19/04/2024
Em uma bela manhã de outono, no dia 17 de abril de 2024, a Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) de Sapucaia realizou uma caminhada para os idosos acolhidos até a Estação Ferroviária de Anta. Em meio a sorrisos, os idosos comentavam sobre como este local era parte do seu dia a dia em outros tempos e iam recordando as suas viagens de trem enquanto observavam a construção centenária.
Na oportunidade, a equipe técnica, junto com os cuidadores de idosos do plantão, realizou esta ação visando estimular a autonomia e a socialização dos idosos no bairro onde estão acolhidos. Além disso, foi uma ótima oportunidade de promover bem estar físico e mental, além de tornar possível realizar o resgate da memória afetiva.
Cabe ressaltar que as atividades educacionais, esportivas, culturais e lazer dentre outras, são preconizadas como direitos no Estatuto da Pessoa Idosa. E que programações como esta, têm o objetivo de garantir melhor qualidade de vida durante o acolhimento institucional.
A Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI - Lar dos Idosos Marcos Antônio Muniz Raybolt) é mantida pela Prefeitura Municipal de Sapucaia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, e oferta o serviço de acolhimento institucional para idosos que não dispõem de condições para permanecer com a família, com vivência de situações de violência e negligência, em situação de rua e de abandono, com vínculos familiares fragilizados ou rompidos, priorizando condições de liberdade, dignidade e cidadania, essenciais para a manutenção do bem-estar da pessoa humana, sobretudo na terceira idade.