Ação AntiFascista Auto Esporte - PB

Ação AntiFascista Auto Esporte - PB A Ação AntiFascista do Auto Esporte Clube da Paraíba nasceu a partir das recentes ameaças à nossa democracia.

✊🏽✊🏿✊
01/05/2020

✊🏽✊🏿✊

⚪🔴 VIVA AO DIA DO TRABALHADOR

O Clube do Povo felicita a você trabalhador e trabalhadora, que são os responsáveis por fazer tudo acontecer. São dias de luta e de orgulho!


28/12/2019

Desde que o presidente Jair Bolsonaro ganhou espaço na política, vários coletivos foram criados por torcedores de futebol com o objetivo de barrar o fascismo fora e dentro dos estádios

🔴É HOJE!⚪🇦🇹🏳✊🏽 Começa a grande final do campeonato paraibano de Futebol Feminino. As duas finais ocorrerão hoje Terça (0...
03/12/2019

🔴É HOJE!⚪🇦🇹🏳✊🏽 Começa a grande final do campeonato paraibano de Futebol Feminino. As duas finais ocorrerão hoje Terça (03/12) e Sábado (07/12). Estaremos hoje a noite, no tradicional Estádio da Graça, no bairro de Cruz das Armas, em apoio às nossas Guerreiras, que tem a oportunidade de nos trazer tão importante e inédito título para o Alvirrubro. Dá-lhe Auto! Pra cima delas!!!!
'

✊🏿✊🏿✊🏿
01/12/2019

✊🏿✊🏿✊🏿

Nem a guerra entre as torcidas, nem a paz entre as classes!

01/12/2019

Buscas em várias cidades do país revelam tentativa de formar um partido abertamente pró-nazista, xenófobo e antissemita. Grande número de armas é apreendido, além de vasta quantidade de materiais de propaganda.

Sei nem o que dizer disso...
27/11/2019

Sei nem o que dizer disso...

Militante de direita já defendeu o fim do feriado da Consciência Negra e atacou personalidades como Taís Araújo e Marielle Franco

Nunca esqueceremos!
27/11/2019

Nunca esqueceremos!

O Ato Institucional número 5 endureceu radicalmente o que já era ditadura. Com o congresso fechado e o direito ao habeas corpus suspenso, o governo militar instaurou o mais duro golpe contra a liberdade

!!!!
26/11/2019

!!!!

O Flamengo conquistou dois títulos neste fim de semana. Um deles foi a Libertadores da América, exatamente 38 anos após o 1º título. Um momento mágico para a sua torcida. No Rio, uma multidão lotou as ruas do centro para comemorar. Foi aí que começaram os discursos de “e se essa galera que está comemorando, estivesse protestando”, ou “e se tivesse consciência de classe”, tão bem ilustrado pelo post de uma figura conhecida da esquerda, que depois o apagou e pediu desculpas.

Deixando claro que não queremos crucificar e nem cancelar ninguém, mas aproveitar este momento para debater sobre uma parcela da esquerda ou dos ditos progressistas que falam de futebol como se fosse um fenômeno responsável pela alienação do povo e um impedimento à luta de classes, então, vamos lá:

Não se sabe ao certo a origem do futebol, mas o que é praticado nos dias atuais tem origem na Inglaterra, lugar onde enfrentou uma série de proibições por se tratar de uma atividade de *diversão popular*. Mais do que isso, no século XVIII, o futebol foi utilizado para organização de protestos no qual multidões se reuniam para “jogar futebol”, mas poucos minutos após a bola rolar, tacavam fogo em cercas, causando enorme prejuízo aos proprietários, que queriam expulsá-los das terras. Num episódio ocorrido em 1740, em Kettering, o aumento do preço dos alimentos também gerou revoltas populares. Então, quinhentas pessoas se reuniram com o pretexto de jogar bola para em seguida destruir um moinho. Ou seja, *o problema não era o futebol*.

O curioso é que por ser uma forma de recreação da plebe, demonstrava para a elite e as classes médias o descontrole que barrava o “desenvolvimento moral, social e material”, e incitava a vadiagem, perturbava a ordem e era violento.

Por causa do processo de urbanização e industrialização, o futebol tradicional começou a enfrentar grandes problemas: no campo, com cercamentos, e nas cidades, com a crescente concentração populacional. Além disso, os trabalhadores eram obrigados a trabalhar de 14 a 16 horas por dia, o que reduzia qualquer tipo de tempo para se dedicar a qualquer outra função que não ao trabalho. Então, 1835 foi proibido pelo parlamento inglês. O esporte só foi descriminalizado quando os colégios da aristocracia passaram a praticar, e foi assim que chegou ao Brasil. Como um esporte de elite.

Mas apesar de todo seu viés elitista no início, o futebol ganhou as massas. E por ser um fenômeno de massas, foi e é visto como um grande responsável pela alienação das pessoas, tanto na direita, como também em partes da esquerda. Essa visão limitada, muitas vezes elitista, não consegue perceber que o futebol é um campo de disputa política que precisa ser ocupado, e que inclusive já está sendo ocupado por torcidas, coletivos e movimentos que acreditam na democratização do esporte mais popular do mundo e também o veem como um instrumento de conscientização, já que abarca milhões de trabalhadores.

Por isso, é impossível não concluir que o problema não é vestir uma camisa, torcer pelo time do coração e sair às ruas para comemorar um título. *Porque independente de gritar gol, assistir ao filme iraniano ou ouvir Chico Buarque, a relação de exploração do trabalhador pelo capital é a mesma*, o que diferencia é quem consome cada coisa. Consciência de classe vem de construção e formação política, não de negação da cultura de massa. O preconceito com futebol ou qualquer expressão popular revela muito mais alienação e falta de consciência de classe do que o torcer. Não esqueçam: não é apenas um jogo.

Nossa sociedade é estruturalmente Machista e isso não é novidade para ninguém. Infelizmente, esse machismo também se ref...
25/11/2019

Nossa sociedade é estruturalmente Machista e isso não é novidade para ninguém. Infelizmente, esse machismo também se reflete nos esportes, em especial ao Futebol. Uma das maiores provas disso é a forma como a Imprensa local (que já não é grande coisa), trata o Futebol Feminino, literalmente escanteando ele e procurando omitir a todo custo o dia-a-dia das mulheres, que muitas vezes vem de fora, passam dificuldades para estabelecer-se aqui no futebol feminino da capital. A desorganização da Federação Paraibana também contribui e muito para a desvalorização do Futebol feminino, uma vez que os horários escolhidos para os jogos eram incompatíveis com o cotidiano da imensa maioria das pessoas, jogos em tardes de Segunda-feira ou Quarta-feira ou em horários de pico como às PM 18:00hrs, dificultaram a presença maior de torcedores e torcedoras nos estádios, ou seja, um imenso desrespeito.

O que mais nos enoja é o fato da Tv Esportiva (materializada na TV C.B) local parecer estar mais interessada nessa tal de "Copa de Seleção de Bairros" amadora, do que em um campeonato Feminino PROFISSIONAL e com EXCELENTE QUALIDADE, e quem acompanhou o futebol feminino do Auto Esporte Clube e dos demais viu que o nível de nosso futebol está tão bom ou igual ou até melhor do que o de outras partes deste grande Nordeste e Brasil. Simplesmente, esnobam. A Prefeitura de João Pessoa está dando apoio financeiro e de transmissão a uma copa amadora de bairros com homens do que ao campeonato feminino profissional, sem contar o fato de ter cedido o tradicional Estádio da Graça para um evento que poderia estar sendo sediado no campo do Santos de Tereré ou em qualquer outro local de várzea mais propício ao nível técnico baixíssimo desse tipo de competição.

Pasmem: omitiram até mesmo o uso do Estádio da Graça para a disputa da 2ª Divisão do Campeonato de Futebol Paraibano masculino, mas permitem para uso amador: um local tão tradicional, histórico, simbólico para a população da cidade. Nada contra o futebol amador, ou contra os competidores dos diversos bairros de nossa linda capital, ou quem quer que seja...mas é visível o Desrespeito que a imprensa local tem com o Futebol Feminino. A população da cidade de João Pessoa, graças ao PÉSSIMO TRABALHO DE DESINFORMAÇÃO da TV C.B provavelmente não está sabendo das finais do Campeonato Feminino de futebol Paraibano, que será realizado nos dias 1 e 8 de Dezembro (dois Domingos).

Onde vamos parar?!

-= AME O AUTO, ODEIE O RACISMO! =-Neste dia 20, lembramos o dia da Consciência Negra em todo o Brasil, lembrança de temp...
20/11/2019

-= AME O AUTO, ODEIE O RACISMO! =-

Neste dia 20, lembramos o dia da Consciência Negra em todo o Brasil, lembrança de tempos duros em que vivemos em que o Racismo permanece atrelado em nossa sociedade, mesmo passados mais de 130 anos do fim da escravidão no Brasil, o Racismo permanece em todos os lugares, cotidianamente, às vezes, ignorado, invisibilizado por grande parte da população e o pior, muitas vezes, reproduzido de forma discreta em atitudes cotidianas, na linguagem, nas propagandas, etc.

Somos declaradamente ANTIRACISTAS, e não toleramos qualquer tipo de atitude que venha a ofender ou excluir as pessoas negras de nosso convívio! Viva o Povo Negro e sua Luta!! ✊🏿🇦🇹

Endereço

Tambaú, PB

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Ação AntiFascista Auto Esporte - PB posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar