A atual E.E. “Santo Antonio” foi criada e instalada graças aos esforços dos políticos locais da época, em especial do prefeito Sr. Jarjura Milan, esse proprietário da Fazenda Pedra Branca e doador do terreno para a construção do prédio. Inicialmente, pela Lei nº 4.882, de 11 de Setembro de 1958, foi criado o Ginásio Estadual de Santo Antonio de Posse, instalado em 16 de Julho de 1959. Seu primeiro
Diretor foi o Professor Clóvis Pansani e a aula inaugural ocorreu em 07/08/1959, ministrada pela Professora Odília Zorzetto Bataglia. O Ginásio Estadual funcionou inicialmente no prédio do então Grupo Escolar “Mário Bianchi”, sendo transferido para o atual prédio, construído para abrigá-lo, somente em 07 de Setembro de 1960. Pela lei nº 788 de 29 de Janeiro de 1963 foi autorizado a funcionar como colégio, com o nome de Colégio Estadual “Santo Antonio”. No período de março a junho de 1964, pelo Decreto nº 43.129 de 05 de Março de 1964 passou a denominar-se Colégio Estadual “Attilio Bergo”, considerando a relevante atuação desenvolvida pelo saudoso farmacêutico Attilio Bergo em sua terra natal como profissional e cidadão que deu sentido profundamente humanitário à sua atividade e homem público que contribuiu de modo marcante para o desenvolvimento do município, inclusive no campo do ensino. A partir de agosto de 1964, através da Lei nº 8.753 de 1964, a escola passou a denominar-se Colégio Estadual “Santo Antonio”. De acordo com informações obtidas junto aos líderes políticos e educadores atuais e da época, o nome do patronímico “Santo Antonio”, decorreu do nome do município, Santo Antonio de Posse, e ainda de seu padroeiro religioso, Santo Antonio. Pela Resolução SE 23/76, de 28 de Janeiro de 1976, o Colégio passou a denominar-se E.E.P.S.G. “Santo Antonio”.