SINTRAJUS ... com essa denominação nasceu em 29 de Janeiro de 2011
o mais novo instrumento de luta sindical da categoria dos servidores da Justiça
estadual paulista. Reunidos nessa data na cidade de Santos, mais de uma centena de
funcionários de toda a região da baixada santista, litorais Norte e Sul, além do Vale do Ribeira, há anos carentes de uma legitima e atuante representação
para fazer fr
ente à notória má-vontade que a cúpula do
Poder Judiciário deste estado destina, desde sempre, ao seu corpo
funcional, decidiram em assembleia acalorada e cheia de vitalidade,
lançar a fundação daquele que acreditam seja o melhor veículo
para levar a todos sua merecida valorização profissional. Contamos durante todos esses anos de movimentação trabalhista com a
ajuda imprescindível de algumas associações firmemente engajadas
nesses mesmos propósitos de preservação de um bem que acreditamos
público. O SINTRAJUS, nosso sindicato - e podemos chamá-lo de nosso porque é
de todos - nasceu para complementar esse trabalho , para ser mais uma ferramenta
na luta desses trabalhadores, servidores públicos do judiciário paulista. De pronto agradecemos a essas entidades associativas que se mantiveram coesas
de forma classista, democrática e combativa. Infelizmente vimos surgir, nos entremeios das já históricas lutas que
a categoria têm mantido com os próceres do Tribunal de Justiça deste estado, uma
curiosa entidade, também denominada "sindicato", estruturada com
paradoxal e sugestivo apoio patronal. Jamais nos sentimos
representados por tal agremiação e agora tratamos de demonstrar isso
através da presente iniciativa. Sabemos que há muito a fazer, um longo caminho a trilhar. Lutamos na verdade não contra um inimigo patronal - temos plena
ciência, como funcionários públicos que somos , que o nosso patrão é a
própria sociedade paulista. Lutamos contra governos e mandatários da justiça em nosso estado, e
porque não dizer no Brasil, que unidos em uma aliança de interesses
pessoais somados aos anseios políticos das elites, dos ricos
e poderosos, dos banqueiros e empresários, sempre tentaram submeter a
classe trabalhadora - incluindos os servidores públicos, à exploração,
impondo precárias condições de trabalho e baixos salários ,
transformando-os em “bodes expiatórios” de suas nefastas políticas
econômicas e sociais , além de amparar e mesmo legitimar práticas corruptíveis. Insurgimo-nos contra os atravessadores que militam em prol de
interesses invariavelmente subjetivos, abandonando ao relento aqueles
que fornecem toda a infraestrutura que permite sua própria ascenção
profissional. Reconhecemos o valor da magistratura e respeitamos suas funções, assim
como queremos que as nossas funções sejam sempre respeitadas. Não
concordamos, porém, com a cultura de submissão e autoritarismo que nos
é imposta assim que adentramos esta instituição, situação a qual alguns de seus
membros sonham perpetuar. Temos plena e total consciência que a nobre e imprescindível atividade
do Juiz, se dissociada do nosso efetivo apoio, não passará jamais de
mera literatura. Formamos o primeiro grupo dirigente do SINTRAJUS de modo a reunir
pessoas afinadas em seus objetivos pessoais, profissionais e coletivos, todos
com uma característica comum: a participação ativa nas lutas em defesa
da categoria. São companheiros conhecidos por sua atuação e certamente
você têm um ou mais amigos entre os seus componentes ( veja listagem abaixo ). Foram meses de ponderações desde a última greve, durante a qual ficou evidente a
necessidade de criação desta entidade. Somos fruto dos anseios da
própria categoria que nos comprometemos representar. Não toleramos mais discursos vazios ou evasivos, venham de onde vierem. Pretendemos
pensar e fazer o nosso próprio futuro, sem demagogia ou politicagem . Nesse momento precisamos, e muito, de seu empenho, esteja ou não
associado. Aproxime-se, traga o seu colega ao lado, discuta em seu
cartório, debata nossas iniciativas, critique-nos e participe. Procure-nos em sua unidade de trabalho. Obtivemos adesão quase
imediata de mais de trezentos colegas servidores, que reputamos
verdadeiros amigos cada qual. Disponibilizaremos um site muito em
breve, visando aproximar mais e mais companheiros. Temos muitos desafios e não queremos apenas legitimidade para nos
fazermos ouvir entre as câmaras e gabinetes do Tribunal de Justiça do
Estado de São Paulo. Queremos a adesão de cada um dos funcionários da
região que abrangemos, de Ubatuba ao Vale do Ribeira. Precisamos de você. Se ainda não o fez, associe-se já...e traga um companheiro. Nossa tarefa não é fácil, mas com sua participação demonstraremos que
um outro Poder Judiciário é possível neste estado.