Inaugurada em 05 de julho de 2007, após criteriosos trabalhos de prospecção arqueológica que mediaram o restauro da edificação do século XVIII, a Casa do Capitão-Mor José de Xerez Furna Uchoa vem desenvolvendo atividades voltadas à discussão e valorização do patrimônio cultural sobralense, compreendido tanto em seu caráter material, presente nas edificações e monumentos do Sítio Histórico, quanto
imaterial, representado pelo saber fazer da população e pelas manifestações culturais. Buscando levar a discussão acerca do patrimônio, da história, da memória e da identidade do povo sobralense, as mais diversas camadas e faixas etárias da sociedade. A Casa do Capitão-Mor consolidou-se como um espaço de Referência Histórico e Cultural da cidade de Sobral, desenvolvendo atividades relacionadas a história e ao patrimônio local, junto aos centros educacionais, projetos sociais, bem como pelo público espontâneo do município e de outras cidades.