Fica localizado na Praça Pereira Lima, nº 106, no centro do município de Santo Antônio de Pádua, Estado do Rio de Janeiro, no “coração” da cidade e de fácil acesso para seus moradores e visitantes. Fundado no ano de 1925, como Grupo Escolar Estadual, com o objetivo de atender aos alunos da 1ª a 4ª série do Ensino Primário (atualmente 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental - primeiro segmento) da socie
dade local, sempre contou com a credibilidade e o respeito da comunidade, tendo em vista o trabalho educacional de excelência realizado desde a sua fundação. Em 1978, sua atuação foi ampliada de forma a abranger também os anos ginasiais (atualmente denominados 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental - segundo segmento). Transformado em Colégio Estadual no ano de 2002, passou a atender aos alunos do Ensino Médio e Supletivo (atualmente Nova Educação de Jovens e Adultos - NEJA). Em 2014, em busca da inovação, foi pioneiro na implantação do Projeto Ensino Médio Inovador – PROEMI em Santo Antônio de Pádua, em parceria com o Instituto Ayrton Senna, com carga horária ampliada, oferecido às turmas de 1.º ano, e proposta curricular baseada nas competências cognitivas e socioemocionais voltadas para a Educação do Século XXI. Em 2015, já com 90 anos de existência em prol do ensino de qualidade, manteve o sucesso graças a uma equipe comprometida e determinada, que não mediu esforços para assumir um novo desafio: a implantação do Programa Nova Geração, também em parceria com o IAS (Instituto Ayrton Senna). Com componentes curriculares diferenciados integrados ao currículo regular e dedicação exclusiva dos professores, deu ênfase a um conjunto de competências (Motivação, Otimismo, Determinação, Curiosidade, Autocontrole e Colaboração), a fim de que os alunos desenvolvessem atitudes essenciais para a autonomia, protagonismo e atuação crítica na vida adulta. O CEABT acredita que a educação é o único meio capaz de transformar a realidade do país. Por isso procura formar cidadãos críticos, atuantes e participativos, protagonistas do processo educativo e da vida social, unindo à formação disciplinar básica do Currículo Mínimo os valores da ética, solidariedade, respeito às diferenças e convivência fraterna, investindo na Educação de ponta do século XXI. Presenciamos um momento muito importante em nosso país, o da demanda por educação, que, ao crescer, faz com que a sociedade e instituições movimentem-se no atendimento a essa urgência educacional. Precisamos ousar em cortar as cordas que impedem o próprio crescimento, exercitar a cidadania plena, aprender a usar o poder da visão crítica, entender o contexto desse mundo, ser ator da própria história, cultivar o sentimento de solidariedade, lutar por uma sociedade mais justa e solidária e, acima de tudo, acreditar sempre no poder transformador da educação, o que se torna possível com a prática dos 4 Pilares da Educação para o Século XXI: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Ser, pois “À Educação cabe fornecer, de algum modo, os mapas de um mundo complexo e constantemente agitado e, ao mesmo tempo, a bússola que permite navegar através dele.”(Jacques Delors)