Secretaria de Esporte e Lazer de Senador Firmino

Secretaria de Esporte e Lazer de Senador Firmino Página Oficial da Secretaria Municipal de Esportes , da Prefeitura Municipal de Senador Firmino.

O 4º Jogos Intermunicipais foi realizado nos dias 21, 22, 24 e 26 de março de 2026. O evento contou com a participação d...
07/04/2026

O 4º Jogos Intermunicipais foi realizado nos dias 21, 22, 24 e 26 de março de 2026. O evento contou com a participação de 110 atletas, de cinco cidades: Senador Firmino, Rio Pomba, Ubá, Dores do Turvo, Divinésia.
O Futsal contou com a participação de 86 atletas, em 12 equipes: Só Canelas (8 atletas), NTJ (10 atletas), Resenha (8 atletas), Bayer de Mulekes (7 atletas), todas de Senador Firmino; Juvena (6 atletas) e Botafofo (5 atletas), ambas equipes de Dores do Turvo; Rola Compressora (6 atletas), de Rio Pomba; Pernas de Rato (6 atletas), Equipe Ódio (7 atletas), Real Elite (7 atletas), todas de Divinésia; Ubari A.C (6 atletas), Borra Tanga (10 atletas), ambas de Ubá. A competição teve sua primeira fase disputada no dia 21/03/2026 no Ginásio Poliesportivo Hermínio de Oliveira Fernandes. A fase final foi disputada no mesmo local no dia 22/03/2026. Na grande final, NTJ e Só Canelas fizeram um jogo eletrizante, com Só Canelas saindo campeão pelo placar de 2x1. Ao fim foram premiadas as equipes campeã e vice.
O Futebol Freestyle, contou com a participação de 10 atletas. A competição foi disputada na Quadra da Escola Estadual Professor Cícero Torres Galindo no dia 24/03. A competição foi vencida por Lucas Dias, Pablo Gamarano em segundo e Davy Lukas fechando o pódio no terceiro-lugar.
A Queimada, também aconteceu na quadra da Escola Estadual Professor Cícero Torres Galindo, teve 14 atletas participantes, divididos em Equipe A (7 atletas) e Equipe B (7 atletas). A competição aconteceu no dia 26/03 e foi vencida pela Equipe B.
A competição foi organizada pelos alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Cícero Torres Galindo, com apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Esporte e Lazer.

Encerramos, no mês de dezembro, as atividades da Escola de Esportes referentes ao ano de 2025, iniciado em fevereiro com...
26/12/2025

Encerramos, no mês de dezembro, as atividades da Escola de Esportes referentes ao ano de 2025, iniciado em fevereiro com o objetivo de promover a iniciação e o aperfeiçoamento esportivo de crianças e adolescentes em cinco modalidades desportivas.

A Escola de Esportes é fruto de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e de Esporte e Lazer, desenvolvendo ações no âmbito socioeducacional por meio das modalidades de Futebol de Campo, Capoeira, Futsal, Handebol e Voleibol.

Somente no ano de 2025, o projeto teve 90 novos alunos, encerrando o período com um total de 425 participantes, distribuídos da seguinte forma: 103 no Futebol de Campo, 42 na Capoeira, 175 no Futsal, 41 no Handebol e 64 no Voleibol.

Agradecemos a todos os alunos, familiares, professores, estagiários e equipe de apoio da Escola de Esportes. A participação, o comprometimento e o trabalho conjunto de todos foram fundamentais para o sucesso das atividades ao longo do ano.

No dia 07 de dezembro de 2025, foi realizado o Passeio Ciclístico na Praça Raimundo Carneiro, promovendo a prática espor...
26/12/2025

No dia 07 de dezembro de 2025, foi realizado o Passeio Ciclístico na Praça Raimundo Carneiro, promovendo a prática esportiva e a integração da comunidade. O evento contou com a participação de 31 atletas, dentre eles 8 integrantes da terceira idade, reforçando o caráter inclusivo e democrático da atividade.

A programação teve início com um café da manhã oferecido a todos os participantes, proporcionando um momento de confraternização antes da largada. Em seguida, os ciclistas percorreram um trajeto de 22 km, enquanto as crianças participaram de um percurso especial de 10 km, adequado à faixa etária, garantindo segurança e incentivo ao esporte desde cedo.

O Passeio Ciclístico foi realizado pela Prefeitura Municipal de Senador Firmino, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, reafirmando o compromisso da administração municipal com a promoção da saúde, do lazer e da qualidade de vida da população.

O Projeto Atividade Física Para Melhor Idade foi realizado entre os meses de fevereiro a dezembro de 2025 na Praça Raimu...
26/12/2025

O Projeto Atividade Física Para Melhor Idade foi realizado entre os meses de fevereiro a dezembro de 2025 na Praça Raimundo Carneiro. As aulas aconteceram sempre as terças e quintas-feiras no período da manhã. As atividades contaram com a participação de 28 alunos da terceira idade. As aulas tem o objetivo do fortalecimento muscular.

As atividades físicas na Praça Raimundo Carneiro foi um projeto da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolvido pelo Educador Físico Gustavo Mendes, os quais cumprimentamos e parabenizamos pelo trabalho desenvolvido.

22/12/2025

O Projeto Movimento Dançante ofereceu aulas de Dança - Zumba as moradoras do munícipio de Senador Firmino. O projeto foi desenvolvido entre abril e dezembro de 2025, com as aulas de segunda a sexta-feira.

As aulas aconteceram na Praça Raimundo Carneiro, foram ministradas pelo Professor de Educação Física Saulo Fernandes de Barros e contou com a participação de 29 alunas, sendo 8 delas com 60 anos ou mais.

Agradecemos a todos pela participação!

Encerrou-se na última sexta-feira, 12 de dezembro de 2025, o Campeonato Municipal de Futsal 2025 – José Gomes Goulart. A...
19/12/2025

Encerrou-se na última sexta-feira, 12 de dezembro de 2025, o Campeonato Municipal de Futsal 2025 – José Gomes Goulart. A competição que teve início em 26 de setembro de 2025, contou com a participação de 435 atletas, sendo 15 atletas da terceira idade divididos em 52 equipes, disputando 12 categorias diferentes. Os grandes campeões de todas as categorias foram conhecidos nos dias 10, 11 e 12 de dezembro.

Este ano a competição homenageou o saudoso José Gomes Goulart, grande desportista de nossa cidade.

A categoria Sub-8 Masculino foi vencido pelo Mini Craques.
A categoria Sub-9 Feminino foi vencida pelo Estrelinhas do Futsal.
A categoria Sub-11 Masculino foi vencido pelo Águias Futsal.
A categoria Sub-12 Feminino foi vencida pelo Panteras.
A categoria Sub-13 Masculino foi vencido pelo Guerreiros.
A categoria Sub-15 Feminino foi vencida pelo Panteras.
A categoria Sub-15 Masculino foi vencido pelo Só Canelas.
A categoria Adulto Feminino foi vencida pelo Fênix.
A categoria 50+ Máster foi vencida pelo Fumanchu.
A categoria 40+ Máster foi vencida pelo Boa Vista.
A categoria Adulto Masculino Módulo II foi vencida pelo NTJ.
A categoria Adulto Masculino – Módulo I foi vencido pelo Yaguinho.

Agradecemos a todos os atletas que colaboraram com a competição, uma das maiores competições esportivas de nossa região.

Foi realizado no dia 09/12/2025, o 3º Festival Paradesportivo Apaeano. O evento aconteceu no Ginásio Poliesportivo Hermí...
15/12/2025

Foi realizado no dia 09/12/2025, o 3º Festival Paradesportivo Apaeano. O evento aconteceu no Ginásio Poliesportivo Hermínio de Oliveira Fernandes e teve como principal objetivo levar a prática esportiva a pessoa com deficiência promovendo a inclusão através do esporte.

Foram disputadas seis modalidades esportivas:

Caminhada: iniciamos o evento com a modalidade como forma de aquecimento para os atletas, contando com a participação de 15 atletas.

Queimada: divida entre equipe A (5 atletas) e equipe B (5 atletas). A equipe B, composta por Eudes Nicomedes, Luzia Enedina, Arlindo Marcílio, Wellington Natanael e Geraldo Vieira, se sagrarão campeã vencendo a equipe A.

Cabo de Guerra: divida entre equipe A (4 atletas) e equipe B (4 atletas). A equipe B, composta por Ednar José, Arlindo Marcílio, Wellington Natanael e Geraldo Vieira, se sagrarão campeã vencendo a equipe A.

Boliche: A modalidade contou com 15 participantes e teve Fernando Fernandes com um ótimo desempenho sendo o maior pontuador dos participantes.

Atletismo – Arremesso de Peso: A modalidade contou com 16 participantes, Eudes Nicomedes se destacou após fazer o arremesso mais longe entre os atletas.

Recreação – Morto/Vivo: A modalidade contou com 15 participantes e teve Geraldo Vieira como o vencedor da modalidade.

Agradecemos a todos que colaboraram para a organização do evento, em especial toda a equipe da APAE de Senador Firmino.

Na terça-feira, dia 09 de dezembro de 2025, foram realizados na Arena Sports Beach os Jogos Escolares de Areia, evento e...
15/12/2025

Na terça-feira, dia 09 de dezembro de 2025, foram realizados na Arena Sports Beach os Jogos Escolares de Areia, evento exclusivo para os alunos da Escola Estadual Professor Cícero Torres Galindo. A competição contou com a realização de três modalidades esportivas: Beach Tênnis, Futevôlei e Peteca.

Na modalidade Peteca, participaram 12 atletas, organizados em 6 duplas. A dupla campeã foi Lucas Douglas e Maria Eduarda, que venceu na final Kauã de Lana e Lívia Almeida. O terceiro lugar ficou com Miguel Mota e Ana Clara, após vitória sobre Gabriel de Oliveira e Letícia Guimarães.

No Beach Tênnis, a disputa contou com a participação de 8 atletas, divididos em 4 duplas. O título da modalidade ficou com Alice Sabino e Lívia Almeida, que derrotaram na final a dupla Maria Eduarda e Raphaela Kerolyne. A terceira colocação foi conquistada por Maria Vitória e Maria Eduarda de Oliveira.

Já no Futevôlei, participaram 10 atletas, formando 5 duplas. A dupla campeã foi Bruno Cardoso e Pablo Cunha. Em segundo lugar ficaram Gabriel de Oliveira e Renan Durso, enquanto a terceira colocação foi conquistada por Davy Lukas e Miguel Mota.

Por fim, parabenizamos todos os atletas participantes pelo empenho e dedicação, bem como o estagiário Marcelo Moura, pela organização dos Jogos Escolares de Areia, e a Arena Sports Beach, pela parceria e cessão do espaço para a realização do evento.

No dia 03 de dezembro de 2025, foram realizados os Jogos Escolares Jandira Galindo 2025, na Quadra Sérvulo Moreira de Ab...
13/12/2025

No dia 03 de dezembro de 2025, foram realizados os Jogos Escolares Jandira Galindo 2025, na Quadra Sérvulo Moreira de Abreu. O evento contou com a realização de seis modalidades esportivas e teve participação exclusiva de alunos do 1º ano da Rede Municipal de Ensino, nos turnos da manhã e da tarde.

As atividades tiveram início com a Caminhada, que registrou a participação de 26 estudantes-atletas no período da manhã e 35 estudantes-atletas no período da tarde, promovendo integração e incentivo à prática de atividades físicas.

Na sequência, foi realizada a modalidade Cabo de Guerra, com a participação de 20 atletas no turno da manhã, divididos em quatro equipes (A, B, C e D), compostas por cinco atletas cada. Ao final das disputas, sagrou-se campeã a Equipe A, formada por Isadora Santos, Ghaell Phyllype, Lucas Miranda, Thalles Mariano e Michelle Venâncio.
No período da tarde, a modalidade também contou com 20 atletas, organizados em quatro equipes (E, F, G e H), sendo vencedora a Equipe F, composta por Júlia Lopes, Vitória dos Reis, Miguel de Oliveira, Gabriel Vitor e Benício Teixeira.

Na modalidade Boliche, no período da manhã, as atividades foram divididas em duas turmas, com a participação de 16 alunos na Turma 1 e 13 alunos na Turma 2. A pontuação final foi obtida pela soma dos arremessos por turma, sagrando-se vencedora a Turma 2, com 44 pontos.
No período da tarde, participaram três turmas, sendo Turma 1 (12 atletas), Turma 2 (12 atletas) e Turma 3 (12 atletas), com a Turma 2 novamente obtendo o melhor desempenho, totalizando 28 pontos.

A modalidade Recreação – Morto/Vivo contou, no período da manhã, com a participação de 26 estudantes-atletas, em disputas individuais. A classificação final foi: 1º lugar – Marcela Ribeiro Machado; 2º lugar – Amanda dos Santos Oliveira; 3º lugar – Rafael Fernandes Flores.
No período da tarde, a modalidade contou com a participação de 35 estudantes-atletas, tendo como destaque Júlia Lopes Reis, que conquistou o 1º lugar.

O Futebol Freestyle registrou a participação de 26 atletas no turno da manhã, tendo como vencedor Miguel de Freitas Fernandes, com 4 pontos, seguido por João Miguel dos Reis e Brayan Freires de Oliveira, ambos com 2 pontos.
No período da tarde, participaram 35 atletas, sendo vencedor Heitor Guimarães Teixeira, com 3 pontos, seguido por Gael Fernandes e Ranyell Augusto, ambos com 2 pontos.

Encerrando o dia de atividades, foi realizada a modalidade Slackline, que contou com a participação de 25 estudantes-atletas no período da manhã e 35 estudantes-atletas no período da tarde, proporcionando aos participantes a vivência de uma prática esportiva que exige equilíbrio, concentração e coordenação motora.

Ao final, a Secretaria agradece a participação de todos os estudantes-atletas, bem como o empenho de toda a equipe da Rede Municipal de Ensino, destacando, de forma especial, o Professor Eduardo Barros, pela iniciativa, organização e elaboração do evento.

📢 CONVITE OFICIALA Prefeitura Municipal de Senador Firmino, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, tem a honra de co...
09/12/2025

📢 CONVITE OFICIAL

A Prefeitura Municipal de Senador Firmino, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, tem a honra de convidar toda a população para participar do Treinão de Aniversário da Cidade, em comemoração aos 87 anos do nosso município.

O encontro contará com alongamento, caminhada e corrida, proporcionando uma manhã de bem-estar, integração e prática esportiva para pessoas de todas as idades.

📅 17 de dezembro de 2025
⏰ Às 7 horas
📍 Praça Raimundo Carneiro
👨‍🏫 Orientação: Prof. Júnior Amaral

A participação é gratuita, e sua presença será muito bem-vinda para celebrarmos juntos mais um ano da nossa querida Senador Firmino.

Na semana entre os dias 24 e 29 de novembro de 2025, foi realizado o Interclasse de Dama 2025, na Escola Estadual Profes...
08/12/2025

Na semana entre os dias 24 e 29 de novembro de 2025, foi realizado o Interclasse de Dama 2025, na Escola Estadual Professor Cícero Torres Galindo. A competição contou com a participação de 18 estudantes atletas matriculados na própria escola, que competiram de forma individual no sistema de rodízio. O grande vencedor foi Leonardo Nogueira Lopes, que teve o melhor desempenho.

Parabenizamos a Escola Estadual Professor Cícero Torres Galindo pela realização da competição. Acreditamos na importância do esporte como ferramenta de formação sobretudo dos bons cidadãos.

Entre os dias 24 e 29 de novembro de 2025, foi realizado na Escola Estadual Professor Cícero Torres Galindo, o Interclas...
08/12/2025

Entre os dias 24 e 29 de novembro de 2025, foi realizado na Escola Estadual Professor Cícero Torres Galindo, o Interclasse de Queimada 2025. Ao todo, 58 estudantes atletas matriculados na própria escola, participaram da competição divididos em 4 equipes: 6º REG 1 (13 atletas), 6º REG 2 (15 atletas), 6º REG 3 (15 atletas) e 7º REG 1 (15 atletas.

Tivemos dois jogos do ensino fundamental, sendo um jogo do turno da manhã e outro a tarde. No turno da manhã, o 7º REG 1 levou a melhor encima da turma do 6º REG 1 e no turno da tarde, o 6 REG 2 foi o vencedor encima do 6º REG 3.

Mais uma vez, parabenizamos a toda equipe da Escola Estadual Professor Cícero Torres Galindo pela inciativa de propiciar aos seus alunos a oportunidade de participar de uma competição esportiva.

Endereço

Praça Raimundo Carneiro, 46
Senador Firmino, MG
36540-000

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 07:00 - 11:00
12:30 - 16:30
Terça-feira 07:00 - 11:00
12:30 - 16:30
Quarta-feira 07:00 - 11:00
12:30 - 16:30
Quinta-feira 07:00 - 11:00
12:30 - 16:30
Sexta-feira 07:00 - 11:00

Telefone

+553235361275

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Secretaria de Esporte e Lazer de Senador Firmino posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Organização

Envie uma mensagem para Secretaria de Esporte e Lazer de Senador Firmino:

Compartilhar