA

Profissionais da rede municipal de ensino participaram, no dia 22 de maio, no Centro Cultural de Tenente Portela, de uma capacitação sobre a Lei Lucas, legislação federal que estabelece a obrigatoriedade do treinamento em primeiros socorros nas escolas.

A formação foi promovida pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e conduzida por empresa capacitada. O treinamento abordou procedimentos essenciais em situações de emergência, como casos de engasgamento, dificuldades respiratórias e demais atendimentos iniciais até a chegada do socorro especializado.

Cada escola encaminhou representantes para participar da atividade, realizada com o objetivo de atualizar os profissionais que passaram a integrar a rede municipal ao longo do ano, especialmente servidores contratados por processo seletivo. Ao final do encontro, os participantes receberam certificado de participação.

A Lei Federal nº 13.722/2018, conhecida como Lei Lucas, determina a capacitação anual de professores e funcionários de escolas e espaços de recreação infantil em noções básicas de primeiros socorros. A legislação foi criada após a morte do menino Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, vítima de engasgamento durante uma excursão escolar em 2017.

A secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Irinéia Koch, ressaltou que a capacitação é fundamental para garantir mais segurança no ambiente escolar e preparar os profissionais para agir com rapidez em situações de emergência.

Assessoria de Comunicação | Prefeitura de Tenente Portela

CAPACITAÇÃO REÚNE MONITORES E ESTAGIÁRIOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINOA Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Despo...
27/05/2026

CAPACITAÇÃO REÚNE MONITORES E ESTAGIÁRIOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Tenente Portela promoveu, no dia 22 de maio, no auditório do Centro Cultural, uma formação voltada aos monitores e estagiários que atuam nas escolas da rede municipal.

O encontro integrou a programação de formação continuada desenvolvida pela Secretaria e teve como foco o atendimento aos estudantes, a convivência no ambiente escolar e o fortalecimento das relações de cuidado e acolhimento dentro das instituições de ensino.

Durante a atividade, foram apresentadas as atribuições desempenhadas pelos profissionais no cotidiano escolar, além da realização de uma roda de conversa sobre os principais desafios enfrentados no exercício das funções. Entre os temas abordados estiveram o atendimento às crianças com deficiência, cuidados de higiene, acompanhamento e inclusão no ambiente educacional.

A formação também buscou oferecer orientação e suporte aos estagiários que iniciam a trajetória profissional sem experiência prática anterior, contribuindo para o preparo e a qualificação das equipes que atuam diretamente com os alunos.

A secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Irinéia Koch, destacou a importância da capacitação contínua para fortalecer o atendimento nas escolas e garantir um ambiente mais acolhedor e preparado para as demandas da comunidade escolar.

Assessoria de Comunicação | Prefeitura de Tenente Portela

MUNICIPALIZAÇÃO DE TRECHOS DAS RODOVIAS ERS-330 E RSC-472 É OFICIALIZADA EM TENENTE PORTELAO prefeito de Tenente Portela...
26/05/2026

MUNICIPALIZAÇÃO DE TRECHOS DAS RODOVIAS ERS-330 E RSC-472 É OFICIALIZADA EM TENENTE PORTELA

O prefeito de Tenente Portela, Rosemar Sala, recebeu na tarde desta terça-feira, 26, no gabinete municipal, o coordenador adjunto da 12ª Coordenadoria Regional do DAER de Palmeira das Missões, Luiz Carlos Soares. O encontro contou ainda com a presença do secretário de Administração e Comunicação Social, Paulo Farias, e do vereador licenciado Derli da Silva.

Na ocasião, foi realizada a entrega oficial do termo de transferência que formaliza mais uma etapa do processo de municipalização de trechos das rodovias ERS-330 e RSC-472 localizados no município.

De acordo com o documento encaminhado pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), passam para a responsabilidade da Prefeitura trechos que totalizam 12,15 quilômetros de extensão.

Com a municipalização, o município assume competências relacionadas à fiscalização do trânsito, manutenção, sinalização e demais serviços necessários nos segmentos rodoviários incorporados à administração municipal.

O prefeito Rosemar Sala destacou que a medida amplia a autonomia do município e contribui para maior agilidade nas ações voltadas à infraestrutura viária. Segundo ele, a municipalização permitirá uma atuação mais eficiente na conservação das vias e na organização do trânsito, beneficiando motoristas e moradores que utilizam diariamente os trechos abrangidos pelo processo.

Assessoria de Comunicação | Prefeitura de Tenente Portela

MUNICÍPIO E OPERADORAS DE INTERNET INICIAM FORÇA-TAREFA PARA ORGANIZAÇÃO DA FIAÇÃO URBANAA Prefeitura de Tenente Portela...
26/05/2026

MUNICÍPIO E OPERADORAS DE INTERNET INICIAM FORÇA-TAREFA PARA ORGANIZAÇÃO DA FIAÇÃO URBANA

A Prefeitura de Tenente Portela dará início, no dia 11 de junho, à campanha “Nada por um fio - Fiação organizada, cidade segura”, uma força-tarefa voltada à reorganização da fiação aérea de internet e fibra óptica nas vias urbanas do município. O trabalho começará pelas avenidas centrais, com previsão de ampliação futura para ruas laterais e demais regiões da cidade.

A iniciativa foi definida durante reunião realizada na manhã desta terça-feira, 26 de maio, no gabinete municipal, com a participação do prefeito Rosemar Sala, da secretária de Planejamento e Políticas Estruturantes, Salete Bettio Sala, da secretária de Finanças, Jaqueline Balestrin, do secretário de Administração e Comunicação Social, Paulo Farias, além da equipe técnica da prefeitura e representantes das operadoras de telecomunicações atuantes no município.

A ação busca corrigir problemas identificados na rede aérea, como fios danificados, cabos soltos e estruturas inutilizadas, situações que comprometem a segurança, causam poluição visual e geram transtornos à população.

Conforme definido no encontro, as equipes atuarão mensalmente em diferentes pontos do município, promovendo ajustes e adequações na rede de cabeamento urbano. Representantes das empresas manifestaram interesse em integrar a iniciativa coletiva, que pretende estabelecer um padrão permanente de organização e manutenção da infraestrutura de telecomunicações.

O prefeito Rosemar Sala destacou a importância da parceria entre o poder público e as operadoras para garantir melhorias na organização urbana, na segurança e na qualidade visual da cidade, agradecendo o envolvimento das empresas participantes no projeto.

Assessoria de Comunicação | Prefeitura de Tenente Portela

TENENTE PORTELA PROMOVE COLETA DE RESÍDUOS ELETRÔNICOS NESTA TERÇA-FEIRA, 26 DE MAIOA Prefeitura de Tenente Portela real...
26/05/2026

TENENTE PORTELA PROMOVE COLETA DE RESÍDUOS ELETRÔNICOS NESTA TERÇA-FEIRA, 26 DE MAIO

A Prefeitura de Tenente Portela realiza nesta terça-feira, 26 de maio, uma ação especial de coleta de resíduos eletrônicos. A atividade acontece na Praça do Imigrante, das 8h às 16h, oferecendo à comunidade um ponto adequado para o descarte correto de equipamentos sem utilização.

Promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, a iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da destinação adequada de materiais eletrônicos, evitando impactos ambientais causados pelo descarte irregular.

Durante a ação, poderão ser entregues itens como celulares, computadores, televisores, pilhas, baterias e outros dispositivos eletrônicos inutilizados.

A mobilização reforça o compromisso da Administração Municipal com a sustentabilidade, incentivando práticas responsáveis e a participação da comunidade na preservação do meio ambiente.

Assessoria de Comunicação | Prefeitura de Tenente Portela

Endereço

Praça Tenente Portela, 23
Tenente Portela, RS
98500000

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 12:00
13:30 - 17:30
Terça-feira 08:00 - 12:00
13:30 - 17:30
Quarta-feira 08:00 - 12:00
13:30 - 17:30
Quinta-feira 08:00 - 12:00
13:30 - 17:30
Sexta-feira 08:00 - 12:00
13:30 - 17:30

Telefone

+555535513400

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Prefeitura Municipal de Tenente Portela posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Organização

Envie uma mensagem para Prefeitura Municipal de Tenente Portela:

Compartilhar