19/11/2025
15ª Região da Polícia Militar realiza solenidade da Bandeira.
Na manhã desta quarta-feira, 19 de novembro, foi realizada a Cerimônia de Incineração da Bandeira Nacional na sede do 19º Batalhão de Polícia Militar, em Teófilo Otoni/MG.
A incineração do Pavilhão Nacional é um rito solene destinado às bandeiras que, por desgaste ou danos, já não apresentam condições de hastear com dignidade. Trata-se de um procedimento carregado de simbolismo, que reforça o culto aos símbolos nacionais, o patriotismo e o compromisso institucional com os valores representados pela Pátria.
A solenidade foi presidida pelo Coronel PM Lages, Comandante da 15ª Região de Polícia Militar, acompanhado pelo Tenente-Coronel PM Jean, Comandante do 19º BPM, que conduziram o ato oficial ao lado da tropa formada, instrutores e alunos do Curso de Formação de Soldados.
Durante o evento, foram realizados a apresentação da bandeira a ser incinerada, o toque regulamentar, o hasteamento dos pavilhões e o alinhamento da tropa em posição de respeito, cumprindo rigorosamente o cerimonial militar.
A Polícia Militar de Minas Gerais reafirma com esse gesto a defesa dos valores cívicos, a disciplina militar e o respeito à tradição que molda a identidade da Corporação.